Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Plano de Investimento para a Europa: mais de 100 mil milhões de euros de investimento no Fundo em menos de um ano

Bruxelas, 20 de majo de 2016

Menos de um ano depois da sua criação, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos apoia 64 projetos e angaria mais de 100 mil milhões de euros de investimento em toda a União Europeia.

O parceiro da Comissão Europeia no Plano de Investimento, o Banco Europeu de Investimento, aprovou ontem mais oito projetos para um financiamento de 9,3 mil milhões de euros, aumentando o total dos projetos de investimento aprovados para 64 e alcançando quase um terço dos 315 mil milhões de euros de investimentos esperados em três anos.

Os novos projetos no centro da iniciativa emblemática da Comissão Juncker, o Plano de Investimento para a Europa são desenvolvidos em áreas estratégicas como a investigação e o desenvolvimento, a eficiência energética e as tecnologias digitais e, atualmente, englobam 26 Estados-Membros.

 

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, responsável pelo Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, afirmou: «As notícias de hoje confirmam o empenho desta Comissão. Em conjunto com o BEI, que é nosso parceiro, estamos a cumprir o nosso Plano de Investimento: menos de um ano depois da sua criação, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos angariou um total de mais de 100 mil milhões de euros de investimento na UE. Estamos a cumprir a promessa de criar emprego para os europeus e ajudar à recuperação europeia.»

 

 

Mais informações

A lista completa dos projetos já aprovados ao abrigo do FEIE, pode ser vista aqui.

O comunicado de imprensa sobre o BEI está disponível aqui.

Para mais informações, consulte as perguntas mais frequentes aqui.

 

 

Sobre o Plano de investimento para a Europa

A crise económica provocou uma redução acentuada do investimento em toda a Europa. É por esta razão que são necessários esforços coletivos coordenados a nível europeu para inverter esta tendência negativa e colocar a Europa na senda da recuperação económica. Os recursos adequados existem, mas precisamos de os mobilizar em toda a UE para apoiar o investimento. Não existe nenhuma resposta única e simples, um botão em que se possa carregar para acionar o crescimento, nem uma solução universal. A Comissão definiu uma abordagem económica baseada em três pilares: reformas estruturais para colocar a Europa numa nova via de crescimento; responsabilidade orçamental para restaurar a solidez das finanças públicas e cimentar a estabilidade financeira; e investimento para
impulsionar o crescimento e torná-lo sustentável e duradouro.

O Plano de Investimento para a Europa está no centro desta estratégia. Visa a supressão dos obstáculos ao investimento, proporcionando visibilidade e assistência técnica aos projetos de investimento e utilizando de forma mais inteligente os recursos financeiros novos e os já existentes.

IP/16/1865

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar