Navigation path

Left navigation

Additional tools

Bruxelas, 7 de fevereiro de 2013 Alocução de abertura do Presidente Herman Van Rompuy no Conselho Europeu

European Council - PRES/13/47   07/02/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO GA

CONSELHO EUROPEU
O PRESIDENTE

PT

Bruxelas, 7 de fevereiro de 2013

EUCO 35/13

PRESSE 47

PR PCE 29

Alocução de abertura do Presidente Herman Van Rompuy
no Conselho Europeu

Esta é a nossa primeira reunião do ano: sejam bem­‑vindos! Hoje temos de chegar a acordo sobre o orçamento da União para o resto da década. Retomamos os trabalhos no ponto onde tínhamos ficado no passado mês de novembro.

As últimas semanas têm sido produtivas e estou confiante em que, à volta desta mesa, poderemos agora chegar a acordo sobre um compromisso final. É simples: temos de o fazer.

Em todas as conversações orçamentais, há uma tendência compreensível para nos deixarmos absorver por pequenos detalhes que ocupam toda a nossa atenção e para esquecermos o quadro geral, que é sem dúvida o mais importante. Por isso, antes de nos embrenharmos a fundo em debates animados, vamos todos tentar ter presente o quadro geral.

Precisamos de um orçamento para o futuro que seja claramente centrado no crescimento, na inovação e na criação de emprego, em especial para os jovens. Precisamos de um orçamento de moderação, que tenha em conta as difíceis realidades económicas um pouco por toda a Europa e permita tirar o máximo proveito do dinheiro gasto. E precisamos de um orçamento que dê resposta às necessidades mais prementes: lutar contra o desemprego, apoiar os esforços daqueles que são mais afetados pela crise na Europa e desempenhar o nosso papel no combate aos riscos mundiais.

Caros colegas, estou firmemente convicto de que, se todos dermos provas de sentido de responsabilidade, está ao nosso alcance conseguir este orçamento para a União Europeia. Mas ainda não chegámos lá: deitemos mãos à obra!


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website