Percurso de navegação

Partilhar no 
	Partilhar no Facebook 
  
	Partilhar no Twitter
  
	Partilhar no google+
  
	Partilhar no linkedIn

Automóveis

Actualização : 24/01/2013

Comprar um automóvel no estrangeiro

Regras do IVA

As regras do IVA para os automóveis comprados noutro país da UE são diferentes das aplicadas a outros bens. Além disso, variam consoante o automóvel é usado ou novo e consoante o vendedor é um particular ou um profissional.

Certifique-se de que conhece as regras do IVA antes de comprar um automóvel noutro país da UE

Comparar preços

Pode comprar um automóvel em qualquer país da UE. No relatório sobre os preços dos automóveis Englishda Comissão Europeia pode obter informações sobre as melhores oportunidades de negócio.

Ao comparar o preço de um determinado modelo em vários países, certifique-se de que está a comparar automóveis com o mesmo equipamento e os mesmos acabamentos. As características técnicas (ar condicionado, aquecimento e outras) podem variar dependendo do local onde o veículo é vendido.

Transportar o seu carro novo

Ao comprar um carro novo noutro país da UE, deve ponderar cuidadosamente como pretende transportá-lo para casa porque ele ainda não está registado no seu país de residência:

  • Pode rebocar o carro até casa, atrelando-o a um veículo registado e devidamente segurado.
  • Pode contratar uma empresa de transporte especializada.
  • Pode conduzi-lo pessoalmente. No entanto, para isso precisa de um seguro válido (para todos os países onde vai circular) e uma placa de matrícula provisória. Pode obtê-los no país onde comprar o automóvel - o vendedor deverá saber informá-lo. Contudo, confirme primeiro se todos os países que vai atravessar aceitam placas de matrícula provisórias.

A placa de matrícula definitiva do seu carro deve ser obtida no país onde vai registar o automóvel.

Vendas entre particulares

Tenha em atenção que a legislação de protecção dos consumidores não é aplicável a vendas efectuadas por particulares, pelo que deve ter extremo cuidado quando compra um automóvel a um particular.

Ao fazer negócio com um particular, procure obter o máximo de informações sobre o vendedor e peça os seus dados de contacto.

De acordo com a legislação, o veículo deve:

  • ser de qualidade satisfatória,
  • corresponder ao anunciado,
  • estar apto para o fim a que se destina.

Mas, como é óbvio, não é possível ser tão exigente com a «qualidade» de um carro em segunda mão como com a de um carro novo e a legislação reconhece que um veículo usado poderá não estar totalmente isento de defeitos.

Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda?

Não encontrou a informação que procura? Necessita de ajuda para resolver um problema?

Footnote

Neste caso, os 27 Estados-Membros da UE + a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Retour au texte en cours.