Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Declaração

Dar mais visibilidade às competências e qualificações em toda a UE: declaração da Comissária Thyssen, na sequência da adoção do novo quadro Europass

Bruxelas, 12 de abril de 2018

Os Estados-Membros da UE adotaram hoje a proposta da Comissão para rever o atual quadro Europass. A revisão, que visa simplificar e modernizar o CV Europass e outras ferramentas no domínio das competências para a era digital, ajudará as pessoas em toda a UE a dar mais visibilidade às suas qualificações e competências e ajudará os responsáveis políticos a antecipar as necessidades e as tendências do mercado de trabalho. Com o acordo de hoje, a Comissão cumpre as dez ações anunciadas na Agenda de Competências para a Europa, lançada em junho de 2016.

Em reação ao acordo dos Estados-Membros, a Comissária responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, declarou:

«Congratulo-me vivamente com o facto de o Conselho ter hoje adotado a revisão da Decisão Europass. Com esta adoção legislativa final, cumprimos as dez ações previstas na Agenda de Competências para a Europa.

Durante mais de uma década, o Europass tem sido um instrumento essencial para apoiar uma melhor comunicação e uma melhor compreensão das competências e qualificações. Além disso, tem constituído uma ponte crucial entre o mundo do trabalho e o do ensino e da formação. O portal Europass recebe mais de 55 000 visitas por dia e o CV Europass já foi objeto de mais de 100 milhões de downloads desde 2004.

O Europass tem claramente demonstrado o seu valor acrescentado como um meio de comunicação de competências em toda a UE, mas tem de evoluir em paralelo com os desafios e oportunidades da era digital.

Graças à adoção, hoje, da nossa proposta de modernização, o Europass passará a oferecer um portfólio eletrónico para guardar e partilhar informações, ferramentas para a autoavaliação das competências pessoais e para descrever as formações, formais e informais, e as qualificações.

Pela primeira vez, o Europass facultará também informações para apoiar a gestão das carreiras, incluindo informações sobre as tendências e a procura no mercado de trabalho e sobre orientações e oportunidades de aprendizagem em toda a Europa.

A Comissão aguarda com expectativa os trabalhos de lançamento desta nova era do Europass, em estreita cooperação com os Estados-Membros e as partes interessadas. Gostaria de agradecer a todos os intervenientes o seu compromisso para garantir aos nossos cidadãos melhores ferramentas e serviços em matéria de competências e qualificações.»

Contexto

A Comissão adotou uma proposta de revisão da Decisão Europass de 2004 como uma das dez ações previstas na Agenda de Competências para a Europa, em outubro de 2016.

A decisão hoje adotada baseia-se na proposta da Comissão apresentada em outubro de 2016 que, por sua vez, se alicerça nas opiniões manifestadas, na consulta realizada e nos importantes contributos dados pelos Estados-Membros, parceiros sociais e partes interessadas. De entre os importantes contributos recebidos, destacam-se o parecer do Comité Económico e Social Europeu e a consulta realizada ao Comité das Regiões. O novo quadro Europass concretiza o previsto nas Comunicações sobre a Nova Agenda de Competências para a Europa e contribui igualmente para o desenvolvimento do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Mais informações em:

Comunicados de imprensa: Um novo quadro Europass: ajudar as pessoas a dar visibilidade às suas qualificações e competências

STATEMENT/18/3201

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar