Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL

P/01/73

Bruxelas, 6 de Abril de 2001

7836/01 (Presse 144)
73/01

Declaração da Presidência, em nome da União Europeia, sobre a visita a Belgrado do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no Kosovo, Hans Haekkerup

A União Europeia congratula-se com a visita a Belgrado, em 5 de Abril de 2001, do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no Kosovo, Hans Haekkerup. O encontro que teve com o Presidente da RFJ, Vojislav Kostunica, constitui um passo importante para o desenvolvimento de uma relação construtiva entre a Missão das Nações Unidas no Kosovo (MINUK) e o Governo da RFJ.

A UE saúda calorosamente o apoio manifestado pelo Presidente Kostunica aos esforços desenvolvidos pela MINUK para instituir um quadro jurídico para o Kosovo, bem como a sua confirmação de que os sérvios do Kosovo participarão nesse processo.

A UE recorda os anteriores compromissos por parte das autoridades da RFJ/Sérvia no que respeita à libertação dos presos políticos da comunidade albanesa do Kosovo que ainda permanecem na prisão. A UE apoia a ideia da criação de um mecanismo comum (RFJ/MINUK) que permita esclarecer o destino de todos os desaparecidos, tendo em vista também a participação dos sérvios afectados pelo conflito, da comunidade albanesa do Kosovo e de outros representantes da sociedade civil.

A UE insta mais uma vez os dirigentes albaneses do Kosovo a servirem-se da sua influência para pôr termo à violência e às perseguições contra as minorias. Incentiva a KFOR e a MINUK a que continuem a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a segurança das comunidades que constituem minorias na região e a que criem condições que permitam o regresso em segurança e com dignidade de todos os refugiados e deslocados do Kosovo.

A UE aguarda com expectativa a instalação formal de uma representação da MINUK em Belgrado.

[Graphic in PDF & Word format]


Side Bar