Navigation path

Left navigation

Additional tools

50 anos da PAC – Parceria entre a Europa e os agricultores

European Commission - MEMO/12/32   23/01/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

MEMO/12/32

Bruxelas, 23 de janeiro de 2012

50 anos da PAC – Parceria entre a Europa e os agricultores

O ano de 2012 assinala o 50.º aniversário da aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) da UE, uma das pedras angulares da integração europeia, que proporcionou aos cidadãos europeus 50 anos de segurança alimentar e garantiu a vitalidade do mundo rural. A PAC continua a ser a única política da UE que beneficia de um quadro comum a nível da União, provindo a maioria das despesas públicas em todos os Estados‑Membros do orçamento da UE e não dos orçamentos nacionais ou regionais. Os números mostram que a PAC contribuiu para um aumento constante do valor económico, da produtividade e do comércio, permitindo igualmente diminuir para metade a parte que os agregados familiares consagram a despesas com produtos alimentares.

A PAC é uma política que sempre evoluiu para enfrentar desafios incontornáveis. A título de exemplo, o processo de reforma iniciado em 1992 caracterizou-se por uma mudança, com maior orientação para o mercado e eliminação dos auxílios que falseiam as trocas comerciais, tendo simultaneamente em conta as preocupações dos consumidores relacionadas com questões como o bem-estar dos animais, bem como a duplicação do número de agricultores na UE (na sequência do alargamento de 15 para 27 Estados-Membros).

Em outubro de 2011, a Comissão apresentou as suas últimas propostas de novas reformas da PAC destinadas a enfrentar os desafios atuais e futuros: segurança alimentar, alterações climáticas, utilização sustentável dos recursos naturais, desenvolvimento regional equilibrado, auxílio ao setor agrícola para fazer face aos efeitos da crise económica e à volatilidade crescente dos preços agrícolas e contribuição para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, em consonância com a estratégia Europa 2020.

Marcos na história da PAC

Diversas datas importantes assinalaram o início da PAC em 1962:

  • 14 de janeiro de 1962: após 140 horas de negociações (primeira maratona agrícola europeia), o Conselho de Ministros dos Seis toma a decisão de passar à segunda fase do período de transição, estabelecer uma organização comum do mercado agrícola para cada produto, aplicar regras de concorrência específicas e criar um Fundo Europeu de Orientação e de Garantia Agrícola (FEOGA).

  • 4 de abril de 1962: após uma segunda maratona agrícola, os textos dos regulamentos são adotados pelo Conselho.

  • 20 de abril de 1962: os textos são publicados. A data da sua entrada em vigor dependia do início da campanha de comercialização: por exemplo, para a organização comum de mercado dos cereais, dos ovos, das aves de capoeira, da carne de bovino e de suíno, a data de entrada em vigor era 1 de julho de 1962.

    Entre as datas importantes a assinalar desde então, citem-se as seguintes:

  • 1962: nasce a Política Agrícola Comum (PAC)! O objetivo fundamental desta política consiste em proporcionar aos cidadãos da UE alimentos a preços acessíveis e garantir um nível de vida equitativo aos agricultores.

  • 1984: quotas leiteiras – são introduzidas medidas específicas para adaptar a produção leiteira às necessidades do mercado.

  • 1992: reforma «Mac Sharry» – a PAC passa de um apoio ao mercado a um apoio ao produtor. O apoio aos preços é substituído por pagamentos diretos de auxílios. É concedida ênfase crescente à qualidade dos alimentos, à proteção dos produtos alimentares tradicionais e regionais e à proteção do ambiente.

  • 2000: o âmbito da PAC é alargado, de modo a incluir o desenvolvimento rural. A PAC concentra-se no desenvolvimento económico, social e cultural da Europa através de programas plurianuais orientados, concebidos a nível nacional, regional ou local.

  • 2003: reforma «Fischler/revisão intercalar» – a reforma da PAC suprime o vínculo existente entre subvenções e produção. Os agricultores orientam-se mais para o mercado e, atendendo aos condicionalismos específicos impostos à agricultura europeia, beneficiam de auxílios ao rendimento. São obrigados a respeitar normas específicas em matéria de ambiente, bem-estar animal e segurança alimentar.

  • 2004 a 2007: a população agrícola da UE duplica, na sequência dos alargamentos recentes a 12 novos Estados-Membros. Muda igualmente a paisagem agrícola e rural da UE.

  • 2012: negociações para uma nova reforma da PAC destinada a reforçar a competitividade económica e ecológica do setor agrícola, promover a inovação, combater as alterações climáticas e apoiar o emprego e o crescimento nas zonas rurais.

Estatísticas que ilustram a evolução dos dados agrícolas de base

1962

1992

2002

2012

Número de Estados-Membros

6

12

15

27

Número de agricultores (milhões)

6,5

7,2

6,2

13,7

Superfície agrícola (milhões de hectares)

69

118

126

172

1962

2012

Valor da produção agrícola (preços reais, 1 000 milhões de EUR/ECU)

20

350

Rendimento leiteiro médio (kg/vaca/ano)

3000

6500

Rendimento médio do trigo (em toneladas/ha)

2

6

Valor das exportações agrícolas (em termos reais, 1 000 milhões de EUR/ECU)

3

90*

Valor das importações agrícolas (em termos reais, 1 000 milhões de EUR/ECU)

6

80*

Valor do comércio agrícola (em termos reais, 1 000 milhões de EUR/ECU)

10

170*

% das despesas do agregado familiar com produtos alimentares (média da UE)

30%

16%

Fonte: DG AGRI; Nota: * valores provisórios para jan-nov 2011

Para mais pormenores, incluindo informações sobre eventos «CAP@50» nos diversos Estados-Membros para assinalar o 50.º aniversário da PAC, consultar o sítio Web http://ec.europa.eu/agriculture/50-years-of-cap/index_pt.htm .

Para além de uma cerimónia interinstitucional prevista para Bruxelas a 23 de janeiro, foram confirmados pelos seis membros fundadores da UE os seguintes eventos de lançamento:

  • Alemanha (Berlim, Gruene Woche) - 20 de janeiro de 2012

  • Itália (Verona) - 2 de fevereiro de 2012

  • França (Paris) - 27 de fevereiro de 2012

  • BeNeLux (a confirmar) - 4 de abril de 2012


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website