Percurso de navegação

Partilhar no 
	Partilhar no Facebook 
  
	Partilhar no Twitter
  
	Partilhar no google+
  
	Partilhar no linkedIn
Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Marcar esta páginaVer página em alto contraste

Portugal

Sustentabilidade

Actualização 02/2011

Disposições jurídicas

Responsabilidade Social das Empresas

A responsabilidade social das empresas, enquanto integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas práticas diárias, está a começar a dar os seus primeiros passos em Portugal. As organizações estão a começar a perceber que as políticas que tenham em conta a protecção ambiental, a motivação e as necessidades dos trabalhadores e o envolvimento com as comunidades locais, geram mais-valias e aumentam o capital.

Normas

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) coordena o Sistema Português da Qualidade (SPQ). As acções do IPQ incluem a gestão, coordenação e desenvolvimento do SPQ, com o objectivo de integrar todas as componentes relevantes para aumentar a qualidade dos produtos, serviços, sistemas e qualificações das pessoas.

A NP 4469 - Nova Norma Portuguesa de Responsabilidade Social, determina os requisitos de um sistema de gestão da responsabilidade social, é aplicável a organizações de todos os tipos e dimensões e pode ser adaptada a várias situações geográficas, culturais e sociais.

A lei obriga as empresas a cumprir um mínimo de normas sociais e ambientais.

Procedimentos administrativos

Aplicar a Responsabilidade Social das Empresas

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) celebrou um protocolo com o IPQ, sendo reconhecida a sua qualificação para o exercício de funções de normalização em Portugal. Desde essa data, a APEE assume-se como o Organismo de Normalização Sectorial (ONS) nos domínios da Ética e da Responsabilidade Social.

Em Março de 2005, o ONS-APEE constituiu a Comissão Técnica de Responsabilidade Social - CT 164 e a Comissão Técnica de Ética nas Organizações   - CT 165.

Certificação de normas

No quadro do Sistema Português da Qualidade (SPQ), o Instituto Português da Qualidade (IPQ), como Organismo Nacional de Normalização (ONN), coordena a actividade normativa nacional, com a colaboração de Organismos de Normalização Sectorial (ONS) reconhecidos para o efeito. É da responsabilidade do IPQ a aprovação e disponibilização do Programa de Normalização (PN), bem como a aprovação e homologação das Normas Portuguesas.

O objectivo da normalização é o estabelecimento de soluções, por consenso das partes interessadas, para assuntos que têm carácter repetitivo, tornando-se uma ferramenta poderosa na auto-disciplina dos agentes activos dos mercados, ao simplificar os assuntos e evidenciando ao legislador se é necessária regulamentação específica em matérias não cobertas por normas.

Normas de gestão de qualidade

A Norma NP EN ISO 9001:2008 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade  numa organização. Nomeadamente, através da aptidão que demonstra para, de forma consistente, proporcionar produtos e/ou serviços que vão ao encontro dos requisitos do cliente e dos regulamentos aplicáveis.

Normas de gestão ambiental

A certificação do sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 14001:2004, pode ser efectuada por um Organismo de Certificação acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ).

Normas de gestão da segurança no trabalho

Para a certificação do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, de acordo com a norma internacional OHSAS 18001:1999, à qual corresponde a NP 4397:2001 a nível nacional, não existem ainda Organismos de Certificação acreditados para o efeito, pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ). No entanto, recomenda-se que seja efectuada a consulta aos Organismos de Certificação mencionados no Directório de Entidades Acreditadas.

Outros procedimentos

As empresas que promovem produtos ou serviços com impacto ambiental reduzido durante todo o seu ciclo de vida podem candidatar-se ao Rótulo Ecológico Europeu.

A Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE) controla as candidaturas e fornece um manual às partes interessadas, incluindo formulários, indicações gerais sobre o sistema de atribuição e explicações detalhadas de cada critério, bem como os elementos comprovativos a apresentar.

Recursos

O Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) tem por missão promover o conceito de cidadania e responsabilidade social empresarial, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir os seus negócios de forma socialmente responsável, caminhando para a construção de uma sociedade sustentável e justa.

A APEE procura promover a Ética e a Responsabilidade Social nas empresas e outras organizações, de modo a estimular a correspondente definição e implementação de políticas e modelos de governo organizacional, visando o acréscimo de competitividade e rentabilidade através de boas práticas de gestão no quadro da sustentabilidade humana, ambiental e económica do modelo de desenvolvimento adoptado.

O BCSD - Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável - Portugal) divulga ideias práticas sobre responsabilidade social das empresas e promove workshops que analisam este assunto.

A organização também fornece uma página de Internet sobre eco-eficiência com documentação e informação sobre diversos workshops.

A GRACE - RSE Portugal centra os seus esforços nas pequenas e médias empresas (PME), que são vistas como locais ideais para o desenvolvimento de práticas inovadoras.

A União das Associações Empresariais da Região Norte (UERN) desenvolveu o projecto ambiental " Eco PME " , para elaborar um guia de boas práticas ambientais e uma metodologia de avaliação da eco-eficiência e da implementação de sistemas de informação ambiental.

No Catálogo electrónico de normas portuguesas, disponível no site do IPQ, em Pesquisa/Catálogo, poderá pesquisar normas portuguesas e normas europeias adoptadas, utilizando como critérios de busca uma palavra do título, o número da norma, a comissão técnica ou combinando vários critérios.

