Percurso de navegação

Partilhar no 
	Partilhar no Facebook 
  
	Partilhar no Twitter
  
	Partilhar no google+
  
	Partilhar no linkedIn

Preços

Actualização : 14/08/2013

O euro, transferências de dinheiro e pagamentos com cartão

O euro

O euro é utilizado em 17 países da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. Informe-se sobre o euro, os países que o utilizam e as respetivas taxas de câmbio.

Todas as notas e moedas podem ser utilizadas em todos os países da UE que adotaram o euro, nomeadamente em muitos dos seus territórios ultramarinos, como os Açores, as Canárias, Ceuta e Melilha, a Guiana Francesa, Guadalupe, a Madeira, a Martinica, Maiote, a Reunião, São Bartolomeu, e São Pedro e Miquelão.

Com o acordo da UE, o Andorra, Mónaco, São Marinho e a Cidade do Vaticano utilizam o euro como divisa nacional. Alguns países e territórios utilizam o euro como moeda de facto: é o caso do Kosovo e do Montenegro.

Transferências em dinheiro e pagamentos com cartão

Regra geral, quem viaja evita transportar quantias importantes de dinheiro, utilizando habitualmente os cartões de débito/crédito para cobrir as despesas do dia-a-dia. Os pagamentos efetuados em euros na UE estão sujeitos às mesmas taxas que qualquer pagamento nacional processado eletronicamente do mesmo valor em euros.

Estas regras aplicam-se igualmente a operações efetuadas em euros (por exemplo, entre contas em euros) em países que não pertencem à zona euro e a pagamentos em coroas suecas e leus romenos.

Mais sobre as regras aplicáveis aos pagamentos transfronteiras em euros

Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda?

Não encontrou a informação que procura? Necessita de ajuda para resolver um problema?

Aconselhe-se sobre os seus direitos na UE

Resolva os seus problemas com a administração pública