Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

A Semana Europeia da Formação Profissional 2018 ajuda milhões a descobrir os benefícios do ensino e formação profissionais

Bruxelas, 9 de novembro de 2018

Encerra hoje a edição de 2018 da Semana Europeia da Formação Profissional, organizada pela Comissão Europeia em cooperação com a Presidência austríaca.

Os 1 512 eventos que se realizaram em toda a Europa permitiram que a campanha chegasse a 2,2 milhões de pessoas (mais 1,2 milhões do que no ano passado). Mas o seu impacto não se fica por aqui, uma vez que continuam a ser organizados muitos mais eventos e atividades associados em toda a Europa até dezembro de 2018. Para encerrar a Semana, a comissária responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, anunciou os vencedores dos prémios de excelência EFP 2018.

Na cerimónia de encerramento celebrada hoje na Câmara Económica Federal Austríaca, em Viena, a comissária Thyssen declarou: «É um prazer estar hoje aqui e sentir todo o apoio que é prestado ao ensino e formação profissionais em toda a Europa. Cada um dos aqui presentes contribuiu para o sucesso desta terceira Semana Europeia da Formação Profissional. A nossa campanha chegou a milhões de europeus para os convencer de que o EFP é uma grande escolha. Com a vossa ajuda, continuaremos a trabalhar para fazer com que o EFP seja compreendido por aquilo que verdadeiramente é: uma opção que conduz a carreiras bem-sucedidas e uma escolha que beneficia toda a Europa.» 

«Durante a Semana Europeia da Formação Profissional, em Viena, os representantes e peritos de todos os Estados-Membros debateram e trabalharam intensamente para dar continuidade ao desenvolvimento do EFP na Europa», afirmou a ministra austríaca dos Assuntos Digitais e Económicos, Dra. Margarete Schramböck. «O grande interesse e vontade de apoiar é um indicador claro de que reconhecemos a importância do EFP para dar resposta à necessidade de competências futuras e para se aproveitar da melhor forma possível as oportunidades assim criadas para a economia e a sociedade». 

Heinz Fassmann, Ministro Federal austríaco da Educação, da Ciência e da Investigação, disse: «A edição de 2018 da Semana Europeia da Formação Profissional foi um êxito total. Mais uma vez, comprovou claramente o vasto apoio de que o EFP beneficia em todos os Estados-Membros da UE e os esforços envidados a nível europeu para tornar o EFP uma verdadeira primeira escolha. Tendo em conta o papel que o EFP desempenha aqui na Áustria, a Presidência austríaca sentiu-se honrada por participar na edição deste ano.» 

O Presidente austríaco da Câmara Económica Federal, Harald Mahrer, salientou: «Tenho o prazer de acolher a Semana Europeia da Formação Profissional na Câmara Económica Federal da Áustria. A mensagem fundamental da Semana Europeia da Formação Profissional de 2018, «Descubra o seu Talento», levou o sistema dual austríaco a ser considerado melhor prática na União Europeia. Atualmente, cerca de 40 % de todos os jovens austríacos frequentam cursos de formação em regime de aprendizagem após a conclusão da escolaridade obrigatória. Uma tal percentagem é possível graças aos esforços envidados pelas empresas para colmatarem a falta de trabalhadores qualificados de que padecem e que se verifica em toda a Europa. Esta estreita cooperação entre a economia e a educação é um dos fatores de sucesso mais importantes para um sistema de aprendizagem atraente

A organização da Semana contou com a participação e o apoio intensos de duas agências da UE — o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) e a Fundação Europeia para a Formação. Durante a Semana, o Cedefop organizou uma conferência sobre o futuro do EFP, a Aliança Europeia para a Aprendizagem celebrou o seu quinto aniversário e a Comissão acolheu um fórum em conjunto com a OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos) sobre a educação de adultos.

Por último, o evento de encerramento de hoje incluiu uma cerimónia de entrega dos prémios e uma apresentação dos embaixadores da Semana Europeia da Formação Profissional de 2018. Tanto as iniciativas premiadas como os testemunhos dos embaixadores do EFP destacam e confirmam o papel crucial da educação e formação profissionais para ajudar as pessoas a aproveitar as oportunidades trazidas pelo novo mundo do trabalho.

Prémios de excelência EFP 2018 

Os prémios de excelência EFP 2018, entregues pela comissária Thyssen durante a conferência de encerramento da Semana Europeia da Formação Profissional em 2018, recompensam exemplos notáveis de EFP na Europa e funcionam como um paradigma de excelência no setor.

Lista completa dos vencedores e das categorias:

1. Empresas e aprendentes

  • Aliança Europeia para a Aprendizagem — Aprendiz. Vencedor — Domenico Calabrese, Itália; Aliança Europeia para a Aprendizagem — Grandes Empresas. Vencedor — ESB Networks DAC, Irlanda; Aliança Europeia para a Aprendizagem — Pequenas Empresas. Vencedor — Atelier du Pain, França
  • Formação no local de trabalho. Vencedores — Human Partner Sp. Z o.o. e Joanna Kamola, Polónia
  • Concurso Internacional de Competências. Vencedor — Daniel Gerber, Competências de Instalação Elétrica, Suíça
  • Prémio Júnior (JA) Europa. Vencedor: Liceu Tecnológico de Marmatia, Simona ONA, Roménia

2. Inovadores em EFP

  • Prestador inovador de EFP. Vencedor — Centro de Formação Profissional Xabec, Espanha
  • Seleção especial no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural — Compagnons du Devoir et du Tour de France, França
  • Professor e Formador. Vencedor — Joanna Żebrowska, Polónia
  • Investigador em EFP. Vencedor — Learning Layers, Estónia 

3. Financiamento europeu para a excelência

  • Projeto do Fundo Social Europeu. Vencedor — Closer to the Labour Market 2, Polónia
  • Projeto Erasmus+. Vencedor — Mobile Learning in VET towards 2020, Itália

4. Prémios das Agências Europeias

Visite o sítio da Semana Europeia da Formação Profissional para mais informações sobre as categorias e os vencedores. 

Contexto

A terceira Semana Europeia da Formação Profissional teve lugar em Viena, de 5 a 9 de novembro. Organizado pela Comissão Europeia, o lema da Semana é «Descubra o seu Talento». O objetivo da Semana é mostrar que o EFP é uma escolha inteligente que conduz à excelência na educação, a empregos de elevada qualidade e ao aumento da empregabilidade. Trata-se de uma das dez principais ações propostas pela Comissão na Agenda de Competências para a Europa, apresentada em junho de 2016. A importância das competências adequadas é também reconhecida no Pilar Europeu dos Direitos Sociais, um compromisso conjunto de todas as instituições europeias e de todos os Estados-Membros.

A comprovar o êxito da Semana Europeia, este ano já tivemos: 

  • Organização de oito eventos nacionais
  • Eventos realizados em 47 países
  • Mais de 500 participantes na Semana Europeia em Viena
  • Participação de 26 embaixadores nacionais e pan-UE

A lista de eventos por país pode ser consultada aqui.

Para mais informações

Comunicados de imprensa: Ensino e Formação Profissionais no coração da Europa: lançamento da terceira Semana Europeia da Formação Profissional

Sítio Web da Semana Europeia da Formação Profissional e mapa de eventos

Página de Evento do Facebook: Semana Europeia da Formação Profissional 2018

Website da Presidência austríaca do Conselho da União Europeia 2018

Siga Marianne Thyssen no Facebook e no Twitter, #EUVocationalSkills #DiscoverYourTalent

 

IP/18/6305

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar