Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão europeia - Comunicado de Imprensa

Jornadas RTE-T 2015 em Riga: investimentos inovadores em projetos de infraestruturas de transportes para o crescimento e o emprego na Europa

Riga, 22 Junho 2015

Hoje, ministros dos Transportes de 12 Estados-Membros da União Europeia, presidentes de conselhos de administração e mais de mil partes interessadas do setor dos transportes participaram na conferência de alto nível «Jornadas RTE-T» em Riga, organizada pela Comissão Europeia, em colaboração com a presidência letã. As redes transeuropeias de transportes (RTE-T), que estão no cerne da política de infraestruturas da União, visam interligar as redes de transportes dos Estados-Membros, eliminar os estrangulamentos e ultrapassar os obstáculos técnicos. A presente edição das Jornadas RTE-T é consagrada aos desafios que se colocam às novas redes transeuropeias de transportes (RTE-T) para atrair soluções de financiamento inovadoras.

 

Violeta BULC, Comissária da UE responsável pelos Transportes, disse: «Temos de congregar esforços para tornar a rede transeuropeia de transportes uma realidade. Essencial para se poder avançar é a execução dos planos de trabalho, incluindo os grandes projetos transfronteiras. Conto com todos os intervenientes — nacionais e regionais, públicos e privados – para que tirem o maior partido possível dos nossos instrumentos, como o Mecanismo Interligar a Europa e o novo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos. Neste contexto, as recomendações formuladas no relatório Christophersen – Bodewig – Secchi são vitais para atrair os investimentos privados necessários.»

 

Anrijs Matiss, ministro dos transportes da Letónia, fez o seguinte comentário: «Tenho o maior prazer em acolher as Jornadas RTE-T em Riga — um evento crucial que coincide com o final da primeira presidência letã da UE, uma presidência histórica que se conclui com êxito. Congratulo-me também com o facto de a questão do desenvolvimento de infraestruturas inovadoras e coesas e dos meios para o seu financiamento ter um lugar proeminente nesta conferência de alto nível. «Rail Baltica», é um ótimo exemplo de infraestrutura coesa, que irá ligar não só as principais cidades bálticas através da bitola normalizada europeia — abrindo caminho para novas soluções de mobilidade, tanto de passageiros como de mercadorias — mas também, simbolicamente, voltar a ligar a região do Báltico ao centro da Europa. Estamos, portanto, muito satisfeitos com o facto de os objetivos da declaração de criação do projeto «Rail Baltica» terem sido cumpridos com êxito por todas as principais partes interessadas.»

 

Rail Baltica

Entre os vários resultados das Jornadas RTE-T destaca-se a assinatura pelos ministros da Finlândia, da Estónia, da Letónia, da Lituânia e da Polónia de uma declaração de execução do projeto «Rail Baltica», que passará a ser a espinha dorsal do corredor da rede principal Mar do Norte - Mar Báltico. Além disso, a Comissária Violeta BULC e os ministros dos países dos Balcãs Ocidentais chegaram a acordo sobre o alargamento indicativo da rede principal e dos corredores nos países dos Balcãs Ocidentais. O mandato dos coordenadores dos corredores será, por conseguinte, alargado a toda a região.

Durante a conferência, a Comissão divulgou também os resultados de um estudo sobre os corredores da rede principal. As principais conclusões revelam que o impacto do investimento da UE nas infraestruturas de transportes é elevado: crescimento do PIB de 1,8 % e criação de 10 milhões de postos de trabalho. Estes efeitos positivos sobre a economia e o mercado de trabalho prolongar-se-ão até 2030.

 

Próximas etapas: Em 10 de julho de 2015, o comité do Mecanismo Interligar a Europa votará os projetos selecionados para financiamento. A UE disponibiliza 11,9 mil milhões de euros para a melhoria das ligações de transporte europeias.

 

Para mais informações:

http://www.tentdays.eu/2015_2/index.html

Estudo Fraunhofer

Relatório Christophersen- Bodewig-Secchi

IP/15/5232

Contactos para a imprensa

Perguntas do público em geral:


Side Bar