Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Foco no ensino e na formação profissionais na Europa: lançamento da segunda Semana Europeia da Formação Profissional

Bruxelas, 20 de novembro de 2017

de 20 a 24 de novembro de 2017, a Comissão Europeia organiza a segunda Semana Europeia da Formação Profissional, tirando partido do êxito da iniciativa do ano passado.

O objetivo é inspirar as pessoas a descobrir, utilizar e melhorar os seus talentos e capacidades através do ensino e formação profissionais (EFP). Encorajar as pessoas a considerar o EFP uma primeira escolha de carreira é uma das dez principais ações propostas pela Comissão na Nova Agenda de Competências para a Europa, que está em aplicação desde junho de 2016.

Marianne Thyssen, Comissária Europeia para o Emprego, os Assuntos Sociais, as Competências e a Mobilidade dos Trabalhadores, declarou a este propósito: «Num mundo de trabalho inteligente, o ensino e a formação profissionais são uma escolha inteligente. A perceção que o EFP é o «parente pobre» da formação universitária é um erro. Não se trata de um parente pobre, mas de um parente de igual valor! A segunda Semana Europeia da Formação Profissional colocará um manancial de oportunidades e experiências em toda a Europa em destaque para demonstrar que o EFP e os estágios de aprendizagem constituem uma grande primeira escolha.»

Durante a Semana Europeia da Formação Profissional, a Comissão apresenta iniciativas de elevada qualidade que visam dotar as pessoas com as competências de que necessitam num mercado de trabalho em rápida evolução. Mais de 1 000 eventos estão a decorrer em toda a Europa — nos 28 Estados-Membros da UE, bem como na Noruega, no Listenstaine, na Suíça, na Islândia e nos países candidatos à UE. Os eventos demonstrarão não só a importância fundamental do EFP para favorecer as competências, o emprego, a inovação e a competitividade, mas também em termos de preenchimento pessoal. O Pilar Europeu dos Direitos Sociais, proclamado apenas há alguns dias pelo Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão, na Cimeira Social de Gotemburgo, reconhece a importância de adquirir as competências adequadas, pondo a educação, a formação e a aprendizagem ao longo da vida como primeiro princípio dos vinte princípios no âmbito do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Os eventos europeus incluem uma conferência subordinada ao tema «Promover a Agenda das Competências Profissionais — Juntos», uma Cimeira Europeia empresas-educação e a 4.ª reunião da Rede Europeia de Aprendizes, uma rede de aprendizes e representantes dos jovens de toda a Europa que contribui para a discussão das políticas ao nível europeu. Na sessão de encerramento, em 24 de novembro, será organizada uma cerimónia de entrega dos prémios EFP 2017 de excelência e qualidade em várias categorias. A lista de eventos por país pode ser consultada em linha.

Contexto

Escolher o ensino e a formação profissionais pode conduzir a carreiras estimulantes e atrativas e abre as portas a oportunidades para adquirir e atualizar competências a níveis elevados.

Por conseguinte, a Comissão convida todas as partes interessadas a participar na segunda Semana Europeia da Formação Profissional: alunos e formandos de todas as idades, pais, empresas, organizações empresariais, parceiros sociais, estabelecimentos de ensino e formação, organizações de educação de adultos, investigadores, conselheiros de orientação profissional, autoridades públicas e a sociedade em geral. A Comissão incentivou estas partes interessadas em toda a Europa a organizar eventos e atividades, tais como jornadas abertas, que promovam programas de EFP de sucesso ou outras ações de sensibilização durante este período. Eis alguns exemplos de acontecimentos que terão lugar este ano:

  • A fundação belga Master Talent Foundation organiza estágios para talentos culinários na Bélgica e no estrangeiro, com cozinheiros, chocolateiros, padeiros, pasteleiros e talhantes do segmento mais elevado da gastronomia na Bélgica e em todo o mundo. As empresas fundadoras deste projeto são Jan Buytaert, cozinheiro no Njam TV e presidente do júri de Kitchen Rebels flamengo, e Krispijn Yperman, membro da faculdade de alimentação da Flandres e especialista da aprendizagem em contexto laboral. Em 20 de novembro de 2017, apresentarão o projeto e convidarão os parceiros e os estagiários a dar testemunho da sua experiência.
  • A Feira Orientamenti em Génova, Itália, é um grande evento dedicado à orientação, educação e formação profissional, e ao mercado de trabalho (incluindo debates sobre as futuras tendências). Nesta feira participam 60 000 pessoas, entre 14 e 16 de novembro, incluindo os responsáveis políticos nacionais, regionais e locais, peritos, prestadores de EFP, empresas, sindicatos, associações de professores e alunos, bem como representantes da sociedade civil.
  • O Centro de Formação Profissional Técnica de Budapeste organiza, em 23 e 24 de novembro de 2017, a final do 5.º Concurso Nacional de Formação Profissional. O concurso está articulado em torno de conhecimentos essenciais das TI. Graças ao concurso, os estudantes de TI entre o 9.º e 14.º anos terão a oportunidade de descobrir as suas potencialidades através do intercâmbio e do debate das suas experiências com os professores. No ano passado, a iniciativa contou com 400 participantes.
  • A escola de Construção de Taline é um centro de formação profissional nos setores da construção, madeira e energia elétrica, que celebra o seu 70.º aniversário este ano. Para além da organização de jornadas abertas em vários seminários, os estudantes estão igualmente a fabricar 100 cadeiras para oferecer às Aldeias de Crianças SOS em novembro e dezembro de 2017.
  • Feira do Estágio em Ludwigshafen am Rhein (Alemanha): em 11 de novembro, cerca de 30 estudantes em formação em alternância (aprendizes) apresentarão as suas experiências de estágios no estrangeiro a jovens estudantes que poderão por sua vez participar no próximo ano, bem como aos professores e aos formadores de empresas locais/regionais. Os alunos irão preparar stands com cartazes e apresentações. Devem também informar pessoalmente os visitantes sobre as suas experiências, comunicando em inglês. Todas estas ações visam promover o EFP e a mobilidade educativa entre os alunos.
  • Os empregadores estão a abrir as suas portas em toda a Europa para mostrar as oportunidades e os benefícios da formação no local de trabalho. A título de exemplo, a Nestlé organiza eventos em 16 Estados-Membros da UE. Na Eslováquia, a fábrica da Nestlé de Prievidza organiza um Dia «Portas Abertas» para estudantes dos 14 aos 15 anos, que devem decidir em breve sobre o futuro da sua educação e formação. Serão organizados eventos de aconselhamento de carreira para os jovens onde serão apresentados os programas de EFP e debatidas as expectativas que os empregadores modernos têm quanto aos diplomados. Os estagiários da Nestlé serão envolvidos nesta parte do evento, apresentando a sua experiência real aos jovens e aos visitantes em geral.

A semana foi organizada com o forte envolvimento e apoio do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) e a Fundação Europeia para a Formação.

Mais informações

NOTA INFORMATIVA: Perguntas e respostas sobre a segunda Semana Europeia da Formação Profissional

Notícias no sítio da DG EMPL

Siga Marianne Thyssen no Facebook e no Twitter, #EUVocationalSkills

IP/17/4683

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar