Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Promover o multilateralismo: O Presidente Juncker e uma delegação de alto nível da União Europeia na semana ministerial da 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Bruxelas, 21 de setembro de 2018

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acompanhado de uma delegação de alto nível da União Europeia, estará em Nova Iorque na próxima semana para a semana ministerial da 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os representantes da UE acolherão e participarão num grande número de eventos e reunir-se-ão com os líderes mundiais, em consonância com o constante empenho da União Europeia no sentido de assegurar uma Organização das Nações Unidas forte e eficiente e de promover o multilateralismo e uma ordem mundial assente em regras.

O Presidente Juncker afirmou no seu discurso sobre o estado da União de 12 de setembro de 2018: «A Europa nunca será uma fortaleza nem voltará as costas ao mundo, nomeadamente ao mundo que sofre. A Europa nunca se transformará numa ilha. A Europa deve ser e permanecer multilateral. O planeta é de todos nós e não apenas de alguns.»

O Presidente Jean-Claude Juncker e a Alta Representante Federica Mogherini iniciarão a semana no domingo, 23 de setembro, com uma reunião bilateral com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, reiterando a parceria estratégica UE-ONU. Reunir-se-ão igualmente, em conjunto, com Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana (UA), para debater a forma de fazer progredir os trabalhos da cooperação trilateral inovadora UE-UN-UA.

O Presidente Juncker intervirá na segunda-feira, 24 de setembro, na Cimeira para a Paz Nelson Mandela uma reunião de alto nível sobre a paz no mundo em honra do centenário do nascimento de Nelson Mandela.

Na terça-feira, o Presidente Juncker, o Primeiro Vice-Presidente da Comissão, Frans Timmermans, e a Alta Representante/Vice-Presidente Federica Mogherini juntar-se-ão ao Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na abertura da 73.ª Assembleia Geral. O Presidente Tusk intervirá perante a Assembleia Geral, em nome da UE, na quinta-feira, 27 de setembro.

Eventos emblemáticos da UE durante a semana

A UE acolherá ou coorganizará diversos eventos emblemáticos à margem da Assembleia Geral:

  • A Comissária Cecilia Malmström copresidirá a primeira reunião ministerial da Aliança para o Comércio sem Tortura na segunda-feira, 24 de setembro. Os membros da Aliança, quase 60 países, farão o balanço dos progressos realizados no sentido de proibir o comércio de mercadorias utilizadas para infligir a tortura e a pena de morte. Durante o evento, irão aderir à Aliança mais países, e os seus membros debaterão a forma de lançar os trabalhos para uma convenção vinculativa das Nações Unidas que proíba este comércio.
  • Na terça-feira, 25 de setembro, o Primeiro Vice-Presidente Timmermans coorganizará com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente um evento sobre «Luta contra a poluição por plástico: uma corrida mundial para o topo», que continuará a incentivar os governos em todo o mundo a seguirem a liderança da UE e a enfrentarem este desafio transfronteiras. A UE está na vanguarda da transição mundial para uma economia mais circular, transformando a forma como os produtos são concebidos, produzidos, utilizados e reciclados de um modo que seja positivo para o nosso ambiente e reforce a competitividade da nossa indústria.
  • Nesse mesmo dia, a Alta Representante/Vice-Presidente Federica Mogherini convocará o Painel Global Tech, lançado em maio de 2018, que reúne líderes mundiais do setor privado e da sociedade civil, com o objetivo de incentivar a criação de novas formas de cooperação entre a diplomacia e a tecnologia.
  • A UE acolherá ainda um quinto evento de alto nível sobre a crise na Síria, em 26 de setembro, sob a presidência da Alta Representante/Vice-Presidente, Federica Mogherini, e do Comissário Christos Stylianides, reafirmando o apoio internacional e da UE para encontrar uma solução política para o conflito na Síria e abordar as necessidades humanitárias e de resiliência das pessoas afetadas pela crise na Síria e em toda a região.
  • No mesmo dia, o Comissário Christos Stylianides coorganiza o evento «Debaixo de fogo cruzado: a proteção da população civil e o respeito pelo direito humanitário internacional», juntamente com a Bélgica e o OCHA.
  • Em 27 de setembro, a Alta Representante/Vice-Presidente Federica Mogherini, juntamente com o Representante Especial da UE para os Direitos Humanos, Stavros Lambrinidis, lançou a iniciativa «Histórias exemplares em matéria de direitos humanos», que promove uma narrativa positiva sobre os direitos humanos no mundo, com vista ao 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  • Também em 27 de setembro, a Alta Representante/Vice-Presidente Federica Mogherini e o Comissário Neven Mimica lançarão a próxima fase da Iniciativa Spotlight da UE e da ONU, que visa eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e raparigas: programa para a América Latina especificamente centrado no feminicídio. Nesse mesmo dia, o Comissário Christos Stylianides coorganizará o Apelo à ação contra a violência baseada no género em situações de emergência.

