Percurso de navegação

Perguntas frequentes: passageiros com mobilidade reduzida

  • Posso levar comigo a cadeira de rodas ou as canadianas no avião?

    SIM, pode levar consigo dois dispositivos pessoais de assistência (por exemplo, uma cadeira de rodas e um par de canadianas).

  • Sou deficiente e vou precisar de assistência durante um voo de Dublim para Frankfurt.  Tenho de apresentar um atestado médico para beneficiar de assistência gratuita no aeroporto e a bordo?

    NÃO. Só lhe pode ser exigido um atestado médico se a sua saúde e segurança ou a saúde e segurança de outros passageiros ou membros da tripulação possa estar em risco.

  • Vou viajar de Paris para Londres e, dado a minha idade avançada, acho que vou precisar de assistência no aeroporto.  Devo contactar a companhia aérea com antecedência para a solicitar?

    SIM. Deve informar a companhia aérea, pelo menos, 48 horas antes da sua partida, a fim de garantir que tem à sua disposição uma assistência adequada.

  • Ando de cadeira de rodas.  As empresas ferroviárias são obrigadas a fornecerem-me informações sobre a acessibilidade dos seus serviços?

    SIM. As empresas ferroviárias, os vendedores de bilhetes e os operadores turísticos têm de disponibilizar informação sobre o acesso aos serviços de transporte ferroviário, às carruagens de passageiros e às instalações a bordo.

Ajuda e aconselhamento

Ajuda e aconselhamento

Não encontrou a informação que procura? Necessita de ajuda para resolver um problema?

Aconselhe-se sobre os seus direitos na UE

Resolva os seus problemas com a administração pública