Percurso de navegação

Partilhar no 
	Partilhar no Facebook 
  
	Partilhar no Twitter
  
	Partilhar no google+
  
	Partilhar no linkedIn
Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Marcar esta páginaVer página em alto contraste

Portugal

Normas ambientais

Actualização 02/2011

Disposições jurídicas

Controlo Ambiental

Antes de uma empresa se estabelecer e começar a funcionar, terá de efectuar uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). O objectivo é analisar os potenciais impactos que um projecto de investimento poderá ter sobre o ambiente. Os resultados da AIA são considerados durante o processo de aprovação de um projecto.

Um Decreto-Lei especial estipula quais os projectos que têm de ser avaliados em termos de impactos ambientais.

As empresas industriais e algumas actividades agrícolas têm de satisfazer os requisitos para a prevenção e controlo integrados da poluição do ar, da água e dos solos.

Gestão de Resíduos

As operações de gestão de resíduos estão sujeitas a um procedimento administrativo de controlo prévio, que se conclui com a emissão de uma licença, e a procedimentos administrativos que assegurem uma efectiva monitorização da actividade desenvolvida após esse licenciamento.

Químicos

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) preparou uma lista de substâncias químicas perigosas, para as quais existe uma classificação e rotulagem harmonizadas ao nível da União Europeia:

Todas as substâncias químicas perigosas colocadas no mercado da UE devem ser embaladas e rotuladas de acordo com a sua classificação de perigosidade e acompanhadas de uma ficha de dados de segurança.

Água

Portugal está empenhado na promoção do aproveitamento sustentável dos recursos dos mares e oceanos, contribuindo para o desenvolvimento da economia do Mar, criando emprego, fomentando o ensino, a educação e o desporto associados ao mar.

Ao mesmo tempo, é necessário resolver os problemas que os oceanos enfrentam, relativos à poluição, e a sobre-exploração dos recursos, entre outros. Por isso, torna-se essencial definir e articular políticas que contribuam para os objectivos de desenvolvimento sustentável de Portugal através de uma Estratégia Nacional para Assuntos do Mar.

Clima e ar

O Plano de Acção para a Qualidade do Ar visa a garantir que a qualidade do ar seja mantida dentro dos níveis recomendáveis. Por outro lado, o Programa dos Tectos de Emissão Nacional (PTEN) e o Plano Nacional de Redução das Emissões (PNRE) das Grandes Instalações de Combustão conduzem à implementação de uma estratégia de combate à poluição atmosférica de modo coerente e harmonizado.

É com base no inventário nacional de emissões de poluentes atmosféricos que se estimam esforços de redução e se monitoriza e verifica o cumprimento dos compromissos assumidos.

Protecção contra o ruído

O Regulamento Geral de Ruído (RGR) aplica-se às actividades ruidosas permanentes, temporárias, às infra-estruturas de transporte e a outras fontes de ruído susceptíveis de causar incómodo e ainda ao ruído de vizinhança. Um regime especial aplica-se às estruturas de transporte e aglomerações de população de maior vulto, conforme o Decreto-Lei que transpõe a Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à avaliação e gestão do ruído ambiente (DRA).

A Norma Portuguesa intitulada "Acústica. Descrição e medição do ruído ambiente ", harmonizada com a Norma Internacional ISO 1996, estabelece os procedimentos a adoptar na realização de ensaios acústicos para avaliação de exposição a níveis de ruído ambiente exterior e para avaliação da incomodidade devida ao ruído.

Protecção Nuclear

A opção energética nacional não inclui o recurso a centrais nucleares, portanto a probabilidade de uma emergência radiológica é pequena. Contudo, podem ocorrer situações de emergência localizadas devido à utilização de fontes radioactivas na medicina ou ao transporte de substâncias radioactivas, por exemplo, e existe a possibilidade de acidentes em instalações estrangeiras.

Inspecções

O Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT) é responsável pela política ambiental, conservação da natureza, biodiversidade, ordenamento, equilíbrio e coesão do território, e por assegurar o cumprimento das normas nacionais e comunitárias por parte das empresas.

A Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAOT) tem a seu cargo a fiscalização administrativa, controlo e inspecção das actividades com impacto ambiental, e a avaliação e acompanhamento do ordenamento do território e suas infracções.

As empresas podem, por sua própria iniciativa, ir mais além dos requisitos mínimos legais relativos ao ambiente.

Procedimentos administrativos

Procedimentos declarativos

Ao construírem edifícios comerciais ou industriais, as empresas também terão de seguir normas. As Licenças de Construção têm de ser submetidas pela respectiva Câmara Municipal ao Plano Director Municipal (PDM) em cada município.

Autorizações e licenças

As empresas sediadas em Portugal têm de requerer uma licença ambiental à Agência Portuguesa do Ambiente. Esta estabelecerá as medidas necessárias para evitar/reduzir as emissões poluentes para o ar, a água e o solo, a produção de resíduos e a poluição sonora.

O pedido de licenciamento é efectuado através do preenchimento do formulário Prevenção e Controlo Integrados da Poluição (PCIP).

É possível obter a versão mais actualizada do formulário PCIP em versão word, solicitando-o através do e-mail ippc@iambiente.pt.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a autoridade nacional para os resíduos. Todas as empresas com mais de 10 trabalhadores e que produzam resíduos não urbanos têm de enviar, anualmente, à APA um registo electrónico dos resíduos que produziram.

Recursos

Poderá consultar a legislação ambiental no Sistema de Informação Documental sobre Direito do Ambiente (SIDDAMB) que é fornecido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O site do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) tem páginas sobre auditorias ambientais, avaliação de impacto ambiental, controlo integrado de poluição, gestão ambiental, o princípio do poluidor-pagador, programas e iniciativas ambientais e energéticas, resíduos, eco-eficiência e produção limpa, e o rótulo ecológico de produtos. Inclui também um glossário do ambiente.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fornece um serviço de perguntas e respostas no seu site.

Desenvolvimento do território:

A Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS), cujo horizonte temporal é 2005-2015, visa a dar consistência global aos diversos programas de iniciativa pública em preparação e implementação, e funcionar como um instrumento de mobilização e concertação para as iniciativas e acções dos agentes económicos, sociais e culturais da sociedade civil. O Portal do Desenvolvimento Sustentável contém informações sobre a ENDS.

Protecção contra o ruído

Foram realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Abril de 2007, sessões de divulgação do Novo Quadro Legal do Ruído Ambiente.

Exposição da população a ruído ambiente:

Programas

Enquanto referencial para iniciativas co-financiadas por fundos comunitários no horizonte 2007-2013, a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS) está articulada com o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), que orienta a elaboração dos programas operacionais temáticos e regionais para aquele período.

Ajuda e aconselhamento

Ajuda e aconselhamento

Envie uma mensagem a uma organização próxima de si

A União Europeia gere uma redeDeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski (Enterprise Europe Network) de organizações empresariais locais na maioria dos Estados-Membros da UniãoEnglish que talvez possa ajudá-lo.

Selecione o seu país e a sua localidade e introduza abaixo a sua pergunta.

