Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Investir na criatividade: 25 anos do programa MEDIA celebrados no Festival de Cinema de Cannes.

Bruxelas, 13 de majo de 2016

Desde o seu lançamento em 1991, o programa MEDIA da UE já investiu mais de 2,4 mil milhões de euros na criatividade europeia e na diversidade cultural. Ao longo destes 25 anos, o programa tem dado apoio para o desenvolvimento de milhares de filmes na Europa e para a sua distribuição internacional.

1

 Video clip on MEDIA-funded movies

A edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes é uma ocasião privilegiada para celebrar o 25.º aniversário do programa MEDIA, o programa da UE de apoio ao setor audiovisual europeu. Os filmes financiados pelo programa MEDIA voltam a ter, este ano, uma presença muito forte na seleção: 10* dos 21 filmes em competição pela Palma de Ouro foram apoiados pelo MEDIA, entre os quais filmes de realizadores como Ken Loach, Pedro Almodóvar, Cristian Mungiu e irmãos Dardenne. Nos últimos 25 anos, foram distinguidos com a Palma de Ouro, o Grande Prémio do Júri ou o Prémio Melhor Realizador 40 filmes financiados pelo programa MEDIA (ver ficha).

O vice-presidente da Comissão Europeia Andrus Ansip e o comissário Günther H. Oettinger estarão presentes no Festival de Cannes deste ano para falarem do sucesso do programa MEDIA e dos meios que, no âmbito da sua estratégia para a criação de um mercado único digital, poderão ser empregues pela UE para reforçar o setor do audiovisual, que emprega mais de 1,3 milhões de pessoas na UE.

Neste contexto, Andrus Ansip, vice-presidente responsável pelo Mercado Único Digital afirmou: «O programa MEDIA tem desempenhado um papel essencial ao ajudar os filmes europeus a atingirem novas audiências além fronteiras. Há que aproveitar este êxito e fomentar a circulação de conteúdos na Europa com o enquadramento da UE adequado. A evolução das tecnologias digitais gera oportunidades e desafios para o setor audiovisual. É preciso encontrar soluções em conjunto para aumentar a oferta legal de conteúdos em linha e combater a pirataria. Aguardo com grande expectativa o debate destes temas com os cineastas em Cannes.»

Günther H. Oettinger, comissário da Economia e Sociedade Digitais declarou: «O programa MEDIA tornou-se um rótulo de qualidade para os filmes europeus. Constato com orgulho que cerca de metade dos filmes em competição pela Palma de Ouro este ano foram apoiados pelo MEDIA. O programa MEDIA está também em constante adaptação às necessidades do setor. Em junho, iremos lançar um mecanismo de garantia para os setores culturais e criativos no valor de 121 milhões de EUR, que estará aberto aos projetos audiovisuais. Calcula-se que este mecanismo venha a gerar mais de €600 milhões de euros em empréstimos bancários.»

25 anos de MEDIA

O programa MEDIA (acrónimo derivado do francês: Mesures pour Encourager le Développement de L'Industrie Audiovisuelle) foi lançado em 1991. Hoje faz parte do programa da UE Europa criativa. Todos os anos recebem apoio cerca de 2 000 filmes, séries de televisão e outros projetos europeus que são distribuídos em formato digital, nos cinemas, na televisão e através dos serviços de vídeo a pedido (VOD). O MEDIA contribuiu para a formação de mais de 20 000 produtores, realizadores e argumentistas, permitindo-lhes adaptar-se à novas tecnologias.

O MEDIA presta apoio às fases iniciais do ciclo de vida de um filme: o investimento no desenvolvimento e financiamento das fases de pré-produção dos filmes (como escrita de argumentos, procura de financiamentos e eventos empresariais) funciona como trampolim para os realizadores, os atores e os técnicos europeus. O MEDIA investe igualmente na distribuição cinematográfica além fronteiras (distribuição nas salas de cinema e através dos serviços de VOD), uma forma de apoiar a diversidade cultural europeia. O programa MEDIA apoia ainda a legendagem, a dobragem e a publicidade e cofinancia as redes de salas de cinema que projetam conteúdos europeus.

O MEDIA tem ajudado as audiências do cinema europeu a crescer. Em 2014, 33,2 % das entradas nas salas de cinema europeias foram de filmes europeus, contra 25,4 % em 2010. As indústrias cinematográficas e os mercados emergentes da Europa do norte, central e oriental também cresceram, graças ao sucesso alcançado pelas suas obras no estrangeiro.

Para celebrar o 25.º aniversário do programa MEDIA, será exibida uma série de vídeos em homenagem às obras audiovisuais europeias que alimentam a nossa imaginação, cujo slogan é «todos nós gostamos de histórias» (we all love stories). Estão também disponíveis em linha testemunhos de realizadores, produtores e atores.

O MEDIA no Festival de Cinema de Cannes

Desde 1991, foram distinguidos com a Palma de Ouro, o Grande Prémio do Júri ou o Prémio para o Melhor Realizador 40 filmes financiados pelo programa MEDIA, num total de 20 milhões de euros. Este ano em Cannes, 10* dos 21 filmes em competição oficial são apoiados pelo programa MEDIA:

­          Toni Erdmann de Maren Ade

­          Julieta de Pedro Almodóvar

­          La Fille Inconnue de Jean-Pierre e Luc Dardenne

­          Ma Loute (Slack Bay) de Bruno Dumont

­          Rester Vertical de Alain Guiraudie

­          Mal de Pierres de Nicole Garcia

­          I, Daniel Blake de Ken Loach

­          Bacalaureat (Graduation) de Cristian Mungiu

­          Sieranevada de Cristi Puiu

          The Neon Demon de Nicolas Winding Refn*

No total, o programa MEDIA investiu mais de 1,7* milhões de euros no desenvolvimento ou na distribuição destas obras.

Em termos globais, 23* filmes financiados pelo programa MEDIA foram nomeados para diferentes secções do Festival de Cannes e para secções paralelas, como a Quinzena dos Realizadores e a Semana da Crítica. Três quartos destes filmes são coproduções que envolvam produtores de 15 países europeus.

O vice-presidente responsável pelo Mercado Único Digital Andrus Ansip e o comissário da Economia e Sociedade Digitais Gunther H. Oettinger assistirão ao festival de Cannes e terão encontros com diferentes partes interessadas para debater as atuais necessidades do setor e as iniciativas legislativas empreendidas no âmbito da estratégia para o mercado único digital. De 13 a 18 de maio, será organizada uma série de conferências e mesas redondas na zona do stand do programa MEDIA em Cannes, no decurso das quais serão abordadas algumas questões cruciais para os profissionais do setor, tais como a captação de novos públicos, a distribuição em linha ou a promoção do património cinematográfico. O dia 16 de maio será totalmente consagrado ao debate de ideias em torno do tema do financiamento dos filmes europeus. Para mais informações sobre o programa consultar aqui.

A criatividade no mercado único digital

A estratégia da UE para o mercado único digital prevê medidas para dinamizar as indústrias culturais e criativas da Europa, melhorar a circulação de conteúdos e ajudar os cineastas e os criadores do setor audiovisual a conquistarem novos públicos à escala internacional. Estes objetivos figuram na proposta relativa aos serviços de VOD e aos conteúdos em linha, bem como no roteiro dos direitos de autor apresentados em dezembro de 2015 (comunicado de imprensa). Nas próximas semanas, a Comissão apresentará uma proposta de atualização da Diretiva «Serviços de Comunicação Social Audiovisual», bem como orientações estratégicas no domínio das plataformas em linha. Até ao final do ano serão também propostas novas medidas tendo em vista a atualização do quadro regulamentar da UE em matéria de direitos de autor e a resolução do problema da pirataria.

Em junho, a Comissão irá lançar o mecanismo de garantia em favor dos setores culturais e criativos, que garantirá os financiamentos concedidos por intermediários financeiros a iniciativas culturais e criativas. Este mecanismo de garantia, que será gerido pelo Fundo Europeu de Investimento, em nome da Comissão Europeia, prestará apoio às PME e às micro, pequenas e médias organizações dos setores culturais e criativos.

Mais informações

Perguntas e respostas sobre o programa MEDIA

Fichas por país sobre o programa MEDIA

Ficha informativa sobre o programa MEDIA

Ficha informativa sobre os prémios atribuídos pelo Festival de Cinema de Cannes a filmes apoiados pelo MEDIA

Vídeos

Nas redes sociais

# MEDIA 25

# MercadoÚnicoDigital

@MEDIAprogEU

Página Facebook sobre a «Europa Criativa»

 

* [Updated: 13/05/2016 17:00]

 

IP/16/1708

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar