Percurso de navegação

Perguntas frequentes: membros da família sem cidadania da UE

  • Sou sueca, casada com um peruano, que necessita de um visto de entrada para viajar nos países da UE. Gostaríamos de ir à Eslováquia. Será que o meu marido tem de pagar por um visto deste tipo?

    NÃO. Os vistos de entrada são gratuitos para membros da família dos cidadãos da UE.

  • Sou cidadã de um país terceiro e resido na Roménia com o meu marido, de nacionalidade letã.  De que documentos preciso para viajar para Portugal?

    Se for titular de um cartão de residência emitido na Roménia ao abrigo da legislação da UE e tenciona viajar para Portugal com o seu marido ou outro membro da sua família com cidadania europeia, ou para se juntar a um deles, pode entrar em Portugal mediante a simples apresentação do seu passaporte e do seu cartão de residência.

    No entanto, se viajar para Portugal não acompanhada ou sem ser para se juntar a um dos seus familiares com cidadania europeia, tem de pedir um visto, mesmo que seja titular de um cartão de residência válido.

  • Sou um cidadão de um país terceiro casado com uma nacional irlandesa, com quem vivo na Irlanda.  Sou titular de uma autorização de residência irlandesa.   Tencionamos viajar para França juntos.  Tenho de obter um visto para entrar em França ou basta-me apresentar o meu cartão de residência irlandês?

    Necessita de um visto para entrar em França.  A sua autorização de residência foi emitida ao abrigo do direito irlandês e não da legislação da UE, uma vez que é casado com uma cidadã irlandesa e vive na Irlanda (ou seja, não está a exercer direitos consagrados no Tratado da UE).  Porém, uma vez que viajará na companhia da sua mulher para França, o visto deverá ser-lhe concedido rápida e gratuitamente.

  • Sou uma cidadã de um país terceiro casada com um nacional grego, com quem vivo em Itália.  Recentemente fui promovida e, por causa das minhas novas funções, vou ter de deslocar-me ao Reino Unido e à Irlanda.  O meu cartão de residência italiano é suficiente para poder entrar nestes países da UE ou também vou precisar de um visto?

    Uma vez que irá viajar para fora do espaço Schengen e que não viajará com um familiar com cidadania europeia, nem para se juntar a um familiar com cidadania europeia, não lhe basta ser titular do cartão de residência:  também precisa de um visto para entrar nesses países.  Se as suas deslocações forem frequentes, poderá pensar na possibilidade de solicitar um visto para entradas múltiplas.

  • Sou nacional de um país que não pertence à UE e tenho uma filha de nacionalidade irlandesa.  Vivemos na Irlanda e estamos a pensar ir passar alguns dias ao Reino Unido.  Tenho de pagar pelo meu visto de entrada no Reino Unido?

    NÃO. Se viajar com a sua filha ou se se for juntar a ela no Reino Unido, as autoridades britânicas devem emitir o seu visto rápida e gratuitamente.

Ajuda e aconselhamento

Ajuda e aconselhamento

Não encontrou a informação que procura? Necessita de ajuda para resolver um problema?

Aconselhe-se sobre os seus direitos na UE

Resolva os seus problemas com a administração pública