Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Comissão propõe modernizar a união aduaneira com a Turquia

Bruxelas, 21 de dezembro de 2016

A Comissão Europeia solicitou ao Conselho um mandato para encetar conversações com a Turquia com o objetivo de modernizar a união aduaneira UE-Turquia, que existe há 20 anos.

A melhoria das relações comerciais entre a UE e a Turquia constitui uma parte essencial dos esforços envidados pela UE e a Turquia para aprofundar as suas relações em domínios fundamentais de interesse comum identificados na Cimeira UE-Turquia, de 29 de novembro de 2015 e na Declaração UE-Turquia, de 18 de março de 2016. Ao apresentar esta proposta, a Comissão continua a cumprir os compromissos que assumiu.

A modernização da união aduaneira, a fim de refletir as atuais relações comerciais entre a UE e a Turquia, traria benefícios económicos substanciais para ambas as partes.

Com a evolução do ambiente económico e o forte crescimento do comércio entre a UE e a Turquia, a União Aduaneira, que entrou em vigor em 1996, está cada vez menos apta para lidar com os atuais desafios da integração comercial. O primeiro diálogo económico de alto nível entre a UE e a Turquia em abril último, realçou as potencialidades da sua modernização. A modernização e a extensão da união aduaneira poderia desbloquear mais oportunidades para as empresas da UE nos setores agroalimentar e dos serviços e da contratação pública. O respeito da democracia e dos Direitos Fundamentais constituirá um elemento essencial do acordo. 

A Turquia é o 5.º maior parceiro da UE no comércio de mercadorias. O valor do comércio bilateral de mercadorias aumentou mais de quatro vezes desde 1996, elevando-se atualmente a 140 mil milhões de euros por ano. A UE tem um saldo positivo de 17 mil milhões de euros. Para a Turquia, a UE é o parceiro comercial mais importante, representando 41 % das trocas comerciais mundiais da Turquia. Além disso, dois terços do investimento direto estrangeiro (IDE) na Turquia são atualmente originários da UE.

Para mais informações

Relações comerciais entre a UE e a Turquia;

IP/16/4468

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar