Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE ES NL IT SV LT

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Investigação no domínio da saúde: Comissão atribui 1 milhão de euros a ensaio de ponta que permite distinguir as infeções virais das bacterianas

Leuven, 6 de fevereiro de 2017

Os prémios hoje atribuídos a importantes projetos de investigação em saúde fazem parte dos esforços da Comissão para promover uma melhor utilização dos antibióticos e combater o crescente problema da resistência antimicrobiana.

Under embargo until 17:00 Brussels time on 6 February 2017

Numa cerimónia que decorreu na Universidade de Leuven, na Bélgica, o Comissário responsável pela Investigação, a Ciência e a Inovação, Carlos Moedas, e o Comissário responsável pela Saúde e a Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis entregaram, respetivamente, o Prémio Horizon para uma melhor utilização dos antibióticos, no valor de 1 milhão de euros, e o Prémio de Saúde da UE para as ONG que trabalham no combate à resistência antimicrobiana.

O Prémio Horizon, no valor de 1 milhão de euros, foi atribuído a um teste de picada no dedo que permite diagnosticar em menos de dez minutos uma infeção bacteriana e determinar se o paciente pode ser tratado sem antibióticos. Desenvolvido pela Minicare HNL, um consórcio de investigação formado pela P&M Venge AB, da Suécia, e a Philips Electronics, dos Países Baixos, o teste é fácil de utilizar e deverá ser posto à disposição dos doentes em 2018.

O Comissário Carlos Moedas declarou: «A utilização excessiva ou incorreta dos antibióticos constitui um importante desafio para a saúde pública. Estamos a desenvolver esforços para que este dispositivo chegue aos doentes o mais rapidamente possível, de modo a que os antibióticos só sejam utilizados para as infeções bacterianas e não para as infeções virais, contra as quais são ineficazes ou desnecessários. Esta ação ajudará a combater o perigoso aumento da resistência antimicrobiana.»

O Prémio de Saúde da UE para as ONG que trabalham no combate à resistência antimicrobiana reconhece as iniciativas importantes de certas ONG para reduzir a ameaça da resistência antimicrobiana (RAM) para a saúde humana. O primeiro prémio, de 20 000 euros, foi atribuído ao BEUC, uma organização de consumidores europeus, pela sua campanha de sensibilização «From Farm to You» que chamou a atenção para as causas da RAM, como a utilização excessiva de antimicrobianos em animais e a utilização indevida e excessiva de antibióticos na medicina humana.

Por sua vez, o Comissário Vytenis Andriukaitis acrescentou: «Precisamos de dar visibilidade às iniciativas de sensibilização para a crescente ameaça da resistência antimicrobiana. Evitar que esta ameaça latente se transforme num pesadelo de saúde pública é a minha prioridade mais urgente na qualidade de comissário responsável pela saúde e de ex-médico. Conto com a ajuda e o empenho continuados de organizações como o BEUC.» 

Finalistas

O prémio para uma melhor utilização dos antibióticos foi disputado por dois outros finalistas que apresentaram tecnologias inovadoras e centradas no doente:

- a PulmoCheck, que está a desenvolver um dispositivo que reage num espaço de 2 a 6 minutos aos fluidos corporais resultantes de uma infeção bacteriana

- a ImmunoPoc, que está a trabalhar num teste de picada no dedo que permitirá diferenciar as infeções bacterianas das virais num espaço de quinze minutos

Quanto ao Prémio de Saúde da UE, o segundo prémio, no valor de 15 000 euros, foi atribuído à Alliance to Save our Antibiotics, Compassion in World Farming and the Soil Association e o terceiro prémio, no valor de 10 000 euros, à World Alliance Against Antibiotic Resistance pela sua campanha «Acting to Preserve Antibiotics».

Informações gerais

A resistência antimicrobiana é uma ameaça crescente a nível mundial, com encargos sociais e económicos significativos. Segundo as previsões, por volta de 2050, a resistência antimicrobiana será responsável por milhões de mortes por ano no mundo e por perdas acumuladas de mais de 90 biliões de euros para a economia mundial. A RAM tornou-se portanto uma prioridade política na UE.

Atualmente, na UE, a RAM é responsável pela morte de 25 000 pessoas e por mais de 1500 milhões de euros em despesas de saúde e perdas de produtividade por ano. A Comissão Europeia tem estado empenhada na luta contra a RAM desde 1999 através da iniciativa «Uma só saúde», que reconhece a ligação indissociável entre a saúde das pessoas, a saúde dos animais e o ambiente. Com base na avaliação do Plano de Ação de 2011, está a ser desenvolvido um novo Plano de Ação contra a RAM que incidirá em atividades de claro valor acrescentado para a UE, que tenham resultados concretos e mensuráveis. A consulta pública alargada deverá contribuir para o objetivo comum de preservar a eficácia dos antimicrobianos, reforçando o controlo das infeções e estimulando os novos tratamentos inovadores.

Em 27 de janeiro de 2017, a Comissão lançou uma consulta pública sobre as diferentes possibilidades em termos das atividades a incluir no novo Plano de Ação contra a RAM, no âmbito da iniciativa «Uma só saúde», que deverá ser adotado no verão de 2017. A consulta, que decorre até 28 de abril de 2017, inclui um questionário dirigido às administrações públicas e partes interessadas e um outro questionário destinado aos cidadãos.

Os Prémios Horizon são atribuídos a título de «estímulo», oferecendo um prémio em dinheiro às melhores respostas a um determinado desafio. Estes prémios dão total liberdade aos candidatos para apresentarem as soluções que considerem mais promissoras e eficazes, não definindo a metodologia a utilizar nem quaisquer outros aspetos técnicos. O objetivo é estimular a inovação e encontrar soluções para problemas importantes para os cidadãos europeus.

Mais informações

Ficha informativa: Contribuição da investigação financiada pela UE para melhorar a saúde pública e combater a resistência antimicrobiana

IP/17/205

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar