Percurso de navegação

Actualização : 01/10/2014

travel

Documentos de viagem para nacionais de países terceiros

Passaporte/obrigação de visto

Se for natural de um país terceiro e desejar visitar ou viajar na UE, necessita de um passaporte:

  • válido durante, pelo menos, mais três meses a partir da data em que tenciona sair do país da UE que pretende visitar
  • emitido há menos de dez anos

e, eventualmente, de um visto. Solicite o visto ao consulado ou à embaixada do país que pretende visitar. Se obtiver um visto de um país pertencente ao Espaço Schengen poderá viajar em qualquer outro país do Espaço Schengen. Uma autorização de residência válida de um dos países Schengen equivale a um visto. Poderá necessitar de um visto para visitar países que não pertencem ao Espaço Schengen.

Os funcionários dos serviços de fronteiras dos países da UE podem pedir que apresente outros documentos como uma carta de convite, uma prova de alojamento ou um bilhete de ida e volta. Para saber exatamente quais os documentos necessários, contacte os serviços consulares do país da UE para onde pretende viajar.

um certo número de países cujos cidadãos não precisam de visto para visitarem a UE por um período inferior a três meses. A lista de países cujos cidadãos precisam de visto para entrar no Reino Unido ou na Irlanda difere ligeiramente da dos outros países da UE.

As condições de entrada no Reino Unido e na Irlanda baseiam-se nas respetivas legislações nacionais e diferem das regras aplicáveis nos outros países da UE.

Outros documentos

Não se esqueça dos documentos comprovativos dos seguros de viagem, saúde ou automóvel.

Ajuda e aconselhamento

Ajuda e aconselhamento

Não encontrou a informação que procura? Necessita de ajuda para resolver um problema?