Percurso de navegação

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão
  • Reduzir texto
  • Ampliar texto

Dinheiro

O euro é utilizado em 17 países da União Europeia. Informe-se sobre o euro, as taxas de câmbio de outras moedas e o uso de dinheiro e cartões de crédito.

O euro

O euro é a moeda com curso legal de mais de 331 milhões de pessoas em 17 países da UE: Áustria, Bélgica, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.

O símbolo do euro é €. As notas em euros são idênticas em todos os países, mas cada país cunha as suas próprias moedas com uma face comum e uma face com um desenho nacional distintivo. Todas as notas e moedas podem ser utilizadas em todos os países da UE que adotaram o euro, incluindo muitos dos seus territórios ultramarinos, como os Açores, as Canárias, Ceuta e Melilha, a Guiana Francesa, Guadalupe, a Madeira, a Martinica, Mayotte, a Reunião, e São Pedro e Miquelon.

O Mónaco, São Marinho e a Cidade do Vaticano utilizam o euro como moeda nacional, em acordo com a UE, o que lhes confere o direito de cunhar uma certa quantidade de moedas com a sua própria face nacional. Alguns países e territórios utilizam o euro como moeda de facto: é o caso de Andorra, do Kosovo e do Montenegro.

Mais informações sobre o euro


Mapa da Europa com países da UE pertencentes e não pertencentes à zona euro

 Países da UE que utilizam o euro: Áustria, Bélgica, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.
 Países da UE que não utilizam o euro: Bulgária, Dinamarca, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Suécia e Reino Unido.

Taxas de câmbio

A cotação varia. Em janeiro de 2012, um euro valia aproximadamente:

País Divisa Taxa de câmbio
Bulgárialev búlgaro1.95
República Checacoroa checa25.9
Dinamarcacoroa dinamarquesa7.43
Reino Unidolibra esterlina0.83
Hungriaforint húngaro310
Lituânialitas lituano3.45
Letónialats letão0.69
Polóniazlóti polaco4.44
Roménialeu romeno4.30
Suéciacoroa sueca8.94
Chinarenminbi-yuan chinês8.15
Índiarupia indiana68.4
Japãoiene japonês100
Rússiarublo russo41.5
Estados Unidosdólar americano1.28

As taxas de câmbio mais recentes English podem ser consultadas no sítio Web do Banco Central Europeu. Existe também um conversor de divisas muito prático para efetuar estes cálculos. Nos países europeus fora da zona euro, muitos hotéis, lojas e restaurantes, especialmente nas zonas turísticas, aceitam pagamentos em euros tal como nas suas moedas nacionais, embora não sejam obrigados a fazê-lo por lei.

Dinheiro e cartões

Graças às normas da UE, os levantamentos efetuados em caixas automáticas em qualquer ponto da UE passaram a custar o mesmo que os efetuados no seu próprio país em caixas automáticas que não pertencem ao seu banco. A taxa de transação para fazer um pagamento em euros por meio de um cartão de débito ou crédito na UE é a mesma que no seu país. O preço de uma transferência bancária em euros (até 50 000 euros) é o mesmo quer se trate de uma transferência nacional quer de uma transferência para um outro país da UE (ou para a Islândia, Liechtenstein e Noruega). Como é evidente, os encargos não são necessariamente os mesmos em todos os bancos. Estas regras aplicam-se igualmente a operações efetuadas em euros (por exemplo, entre contas em euros) em países fora da zona euro e a pagamentos em coroas suecas e leus romenos.

Mais informações sobre o regulamento relativo aos pagamentos transfronteiriços em euros DeutschEnglishfrançais

O setor bancário europeu está a criar com o apoio da UE um espaço único de pagamentos em euros DeutschEnglishfrançais para tornar os pagamentos eletrónicos em toda a zona euro (por cartão de crédito, cartão de débito, transferência bancária ou débito direto) tão fáceis como um pagamento doméstico.

Dinheiro líquido

Pode entrar ou sair da União Europeia com uma soma inferior a 10 000 euros em dinheiro líquido (ou uma soma equivalente noutra moeda) sem ter de a declarar. Qualquer montante igual ou superior a 10 000 euros deve ser declarado às autoridades aduaneiras. Estes controlos de dinheiro líquido DeutschEnglishfrançais destinam-se a combater o branqueamento de dinheiro e outras formas de criminalidade. Alguns Estados-Membros controlam o dinheiro líquido transportado por pessoas que viajam entre países da União Europeia.

Right navigation