Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão europeia - Comunicado de Imprensa

Jornadas Europeias do Desenvolvimento de 2015 dedicadas à erradicação da pobreza e à criação de crescimento sustentável

Bruxelas, 02 Junho 2015

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento, o principal fórum europeu sobre desenvolvimento e cooperação globais, terão lugar em Bruxelas nos dias 3 e 4 de junho e reunirão 5 000 participantes, que procurarão encontrar soluções práticas para alguns dos problemas mais prementes do planeta.

A edição de 2015 das Jornadas Europeias do Desenvolvimento surge num momento crucial para o futuro do planeta: devem ser tomadas decisões importantes sobre o seguimento a dar aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) na Conferência sobre o financiamento do desenvolvimento, que terá lugar em julho, e na Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, e estão previstos novos e ambiciosos objetivos para combater o aquecimento global para dezembro.

«Para a comunidade internacional, é agora ou nunca», declarou o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. «Para o bem do planeta e da sua população, é tempo de tomar decisões corajosas, que coloquem o mundo numa trajetória de desenvolvimento sustentável e de erradicação da pobreza de uma vez por todas.»  

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento são o evento emblemático do Ano Europeu do Desenvolvimento, cujo lema — «O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro» — se reflete nos temas principais do fórum de Bruxelas.

Participarão no debate mais de 500 oradores, entre especialistas, profissionais e responsáveis políticos, nomeadamente:

  • Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia
  • Melinda Gates, cofundadora da Fundação Bill e Melinda Gates
  • S.M. a Rainha Mathilde, Rainha dos belgas
  • Sam Kutesa, Presidente da 69.ª Assembleia Geral das Nações Unidas
  • Tshering Tobgay, Primeiro-Ministro do Reino do Butão
  • Dr. Denis Mukwege, fundador e diretor clínico do Hospital Panzi e vencedor do Prémio Sakharov 2014 para a Liberdade de Pensamento

Após a cerimónia de abertura das Jornadas Europeias do Desenvolvimento, dia 3 de junho, Melinda Gates juntar-se-á ao Comissário da UE responsável pela Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, e a outros dirigentes mundiais para anunciar novas medidas destinadas a enfrentar o problema da subnutrição a nível mundial. Em 4 de junho, o Comissário Neven Mimica assinará uma parceria destinada a aprofundar a integração regional com cinco organizações regionais da África Oriental e Austral.

Participantes originários de mais de 140 países, representando 1 200 organizações, terão a oportunidade de debater o modo de gerar crescimento sustentável, elaborar uma visão comum dos direitos universais e fundamentais e demonstrar que políticas inteligentes podem melhorar a vida de milhões de pessoas.

14 jovens provenientes de todo o mundo foram selecionados no âmbito do concurso «Futuros Líderes» para participar em diferentes sessões do evento; estes jovens peritos disporão assim de uma plataforma onde poderão apresentar a sua visão sobre os contornos que deverá assumir a futura política de desenvolvimento. Além disso, durante as jornadas serão apresentados mais de 50 exemplos de boas práticas no domínio da cooperação internacional.

 

Para mais informações

Sítio Web das Jornadas Europeias do Desenvolvimento: www.eudevdays.eu

A sessão de abertura e vários outros eventos em destaque serão transmitidos no Europe by Satellite: http://ec.europa.eu/avservices/ebs/schedule.cfm

Para os pedidos de acreditação de imprensa, enviar uma mensagem de correio eletrónico a press@eudevdays.eu.

(A acreditação no local só será possível mediante a apresentação do cartão de imprensa da Comissão Europeia)

IP/15/5090

Contactos para a imprensa

Perguntas do público em geral:


Side Bar