Percurso de navegação

Actualização : 11/06/2015

travel

Segurança aérea

Bagagem de mão e bagagem de porão

Se fizer uma viagem de avião com partida de um aeroporto da UE, deve cumprir determinados requisitos em matéria de segurança ao fazer as malas e no momento do embarque:

  • Os líquidos English transportados na bagagem de mão (nomeadamente, aerossóis, bebidas, pasta de dentes, cremes e gel) devem ser acondicionados em recipientes individuais com uma capacidade máxima de 100 ml e ser transportados dentro de um saco de plástico transparente com uma capacidade máxima de 1 litro. Os recipientes com líquidos com uma capacidade superior a 100 ml devem ser transportados na bagagem de porão. Estas restrições não se aplicam aos medicamentos nem aos alimentos para bebé.
  • Os líquidos comprados com isenção de direitos («duty free») no aeroporto ou a bordo do avião podem ser transportados na bagagem de mão, desde que o recipiente seja transportado dentro de um saco inviolável (com contorno vermelho), juntamente com o recibo. O passageiro só pode abrir o saco inviolável quando chegar ao destino final. Todavia, este poderá ter de ser aberto pelos agentes de segurança para ser controlado. Neste caso, se tiver um voo de ligação noutro aeroporto, informe o agente de segurança para que os líquidos que transporta possam ser novamente colocados num saco inviolável.
  • Os passageiros não estão autorizados a transportar na cabina objetos cortantes, que possam ser utilizados como arma. Esta regra aplica-se a objetos de uso quotidiano, como tesouras e saca-rolhas de uma certa dimensão, que devem ser colocados na bagagem de porão.
  • Os limites aplicáveis ao tamanho da bagagem de mão e ao número de artigos que pode transportar a bordo são estabelecidos pelas companhias aéreas, pelo que convém informar-se antes de viajar.
  • É proibido transportar artigos explosivos e inflamáveis (fogos de artifício, aerossóis, substâncias químicas e tóxicas, nomeadamente ácidos) quer na bagagem de mão, quer na de porão.
  • São proibidas a bordo armas de qualquer tipo.

Ver as regras sobre artigos proibidos English na bagagem de mão e de porão.

Consulte a lista dos objetos proibidos na página Internet do aeroporto de partida ou informe-se junto da companhia aérea.

Por razões de segurança, todas as bagagens são submetidas a um controlo por raios X ou outro tipo de controlo antes de serem autorizadas nas zonas de segurança do aeroporto.

As portas da cabina de pilotagem estão sempre trancadas para impedir o acesso de pessoas não autorizadas.

Mais informações: O que pode levar consigo?

Utilização de scâneres corporais nos aeroportos europeus

Em qualquer aeroporto da UE, os passageiros podem ser sujeitos a um rastreio por scâneres corporais enquanto principal método de rastreio ou como método suplementar para descobrir a causa de um eventual alarme.

Cabe a cada país decidir se utiliza ou não este tipo de dispositivos de segurança, mas no caso de decidir utilizá-los deve fazê-lo respeitando as regras da UE English. Se lhe disserem que vai ser sujeito a um rastreio por um scâner tenha em conta, nomeadamente, o seguinte:

  • deve ter a possibilidade de se opor à utilização de scâneres corporais; neste caso, será rastreado por um método alternativo, por exemplo, no mínimo, uma revista manual
  • deve ser devidamente informado da tecnologia utilizada antes de ser sujeito ao rastreio por scâner
  • pode solicitar que a imagem do seu corpo seja analisada por um examinador humano do sexo da sua escolha
  • esse examinador humano deverá encontrar-se noutro local, não o podendo ver
  • a imagem deve ser desfocada, de modo a não poder ser identificado, não podendo tais imagens ser copiadas, guardadas ou impressas
  • só podem ser utilizados scâneres que não utilizem radiações ionizantes

Companhias aéreas proibidas na UE

Todas as companhias que operam voos a partir de ou para a UE devem cumprir determinadas normas de segurança. Algumas companhias aéreas operam em condições que não respeitam as normas de segurança europeias, podendo, por conseguinte:

  • ser proibidas de operar no espaço aéreo europeu
  • ser sujeitas a condições específicas para poderem operar no espaço aéreo europeu

Lista das companhias aéreas proibidas na UE

Legislação em matéria de segurança aérea English

Ajuda e aconselhamento

Neste caso, os 28 países da UE + Islândia, Noruega e Suíça

Retour au texte en cours.

Neste caso, os 28 países da UE + Islândia, Noruega e Suíça

Retour au texte en cours.