Percurso de navegação

Actualização : 01/10/2014

vehicles

Perda, roubo e renovação da carta de condução

Explique a sua situação

Resido noutro país da UE

Carta de condução perdida ou roubada

Se perder a sua carta de condução ou se lha roubarem, deve solicitar uma nova carta no país onde reside.

Renovação da carta de condução

Só pode ter uma carta de condução emitida pelas autoridades do país onde reside.

Estas trocarão a sua carta de condução inicial por uma local, ficando então sujeito às mesmas regras que os nacionais desse país no que respeita a prazos de validade, exames médicos, etc.

Experiência pessoal

Troca de uma carta de condução em fim de validade por uma carta local

Monica vive na Bélgica e tem uma carta de condução italiana que está prestes a caducar. Terá assim de trocar a sua carta de condução italiana por uma belga, que terá um prazo de validade de 15 anos, em vez de 10 anos como em Itália.

Estou em viagem

Carta de condução perdida ou roubada

Se perder a sua carta de condução ou se lha roubarem durante uma viagem no estrangeiro, contacte a polícia local ou o seu consulado ou embaixada para se informar sobre como deve proceder.

Estas entidades poderão emitir uma guia de substituição ou outro documento provisório que lhe permita conduzir no país em causa por um curto período de tempo.

As guias de substituição ou outros documentos provisórios emitidos para substituir temporariamente cartas de condução perdidas ou roubadas não são automaticamente reconhecidas nos outros países da UE.

Após regressar ao seu país de residência deve solicitar uma 2.ª via da sua carta de condução junto das autoridades locais.

Renovação da carta de condução

As cartas de condução que caducam durante uma viagem no estrangeiro perdem automaticamente a validade e podem não ser reconhecidas por outros países.

Como só pode renovar a carta de condução no país onde reside, verifique com antecedência se a mesma não caduca durante o período em que vai viajar.

Experiência pessoal

Antes de viajar, verifique se o país de destino reconhece um documento provisório

Henrik vive na Dinamarca e planeia uma viagem à Alemanha, França e Itália durante as férias. Infelizmente, perdeu a carteira e a carta de condução na Alemanha, logo no início da viagem.

Sem carta de condução, arrisca-se a ser multado se for controlado pela polícia.

Henrik contactou a embaixada dinamarquesa na Alemanha que o aconselhou a declarar a perda da carta à polícia local e lhe forneceu um certificado que confirma que é titular legal de uma carta de condução dinamarquesa.

Henrik teve depois de contactar as autoridades italianas e francesas para saber se estas reconhecem o documento provisório emitido pelas autoridades dinamarquesas.

Ajuda e aconselhamento

Footnote

Neste caso, os 27 Estados-Membros + Islândia, Liechtenstein e Noruega

Retour au texte en cours.