País

Alemanha

Berlin

Bremen

Bremenhaven

Chemnitz

Dresden

Düsseldorf

Erfurt

Frankfurt/Oder

Freiburg

Hamburg

Hannover

Kaiserslautern

Kiel

Konstanz

Leipzig

Magdeburg

Mannheim

Mülheim an der Ruhr

München

Potsdam

Reutlingen

Rostock

Saabrücken

Stuttgart

Trier

Ulm

Villingen-Schwenningen

Wiesbaden

Áustria

Feldkirch

Graz

Innsbruck

Klagenfurt

Linz

Salzburg

Wien

Bélgica

Antwerpen

Arlon

Brugge

Brussels

Charleroi

Gent

Hasselt

Leuven

Libramont

Liège

Mons

Namur

Nivelles

Bulgária

Dobrich

Plovidiv

Ruse

Sandanski

Sofia

Stara Zagora

Vratsa

Yambol

Chipre

Nicosia

Croácia

Osijek

Rijeka

Split

Varazdin

Zagreb

Dinamarca

Aalborg

Copenhagen

Herning

Kolding

Næstved

Viborg

Eslováquia

Bratislava

Prešov

Eslovénia

Koper

Ljubljana

Maribor

Espanha

Albacete

Alicante

Badajoz

Barcelona

Bilbao

Ciudad Real

Donostia- San Sebastian

Ferrol

Las Palmas de Gran Canaria

Llanera

Logroño

Madrid

Murcia

Oviedo

Palma

Pamplona

Paterna (Valencia)

Santa Cruz de Tenerife

Santander

Santiago de Compostela

Sevilla

Toledo

Valencia

Valladolid

Vitoria- Gazteiz

Zaragoza

Estónia

Tallinn

Finlândia

Helsinki

Oulu

Tampere

Turku

Vantaa

França

Amiens

Annecy

Aulnat

Besançon

Bordeaux

Bourg en Bresse

Caen

Cayenne

Chalons-en-Champagne

Chambéry

Dijon

Fort-de-France

Grenoble

Lille

Limoges

Lyon

Marseille

Marseille

Montpellier

Montpellier

Nancy

Nantes

Orléans

Paris

Pointe-à-Pitre

Poitiers

Privas

Rennes

Rouen

Saint-Denis

Saint-Etienne

Strasbourg

Toulouse

Valence

Grécia

Athens

Heraklion

Ioannina

Kavala

Kozani

Thessaloniki

Tripolis

Volos

Hungria

Budapest

Debrecen

Eger

Győr

Miskolc

Nyíregyháza

Pécs

Szeged

Székesfehérvár

Zalaegerszeg

Irlanda

Dublin

Itália

Abruzzo

Aosta

Apulia

Ascoli Piceno

Basilicata

Bologna

Bologna

Cagliari

Calabria

Calabria

Campania

Catania

Florence

Genova

Gorizia

Milano

Molise

Naples

Palermo

Palermo

Perugia

Pesaro

Pisa

Pordenone

Ravenna

Rome

Rovereto

Sassari

Sicily

Terni

Torino

Trieste

Udine

Venezia

Venezia

Venezia

Letónia

Riga

Lituânia

Kaunas

Klaipėda

Vilnius

Luxemburgo

Luxembourg

Malta

Pieta`

Noruega

Ås

Oslo

Stavanger

Tromsø

Países Baixos

Den Haag

Nieuwegein

Polónia

Bialystok

Gdańsk

Kalisz

Katowice

Kielce

Konin

Kraków

Lublin

Lublin

Olsztyn

Opole

Poznań

Rzeszów

Szczawno-Zdrój

Szczecin

Toruń

Warsaw

Warsaw

Warsaw

Wroclaw

Zielona Góra

Łódź

Portugal

Aveiro

Braga

Coimbra

Évora

Faro

Funchal

Lisboa

Ponta Delgada

Porto

Reino Unido

Belfast

Bristol

Cambridge

Cardiff

Coventry

Inverness

London

Manchester

Newcastle

Yorkshire and Humber

República Checa

Brno

Brno

Liberec

Ostrava

Ostrava

Pardubice

Plzen

Praha

Usti nad Labem

Roménia

Arad

Bacau

Bucuresti

Cluj-Napoca

Constanta

Craiova

Galati

Iasi

Ramnicu Valcea

Timișoara

Suécia

Borlänge

Göteborg

Jönköping

Kramfors

Luleå

Malmö

Örebro

Östersund

Stockholm

Umeå

Västerås

Växjö

Digite a sua mensagem aqui

* campo obrigatório (tem de introduzir dados aqui)