Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Declaração

Declaração conjunta do Primeiro Vice-Presidente Frans Timmermans e da Comissária Věra Jourová por ocasião do Dia Europeu em Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Autoritários

Bruxelas, 22 de agosto de 2018

«Todos os anos, neste dia, prestamos homenagem às vítimas de todos os regimes totalitários e recordamos com pesar as consequências terríveis do Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado em 23 de agosto de 1939 pela Alemanha nazi e a União Soviética. O Pacto contribuiu para mergulhar ainda mais profundamente a Europa num dos períodos mais sombrios da sua história. Milhões de pessoas foram assassinadas e gerações inteiras de europeus ficaram traumatizadas.

É nosso dever preservar os nomes dos milhões de pessoas que foram perseguidas e manter viva a sua memória. Em especial porque hoje, 79 anos depois, os nossos valores comuns da dignidade humana, dos direitos fundamentais, do Estado de direito e da democracia estão de novo a ser postos em causa por uma retórica extremista, nacionalista e de divisão.

Ao conservarmos e ao transmitirmos a memória das atrocidades do passado às próximas gerações de europeus, estamos a defender-nos da sua repetição e a reiterar a importância da defesa dos direitos humanos de cada cidadão europeu.

Devemos continuar a contar o que aconteceu na Europa no passado, para não voltarmos a cometer os mesmos erros no futuro.»

Contexto

A assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop, em 23 de agosto de 1939, conduziu à deportação, à tortura e ao assassínio de dezenas de milhões de pessoas submetidas a regimes totalitários.

Embora o fim da Segunda Guerra Mundial tenha marcado a derrota do regime nazi, muitos europeus continuaram a viver sob regimes totalitários durante várias décadas.

Para mais informações

Vídeo: O Primeiro Vice-Presidente Frans Timmermans sobre os nossos valores comuns

STATEMENT/18/5041

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar