Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Comissão lança nova ferramenta para apoiar o ensino e a aprendizagem digitais nas escolas

Bruxelas, 25 de outubro de 2018

Comissão lança nova ferramenta para apoiar o ensino e a aprendizagem digitais nas escolas

A Comissão Europeia apresentou hoje uma nova ferramenta para ajudar todas as escolas da UE, bem como da Rússia, da Geórgia e da Sérvia, a avaliar a forma como utilizam as tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem. Na UE, esta ferramenta, denominada SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational Technologies - autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz fomentando a utilização de tecnologias educativas inovadoras) será oferecida a 76,7 milhões de alunos e professores em 250 000 escolas, numa base voluntária. Está a ser lançada em 24 línguas da UE, prevendo-se a disponibilização posterior de mais versões linguísticas. Qualquer escola interessada (nível superior do ensino básico, ensino secundário e ensino profissional) pode inscrever-se na plataforma SELFIE e realizar a sua autorreflexão.O objetivo da Comissão é conseguir abranger 1 milhão de alunos, professores e dirigentes escolares até ao final de 2019.

Por ocasião do lançamento desta ferramenta no Liceu IX Klementyna Hoffmanowa, uma escola secundária em Varsóvia, na Polónia, Tibor Navracsics, comissário da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, declarou: «A SELFIE pode ajudar as nossas escolas a incorporarem as tecnologias no ensino e na aprendizagem de forma adequada e abrangente. Ao reunir os pontos de vista dos dirigentes escolares, dos professores e dos alunos, pode desempenhar um papel importante na adaptação do setor educativo da Europa à era digital. Estou confiante de que a SELFIE irá ajudar-nos a reforçar as competências digitais dos europeus. Este aspeto é fundamental se quisermos dar a todos a possibilidade de tirar partido das oportunidades oferecidas pelas economias globalizadas e orientadas para o conhecimento.E é indispensável para construir sociedades em que as pessoas possam utilizar as novas tecnologias de forma confiante e com espírito crítico em vez de serem apenas consumidores passivos

A SELFIE é uma das 11 iniciativas do Plano de Ação para a Educação Digital apresentado pela Comissão em janeiro deste ano. Este plano de ação visa incentivar as competências digitais na Europa e apoiar a utilização inovadora das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem.

Como funciona a SELFIE

Quando uma escola decide utilizar a SELFIE, os seus alunos, os dirigentes escolares e os professores são convidados a refletir sobre uma série de breves afirmações destinadas a avaliar se as tecnologias são utilizadas no ensino e na aprendizagem.A ferramenta é modular e as escolas podem escolher entre uma série de afirmações facultativas e adicionar um máximo de oito perguntas personalizadas, de acordo com as respetivas necessidades e prioridades. Este processo demora entre 20 e 30 minutos a completar. Em seguida, a escola recebe um relatório específico com os resultados. O relatório escolar da SELFIE pode depois ser utilizado para um diálogo ao nível da comunidade escolar, a fim de definir medidas para melhorar a utilização das tecnologias digitais tendo em vista uma melhor aprendizagem. Tais medidas podem incluir, por exemplo, uma formação específica para os professores ou o apoio aos alunos sobre questões como a segurança em linha. Todas as respostas introduzidas no sistema SELFIE são anónimas e não são recolhidos quaisquer dados pessoais. Os dados não serão utilizados para classificar as escolas ou os sistemas de ensino.

Próximas etapas

A SELFIE está já disponível em escolas da Sérvia e, a partir do início do próximo ano, será facultada a todos os países da região dos Balcãs Ocidentais. A primeira conferência SELFIE será organizada em Madrid, em 4 e 5 de abril de 2019, em parceria com o Ministério da Educação espanhol.O evento reunirá as escolas de toda a Europa que usam a ferramenta, e as suas experiências e opiniões serão utilizadas para a melhorar.

A Comissão elaborará também materiais de apoio para as escolas, a fim de as ajudar a tomar as medidas necessárias para melhorarem a utilização das tecnologias digitais depois de terem preenchido o questionário da SELFIE.Além disso, a Comissão está a explorar potenciais sinergias com as redes existentes de professores e escolas, em particular a eTwinning, uma plataforma em linha apoiada pelo programa Erasmus+ que se converteu na maior rede de professores do mundo.

Contexto

O lançamento tem lugar hoje numa escola secundária de Varsóvia, onde o comissário Navracsics participará também na conferência anual eTwinning. O comissário Navracsics e a ministra da Educação polaca, Anna Zalewska, visitarão a escola para contactarem com os alunos e os professores e verem em primeira mão de que modo a escola está a incorporar as tecnologias na aprendizagem.

Para desenvolver a ferramenta SELFIE, a Comissão trabalhou em parceria com os ministérios da educação e com uma comunidade de peritos em educação digital de toda a Europa. As instituições parceiras incluem a Fundação Europeia para a Formação, o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) e o Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação da UNESCO.

No ano passado, foi testada uma versão inicial desta ferramenta com 650 escolas de 14 países. Este projeto-piloto permitiu recolher 67 000 comentários sobre a forma de simplificar e melhorar a ferramenta, um contributo que foi integrado na versão agora lançada.

Para mais informações

Sítio Web da SELFIE, incluindo vídeo

Ficha de informação sobre a SELFIE

A SELFIE no Twitter: #SELFIE_EU 

IP/18/6178

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar