Ferramentas de serviço

Seleção de línguas

Bandeira da UE

Percurso de navegação

Menu

Actualização : 07/07/2017

Renovação e troca da carta de condução

Num determinado momento, só pode ter uma carta de condução da UE, que é emitida pelas autoridades competentes do país da UE no qual tem a sua residência habitual.

Se for viver para outro país da UE e se a sua carta de condução caducar ou se a perder, danificar ou lha roubarem, deve renová-la, substituí-la ou trocá-la por outra no país onde tem a sua residência habitual.

Informe-se também sobre o que tem de fazer no caso de perda ou roubo da sua carta durante uma viagem no estrangeiro

Trocar a carta de condução

Se mudar a sua residência para outro país da UE, não tem, regra geral, de trocar a sua carta de condução. Pode conduzir com a sua carta de condução atual enquanto ela for válida.

No entanto, pode trocar voluntariamente a sua carta de condução por uma equivalente no seu novo país de residência.

Para isso, terá de provar que reside nesse país e reúne as condições para ser titular da carta de condução (por exemplo, idade mínima, estado de saúde, etc.).

Antes de trocarem a sua carta de condução, as autoridades do novo país contactam as autoridades do seu país de residência anterior para verificar se a sua carta de condução não foi suspensa, não lhe foi retirada nem foi objeto de restrições.

Troca obrigatória

Se viver no estrangeiro, terá de trocar a sua carta de condução por uma carta local:

  • se a perder ou danificar ou lha roubarem
  • após dois anos de residência habitual, se tiver uma carta de condução vitalícia (unicamente se requerido pelo país onde reside)
  • se cometer uma infração rodoviária no país onde reside

Depois de trocar a sua carta de condução inicial por uma local está sujeito às regras desse país (por exemplo, no que respeita a prazos de validade e exames médicos).

Experiência pessoal

Monica vive em Chipre e tem uma carta de condução italiana que está danificada. Para obter uma nova carta, terá assim de trocar a carta de condução italiana por uma cipriota, que terá um prazo de validade de 15 anos, em vez de 10 anos como em Itália.

Renovar a carta de condução

Se for viver para outro país da UE e a sua carta de condução da UE caducar, terá de renová-la no país da sua residência habitual.

Se a sua carta de condução tiver sido suspensa ou anulada ou se lhe tiver sido retirada ou tiver sido objeto de restrições no país da UE que a emitiu, não poderá ser renovada.

Informações por país

Vive no estrangeiro e tem de renovar a sua carta de condução ou perdeu-a e tem de substituí-la? Informe-se sobre as formalidades a seguir no país onde vive:

Selecione o país

* Informação ainda não enviada pelas autoridades nacionais

A Comissão Europeia não é responsável pelo conteúdo dos sítios Web externos.

Consultas públicas
    Precisa de ajuda dos serviços de assistência?
    Ajuda e aconselhamento