Outros eventos de alto nível durante a semana

Os representantes da UE terão um programa completo de debates e eventos paralelos de alto nível, bem como numerosas reuniões bilaterais:

  • Em 24 de setembro, a Alta Representante/Vice-Presidente Federica Mogherini presidirá uma reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, com a Síria e a Líbia na ordem do dia. No mesmo dia, presidirá também uma reunião ministerial do E3/UE+2 e do Irão sobre a execução do Plano de Ação Conjunto Global (PACG), o acordo nuclear com o Irão.
  • O Primeiro Vice-Presidente Frans Timmermans, juntamente com o Presidente Tusk e com a Alta Representante/Vice-Presidente Federica Mogherini, procederá à abertura da receção anual da UE na quarta-feira, 26 de setembro.
  • Em 26 de setembro, a União Europeia será representada pelos Vice-Presidentes Maroš Šefčovič e Valdis Dombrovskis, bem como pelo Comissário Mimica, na Cimeira One Planet – um evento de seguimento para acelerar a aplicação dos objetivos climáticos no âmbito do Acordo de Paris.Antes disso, o Primeiro Vice-Presidente Timmermans, os Vice-Presidentes Šefčovič e Dombrovskis, bem como os Comissários Pierre Moscovici e Margrethe Vestager, assistirão ao Fórum mundial empresarial da Bloomberg.
  • O Vice-Presidente Andrus Ansip participará na reunião anual da Comissão da Banda Larga para o Desenvolvimento Sustentável.
  • O Comissário Vytenis Andriukaitis representará a UE nas reuniões de alto nível relacionadas com a saúde, a prevenção e controlo de doenças não transmissíveis e a tuberculose.
  • Em 26 de setembro, a Alta Representante/Vice-Presidente Federica Mogherini e o Comissário Johannes Hahn reunir-se-ão com os líderes dos Balcãs Ocidentais durante um jantar de trabalho. Em 25 de setembro, o Comissário Hahn acolherá igualmente um pequeno-almoço de trabalho com os ministros dos Negócios Estrangeiros dessa região.
  • O Comissário Dimitris Avramopoulos intervirá num evento organizado pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados sobre o Pacto Global sobre os Refugiados, em 24 de setembro e intervirá, em 26 de setembro, num evento sobre o Pacto Global em matéria de Migrações.
  • A Alta Representante/Vice-Presidente Mogherini e o Comissário Hahn coorganizarão, em 27 de setembro, uma reunião ministerial sobre a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina. No mesmo dia, a Alta Representante/Vice-Presidente Mogherini e o Comissário Mimica representarão a UE na Reunião de Alto Nível sobre a Somália. O Comissário Mimica representará também a UE por ocasião de uma reunião ministerial sobre a República Centro-Africana.
  • Em 28 de setembro, o Comissário Mimica lançará oficialmente as negociações com os Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) sobre um novo acordo de parceria, que substituirá o Acordo de Cotonu.

Toda a agenda dos representantes da UE pode ser consultada nos seus sítios Web.

Para mais informações:

Os comunicados de imprensa e o material audiovisual estarão disponíveis nos sítios SEAE, Europa e Consilium.

Participe na conversa em linha no Twitter, no Instagram e no Facebook, utilizando os hashtags #UNGA e #EU, e siga-nos através de @EUatUN e das contas dos Comissários para atualizações em direto ao longo da semana.

Ficha informativa: A UE nas Nações Unidas

Ficha informativa: Parceria UE – Nações Unidas: Factos e números

Conclusões do Conselho sobre as Prioridades da UE nas Nações Unidas e na 73.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas

IP/18/5839

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar