Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL

P/01/99

Bruxelas, 22 de Maio de 2001

8858/01 (Presse 194)
P 99/01

Declaração da Presidência, em nome da União Europeia, sobre a desmobilização dos grupos armados de etnia albanesa na região do vale de Presevo

A União Europeia saúda o compromisso da total desmobilização no Sul da Sérvia (região do Vale de Presevo), assumido por representantes dos grupos armados de etnia albanesa e ontem assinado pelo Comandante do UPCMB, Shefket Musliu. Foi assim dado um passo encorajador no sentido de uma resolução não violenta da situação no vale de Presevo. A UE insta todas as pessoas envolvidas a respeitarem integralmente este compromisso e a entregarem as armas à KFOR, regressando à vida civil.

A UE incentiva as autoridades da RFJ/Sérvia, bem como os representantes da etnia albanesa, a darem continuidade ao diálogo construtivo que tem vindo a ser mantido nos últimos dias, a fim de consolidar a implementação das medidas de confiança, nomeadamente a rápida constituição de uma força de polícia multi-étnica. A UE espera que as questões pendentes relativas às minorias étnicas na região do vale de Presevo, entre as quais se contam o regresso de deslocados e a integração das pessoas de etnia albanesa nas estruturas políticas e sociais, continuem a ser abordadas com seriedade após a retirada das forças jugoslavas para o Sector B.

[Graphic in PDF & Word format]


Side Bar