Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Política de coesão pós-2020: Comissão ajuda as regiões da Europa a tornarem-se mais inovadoras

Bruxelas, 19 de junho de 2018

Hoje a Comissão está a renovar a iniciativa «Stairway to Excellence», para continuar a fornecer apoio adaptado e técnico às regiões menos avançadas no domínio da inovação.

Esta iniciativa irá ajudar as regiões a desenvolver, atualizar e aperfeiçoar as suas estratégias de especialização estratégias de especialização inteligente, ou seja, as suas estratégias regionais de inovação baseadas em nichos competitividade, antes do início do período orçamental 2021-2027. Irá igualmente ajudar a identificar recursos europeus adequados para financiar projetos inovadores e formar parcerias com outras regiões com vantagens semelhantes para criar polos de inovação.

Na sequência das propostas da Comissão para a futura política de coesão, o novo programa «Horizonte Europa» e em consonância com a agenda renovada para a investigação e a inovação da Comissão, a iniciativa «Stairway to Excellence» consiste noutra forma de apoio da Comissão às regiões europeias para prepararem o futuro, com estratégias sólidas de inovação apoiadas pelos fundos da UE, no âmbito do próximo orçamento a longo prazo da UE para 2021-2027.

Na opinião de Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional: «A especialização inteligente será mais importante do que nunca no período posterior a 2020. Para que estas estratégias manifestem o seu pleno potencial nos próximos anos, precisamos de duas coisas: mais parcerias e uma maior apropriação, em especial nas regiões que mais precisam de recuperar . Esta iniciativa ajudará a preparar o lançamento de estratégias sólidas de inovação no período pós-2020.»

Carlos Moedas, Comissário responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, acrescentou: «Acabamos de propor o mais ambicioso programa de financiamento da investigação e inovação da UE, o “Horizonte Europa”, que beneficiará de 100 mil milhões de EUR no período de 2021-2027. Tal significa também mais oportunidades a favor das regiões para explorarem ao máximo o seu potencial de investigação e inovação. A iniciativa “Stairway to Excellence” ajudará as regiões a combinar os fundos da UE para financiar projetos inovadores.»

Tibor Navracsics, Comissário da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, declarou: «Graças a esta iniciativa, o Centro Comum de Investigação – o serviço científico e de conhecimento da Comissão – poderá utilizar a sua perícia para ajudar as regiões a tirarem partido das suas potencialidades e prioridades, aprenderem mutuamente e explorarem ao máximo os seus ativos mais valiosos: o talento e a criatividade das pessoas.»

A iniciativa, coordenada pelo Centro Comum de Investigação, proporcionará às regiões quatro formas principais de apoio:

  1. A Comissão e os peritos externos ajudarão as regiões a identificar as áreas a melhorar, nas suas estratégias de especialização inteligente e nos seus sistemas de inovação regionais (qualidade da investigação pública, eficiência da ligação entre os meios empresarial científico e condições propícias à atividade das empresas), a e cooperar com as outras regiões nos domínios da investigação e inovação.
  2. Além disso, os peritos ajudarão as regiões a explorar todas as fontes potenciais de financiamento, como o «Horizonte Europa», a Europa Digital e os fundos da política de coesão, e a combinar essas fontes através de novas oportunidades de sinergias, oferecidas pelas propostas da Comissão relativas aos fundos UE para 2021-2027.
  3. O Centro Comum de Investigação ajudará a identificar e resolver estrangulamentos específicos regionais que afetam a inovação, como a falta de interação entre as esferas locais empresarial e académica ou a reduzida participação no atual programa Horizonte 2020.
  4. O Centro Comum de Investigação criará igualmente oportunidades de ligação em rede e ateliês para as regiões se encontrarem e trocarem boas práticas de desenvolvimento de estratégias regionais de inovação. Tal facilitará também a criação de parcerias para investimentos inter-regionais na inovação.

Próximas etapas

A iniciativa renovada terá início este verão e decorrerá durante dois anos. As regiões podem manifestar o seu interesse e participar através da Plataforma da Especialização Inteligente.

Contexto

A iniciativa «Stairway to Excellence» foi lançada em 2014, em parceria com o Parlamento Europeu, quando a especialização inteligente passou a ser um requisito no âmbito das regras da política de coesão. Tem sido renovada todos os anos através de diferentes programas de trabalho e prioridades. Para o período de 2018-2019, visa essencialmente preparar o próximo orçamento a longo prazo da UE, com base no método adotado em 2017 para as ações-piloto de especialização inteligente. A iniciativa dispõe de um orçamento de 3 milhões de EUR para esses dois anos, disponibilizado pelo Parlamento Europeu.

Mais informações:

29/05: Desenvolvimento regional e Política de Coesão pós-2020:

7/06: Investigação e Inovação pós-2020 (Horizonte Europa)

15/05: Agenda renovada da investigação e inovação

IP/18/4184

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar