Percurso de navegação

Actualização : 23/06/2015

Perguntas frequentes - Encontrar um projeto de voluntariado

  • São necessárias competências específicas para me candidatar ao Serviço Voluntário Europeu?

    NÃO. O programa está aberto a todos. Antes de iniciar o período de voluntariado, receberá uma formação específica.

  • Gostaria de trabalhar como voluntário no estrangeiro. Onde posso informar-me e obter apoio?

    Contacte a sua agência nacional ou, no caso da Europa Oriental e do Cáucaso, do Sudeste Europeu e da região euro-mediterrânica, o centro de recursos SALTO English da sua região.

    Pode também consultar o sítio Web do Serviço Voluntário Europeu e o guia do Serviço Voluntário Europeu.

  • Quero trabalhar em Espanha através do Serviço Voluntário Europeu. Tenho de saber espanhol?

    NÃO, a menos que o trabalho em questão exija o conhecimento básico da língua. De qualquer modo, beneficiará de apoio linguístico durante o projeto, pelo que, de certeza, terá a oportunidade de aprender um pouco de espanhol.

  • Tenho de ter um seguro?

    SIM, mas se fizer voluntariado através do Serviço Voluntário Europeu tem direito a um seguro especial gratuito. Solicite mais informações à sua organização de envio.

  • Se não gostar do trabalho que consegui através do Serviço Voluntário Europeu, posso desistir?

    Se estiver numa situação muito difícil e não houver outra forma de resolver o seu problema, é possível rescindir o seu contrato de voluntariado, mas só como último recurso.

  • Tenho de pagar alguma coisa para participar num projeto do Serviço Voluntário Europeu?

    NÃO, não tem de pagar nada para participar no Serviço Voluntário Europeu.

  • Os países da UE podem reservar o acesso aos respetivos programas nacionais de voluntariado aos seus cidadãos?

    SIM. Os programas nacionais de voluntariado não estão obrigatoriamente abertos a estrangeiros. Informe-se junto da entidade competente.

  • Gostava de participar num projeto na Ásia. Preciso de um visto?

    PROVAVELMENTE. A participação num projeto de voluntariado não o isenta do cumprimento das disposições nacionais em matéria de vistos. Informe-se bem antes de partir!

  • Comecei recentemente uma atividade de voluntariado noutro país da UE. Que autoridades serão responsáveis pelos meus direitos de segurança social e que estatuto jurídico tenho no outro país?

    A legislação da UE não regula o estatuto dos voluntários.  As pessoas que fazem trabalho de voluntariado no estrangeiro estão sob a responsabilidade quer da organização de envio quer da organização de acolhimento.  Na qualidade de voluntário, tem direito a viver em qualquer país da UE desde que disponha de meios de subsistência suficientes e de uma cobertura médica completa. Enquanto satisfizer estas condições estará coberto pelo sistema de segurança social desse país.  Se a sua estadia noutro país da UE for temporária, pode utilizar o cartão europeu de seguro de doença emitido pelo seu país de origem para receber os cuidados de saúde de que necessitar durante esse período. 
  • Quando terminar o meu período de voluntariado no estrangeiro, receberei um certificado reconhecido em toda a UE?

    Se participou num projeto Juventude em Ação do Erasmus+, receberá um certificado «Youthpass».
  • O que é o certificado «Youthpass» e onde o posso pedir?

    O certificado «Youthpass» garante-lhe que a experiência adquirida através do Programa Juventude em Ação é reconhecida enquanto experiência pedagógica e período de aprendizagem não formal . Se participa num projeto do programa Juventude em Ação Erasmus+, a sua organização deve registar-se no sítio Web do «Youthpass» e introduzir os seus dados para que o seu certificado possa ser validado e gerado.

 

Ajuda e aconselhamento