Programas

O projecto do IAPMEI "Ser PME responsável " sobre responsabilidade social das empresas, visa desenvolver práticas orientadas para a aprendizagem ao longo da vida, igualdade entre homens e mulheres e emprego estável. Existem também iniciativas ambientais e propostas para a redução da exploração dos recursos, das emissões poluentes e da produção de resíduos.

Ajuda e aconselhamento

Ajuda e aconselhamento

Envie uma mensagem a uma organização próxima de si

A União Europeia gere uma redeDeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski (Enterprise Europe Network) de organizações empresariais locais na maioria dos Estados-Membros da UniãoEnglish que talvez possa ajudá-lo.

Selecione o seu país e a sua localidade e introduza abaixo a sua pergunta.

País

Alemanha

Berlin

Bremen

Bremenhaven

Chemnitz

Dresden

Düsseldorf

Erfurt

Frankfurt/Oder

Freiburg

Hamburg

Hannover

Kaiserslautern

Kiel

Konstanz

Leipzig

Magdeburg

Mannheim

Mülheim an der Ruhr

München

Potsdam

Reutlingen

Rostock

Saabrücken

Stuttgart

Trier

Ulm

Villingen-Schwenningen

Wiesbaden

Áustria

Feldkirch

Graz

Innsbruck

Klagenfurt

Linz

Salzburg

Wien

Bélgica

Antwerpen

Arlon

Brugge

Brussels

Charleroi

Gent

Hasselt

Leuven

Libramont

Liège

Mons

Namur

Nivelles

Bulgária

Dobrich

Plovidiv

Ruse

Sandanski

Sofia

Stara Zagora

Vratsa

Yambol

Chipre

Nicosia

Croácia

Osijek

Rijeka

Split

Varazdin

Zagreb

Dinamarca

Aalborg

Copenhagen

Herning

Kolding

Næstved

Viborg

Eslováquia

Bratislava

Prešov

Eslovénia

Koper

Ljubljana

Maribor

Espanha

Albacete

Alicante

Badajoz

Barcelona

Bilbao

Ciudad Real

Donostia- San Sebastian

Ferrol

Las Palmas de Gran Canaria

Llanera

Logroño

Madrid

Murcia

Oviedo

Palma

Pamplona

Paterna (Valencia)

Santa Cruz de Tenerife

Santander

Santiago de Compostela

Sevilla

Toledo

Valencia

Valladolid

Vitoria- Gazteiz

Zaragoza

Estónia

Tallinn

Finlândia

Helsinki

Oulu

Tampere

Turku

Vantaa

França

Amiens

Annecy

Aulnat

Besançon

Bordeaux

Bourg en Bresse

Caen

Cayenne

Chalons-en-Champagne

Chambéry

Dijon

Fort-de-France

Grenoble

Lille

Limoges

Lyon

Marseille

Marseille

Montpellier

Montpellier

Nancy

Nantes

Orléans

Paris

Pointe-à-Pitre

Poitiers

Privas

Rennes

Rouen

Saint-Denis

Saint-Etienne

Strasbourg

Toulouse

Valence

Grécia

Athens

Heraklion

Ioannina

Kavala

Kozani

Thessaloniki

Tripolis

Volos

Hungria

Budapest

Debrecen

Eger

Győr

Miskolc

Nyíregyháza

Pécs

Szeged

Székesfehérvár

Zalaegerszeg

Irlanda

Dublin

Itália

Abruzzo

Aosta

Apulia

Ascoli Piceno

Basilicata

Bologna

Bologna

Cagliari

Calabria

Calabria

Campania

Catania

Florence

Genova

Gorizia

Milano

Molise

Naples

Palermo

Palermo

Perugia

Pesaro

Pisa

Pordenone

Ravenna

Rome

Rovereto

Sassari

Sicily

Terni

Torino

Trieste

Udine

Venezia

Venezia

Venezia

Letónia

Riga

Lituânia

Kaunas

Klaipėda

Vilnius

Luxemburgo

Luxembourg

Malta

Pieta`

Noruega

Ås

Oslo

Stavanger

Tromsø

Países Baixos

Den Haag

Nieuwegein

Polónia

Bialystok

Gdańsk

Kalisz

Katowice

Kielce

Konin

Kraków

Lublin

Lublin

Olsztyn

Opole

Poznań

Rzeszów

Szczawno-Zdrój

Szczecin

Toruń

Warsaw

Warsaw

Warsaw

Wroclaw

Zielona Góra

Łódź

Portugal

Aveiro

Braga

Coimbra

Évora

Faro

Funchal

Lisboa

Ponta Delgada

Porto

Reino Unido

Belfast

Bristol

Cambridge

Cardiff

Coventry

Inverness

London

Manchester

Newcastle

Yorkshire and Humber

República Checa

Brno

Brno

Liberec

Ostrava

Ostrava

Pardubice

Plzen

Praha

Usti nad Labem

Roménia

Arad

Bacau

Bucuresti

Cluj-Napoca

Constanta

Craiova

Galati

Iasi

Ramnicu Valcea

Timișoara

Suécia

Borlänge

Göteborg

Jönköping

Kramfors

Luleå

Malmö

Örebro

Östersund

Stockholm

Umeå

Västerås

Växjö

Digite a sua mensagem aqui

* campo obrigatório (tem de introduzir dados aqui)