Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL

P/02/42 Bruxelas, 27 de Março de 2002

Declaração da Presidência, em nome da União Europeia, sobre a transferência para a MINUK de prisioneiros albaneses do Kosovo, efectuada pelas autoridades de Belgrado

A União Europeia congratula-se com a transferência para a custódia da MINUK de 146 prisioneiros albaneses do Kosovo. As autoridades cumprem assim o compromisso que haviam assumido nesse sentido no Documento Comum MINUK/RFJ de 5 de Novembro de 2001 e o que é ainda mais importante solucionam adequadamente o problema da detenção prolongada dos albaneses do Kosovo, criando ao mesmo tempo confiança entre as comunidades do próprio Kosovo.

A União Europeia incentiva todas as partes a continuarem a cooperar de forma construtiva nos outros domínios de interesse comum referidos no Documento Comum MINUK/RFJ.

A União Europeia exorta as autoridades de Belgrado a cumprirem outras obrigações importantes a nível internacional, designadamente a cooperação com o Tribunal Penal Internacional para a Ex-Jugoslávia. Ao fazê-lo, estarão a aproximar um pouco mais a Sérvia e o Montenegro da integração europeia.


Side Bar