Percurso de navegação

Perguntas frequentes: direitos dos passageiros ferroviários

  • O meu comboio chegou com 45 minutos de atraso, o que me parece demasiado para uma viagem que habitualmente dura menos de três horas. Tenho direito a uma indemnização?

    NÃO. Para ter direito a uma indemnização, o atraso teria de ser, pelo menos, de uma hora.

  • Durante uma viagem de comboio de Paris para Bruxelas, a minha cadeira de rodas elétrica caiu da prateleira da bagagem, onde tinha sido colocada pelo pessoal da empresa ferroviária, e ficou sem conserto.  Tenho direito a ser reembolsado do custo de uma nova cadeira pela empresa ferroviária?

    SIM. Não existe um limite financeiro quando está em causa a responsabilidade da empresa ferroviária em caso de danos a equipamento de mobilidade.

  • Quais são os meus direitos se o comboio em que viajo ficar retido a meio do caminho?

    Se o comboio ficar retido a meio do caminho, a empresa ferroviária deve providenciar o transporte do comboio para a estação ferroviária, um ponto de partida alternativo ou o destino final do serviço, sempre que tal for possível.

  • Posso para levar a minha bicicleta em qualquer comboio?
     

    SIM, desde que a bicicleta seja fácil de manobrar e não prejudique o serviço ferroviário em questão. É igualmente necessário ter em conta se o próprio comboio permite o transporte de bicicletas (dimensão, espaço, etc.) e poder-lhe-á ser cobrada uma taxa. Convém, portanto, informar-se com antecedência junto da empresa ferroviária.
     

 

Ajuda e aconselhamento