Percurso de navegação

Partilhar no 
	Partilhar no Facebook 
  
	Partilhar no Twitter
  
	Partilhar no google+
  
	Partilhar no linkedIn

Segurança

Actualização : 13/02/2014

travel

Segurança aérea

Bagagem de mão e bagagem de porão

Se fizer uma viagem de avião com partida de um aeroporto da UE, deve ter em mente determinados requisitos em matéria de segurança ao fazer as malas e no momento do embarque:

  • Os líquidos transportados na bagagem de mão (nomeadamente bebidas, pasta de dentes, cremes e gel) devem ser postos em recipientes individuais com uma capacidade máxima de 100 ml e ser transportados dentro de um saco de plástico transparente com uma capacidade máxima de 1 litro. Os recipientes com uma capacidade superior a 100 ml devem ser colocados na bagagem de porão. Estas restrições não se aplicam aos medicamentos nem aos alimentos para bebé.
  • Os líquidos comprados no aeroporto ou a bordo da aeronave (produtos «duty free») podem ser transportados na bagagem de mão, desde que o recipiente seja selado, no ato da compra e juntamente com o recibo, num saco inviolável (com contorno vermelho). Não pode abrir o saco inviolável até chegar ao destino final. Porém, os agentes de segurança poderão ter de abrir o saco inviolável para rastreio de segurança. Caso tenha um voo de ligação noutro aeroporto, informe o agente de segurança para que os seus líquidos possam ser novamente selados num novo saco inviolável.
  • Os passageiros não estão autorizados a transportar na cabina objetos cortantes que possam ser utilizados como arma. Esta regra aplica-se a objetos de uso quotidiano, como tesouras e saca-rolhas de uma certa dimensão, que devem ser colocados na bagagem de porão.
  • Os limites aplicáveis ao tamanho da bagagem de mão e ao número de artigos que pode transportar a bordo são estabelecidos pelas companhias aéreas, pelo que convém informar-se antes de viajar.
  • É proibido transportar artigos explosivos e inflamáveis (fogos de artifício, aerossóis, substâncias químicas e tóxicas, nomeadamente ácidos) quer na bagagem de mão, quer na de porão.
  • São proibidas a bordo armas de qualquer tipo.

Ver as regras sobre artigos proibidos na bagagem de mão e de porão.

Consulte a lista dos objetos proibidos na página Internet do aeroporto de partida ou informe-se junto da companhia aérea.

Por razões de segurança, todas as bagagens são submetidas a um controlo por raios X ou outro tipo de controlo antes de serem autorizadas nas zonas de segurança do aeroporto.

As portas da cabina de pilotagem estão sempre trancadas para impedir o acesso de pessoas não autorizadas.

Companhias aéreas proibidas na UE

Todas as companhias que operam voos a partir de ou para a UE devem cumprir determinadas normas de segurança. Algumas companhias aéreas operam em condições que não respeitam as normas de segurança europeias, podendo, por conseguinte:

  • ser proibidas de operar no espaço aéreo europeu
  • ser sujeitas a condições específicas para poderem operar no espaço aéreo europeu

Informe-se sobre as companhias aéreas proibidas na UE.

Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda?

Não encontrou a informação que procura? Necessita de ajuda para resolver um problema?

Footnote

Neste caso, os 28 países da UE + Islândia, Noruega e Suíça

Retour au texte en cours.

Neste caso, os 27 países da UE + Islândia, Noruega e Suíça

Retour au texte en cours.