Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Semana Europeia da Juventude 2019: «A democracia e eu»

Bruxelas, 29 de abril de 2019

A Semana Europeia da Juventude realiza-se de dois em dois anos. Celebra e promove atividades dirigidas aos jovens, através de eventos organizados em todos os países que participam no programa Erasmus+.

De 29 de abril a 5 de maio, decorre, em toda a Europa, a nona edição da Semana Europeia da Juventude, sob o tema «A democracia e eu». A par das atividades organizadas ao longo da semana em todos os países participantes, centenas de jovens farão ouvir a sua voz em dois grandes eventos que decorrem em Bruxelas, em 29 e 30 de abril.

Na perspetiva das próximas eleições para o Parlamento Europeu, entre 23 e 26 de maio, os debates realizados no âmbito desta edição da Semana Europeia da Juventude centrar-se-ão na forma como os jovens podem participar ativamente nas respetivas comunidades e influenciar as decisões democráticas.

Em 30 de abril, o Comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, presidirá a uma sessão do Diálogo com os Cidadãos destinada aos jovens, bem como a um debate no Parlamento Europeu em Bruxelas, reunindo mais de 800 jovens que irão discutir a participação democrática, bem como o impacto do Corpo Europeu de Solidariedade para os jovens, as ONG e as comunidades locais.

Em antecipação da Semana Europeia da Juventude, o Comissário Navracsics declarou: «Saúdo esta geração de jovens europeus ativos, empenhados e prontos a ajudar os outros. Cerca de 125 mil jovens já estão inscritos no Corpo Europeu de Solidariedade, numa indicação clara de que a juventude está disposta a participar ativamente na sociedade. O mais recente inquérito Eurobarómetro sobre a juventude revela que três em cada quatro jovens afirmam ter participado em alguma forma de atividade cívica, seja pelo exercício do direito de voto, a adesão a um movimento, a assinatura de uma petição em linha ou uma ação de voluntariado. Orgulho-me dos jovens e incentivo-os a mobilizarem os seus pares para o voto nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, para que tenham uma palavra a dizer na definição do seu futuro.»

Os resultados de um inquérito Eurobarómetro hoje publicado mostram que para mais de dois terços dos jovens (67 %), a ação prioritária da UE nos próximos dez anos deverá centrar-se na proteção do ambiente e na luta contra as alterações climáticas. A segunda e terceira prioridades identificadas são a melhoria da educação e da formação, incluindo a livre circulação de estudantes, aprendizes ou alunos (56 %), e a luta contra a pobreza e as desigualdades económicas e sociais (56 %). Além disso, 72 % dos jovens inquiridos afirmam que, a partir do momento em que puderam participar nos atos eleitorais até hoje, exerceram o seu direito de voto em eleições locais, nacionais ou europeias. O inquérito, que decorreu em março de 2019, dirigiu-se a cerca de 11 mil jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos. Os participantes terão a oportunidade de debater estes e outros temas no âmbito dos eventos da Semana Europeia da Juventude.

Além disso, esta tarde (29 de abril), o Comissário Navracsics apresentará os resultados da edição de 2018 do Prémio Altiero Spinelli. Esta edição incidiu especialmente nos jovens e distinguiu projetos que reforçam a sua consciência crítica em relação à União Europeia e a motivação para participarem nos processos democráticos que irão moldar o seu futuro. Atraiu 79 candidaturas e os cinco projetos vencedores serão anunciados num evento a realizar em Bruxelas.

Contexto

A Semana Europeia da Juventude realiza-se de dois em dois anos. Celebra e promove atividades dirigidas aos jovens, através de eventos organizados em todos os países que participam no programa Erasmus+. Para além dos dois principais eventos a realizar em Bruxelas, centenas de atividades e iniciativas estão a ser organizadas a nível local. A anterior Semana Europeia da Juventude, em 2017, contou com a participação de 112 mil jovens em toda a Europa, na Macedónia do Norte, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega, na Sérvia e na Turquia.

Um dos temas centrais da edição deste ano, o Corpo Europeu de Solidariedade, foi anunciado pelo Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, no seu discurso  sobre o estado da União de 2016. Proporciona aos jovens entre os 18 e os 30 anos a oportunidade de participarem em várias atividades de solidariedade dentro e fora da UE. Desde o seu lançamento em 7 de dezembro de 2016, já aderiram ao Corpo Europeu de Solidariedade perto de 125 mil jovens, e quase 15 mil participantes iniciaram a sua atividade.

O prémio Altiero Spinelli é uma iniciativa do Parlamento Europeu que a Comissão Europeia organiza desde 2017. Distingue ações que contribuem para que os cidadãos compreendam melhor a União Europeia e reforcem a sua motivação para participar em processos democráticos. 

Ao longo da Semana Europeia da Juventude 2019, a Comissão publicará também novos dados sobre a adesão à Garantia para a Juventude e à Iniciativa para o Emprego dos Jovens. A Garantia para a Juventude é uma iniciativa emblemática da UE para promover o emprego dos jovens, garantindo que todos os jovens com menos de 25 anos recebem uma boa oferta de emprego, educação contínua, aprendizagem ou estágio no prazo de quatro meses após terem ficado desempregados ou terem terminado o ensino formal.

Para mais informações

Semana Europeia da Juventude

Corpo Europeu de Solidariedade

Resultados do Prémio Altiero Spinelli de 2018

Eurobarómetro: «How do we build a stronger, more united Europe?” – The views of young people»

Erasmus+

Campanha EUandME

IP/19/2255

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar