Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão europeia - Comunicado de Imprensa

Presidente Jean-Claude Juncker designa Michel Barnier Conselheiro Especial em matéria de Política Europeia de Defesa e Segurança

Bruxelas, 17 Fevereiro 2015

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, designou hoje Michel Barnier Conselheiro Especial em matéria de Política Europeia de Defesa e Segurança.

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou: «Quando esta Comissão entrou em funções, salientámos a necessidade de cooperação a favor de uma Europa mais forte em matéria de defesa e segurança. Sim, a Europa é, essencialmente, uma potência da diplomacia. No entanto, mesmo as maiores potências da diplomacia não podem perdurar, a longo prazo, sem disporem, no mínimo, de certas capacidades de defesa integradas. Michel Barnier tem uma vasta experiência no domínio da defesa e da segurança e constitui a pessoa certa para me aconselhar, bem como à Alta Representante/Vice‑Presidente Federica Mogherini, sobre estas importantes questões para o futuro da Europa.»

Michel Barnier foi Comissário Europeu nas Comissões Prodi (1999-2004) e Barroso II (2010‑2014). Em 2001, presidiu o Grupo de Trabalho sobre a Defesa Europeia, enquanto membro da Presidência da Convenção sobre o Futuro da Europa. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo francês (2004-2005). Em 2006, na sua qualidade de Conselheiro Especial do então Presidente da Comissão José Manuel Barroso, Michel Barnier apresentou ao Conselho Europeu um relatório propondo a criação de uma força europeia de proteção civil. Na Comissão Barroso II, foi um dos chefes do Grupo de Trabalho sobre a Defesa, tendo assegurado a supervisão da Comunicação da Comissão Europeia sobre os mercados europeus da defesa, apresentada ao Conselho Europeu em dezembro de 2013.

Nas suas novas funções, a primeira tarefa de Michel Barnier consistirá, designadamente, em assistir na preparação do contributo do Presidente da Comissão Europeia para os trabalhos do Conselho Europeu sobre a política europeia de defesa.

Antecedentes

Os Conselheiros Especiais prestam assistência direta aos Membros da Comissão. A Comissão pode admitir Conselheiros Especiais, devido às suas qualificações especiais e independentemente de exercerem outras atividades profissionais, para prestar a sua colaboração a uma das instituições europeias, quer a título regular, quer por períodos determinados. O cargo queMichel Barnier assumirá, em regime de tempo parcial, junto do Presidente Jean-Claude Juncker não é remunerado.

Para mais informações

Orientações políticas do Presidente Juncker: Uma Europa mais forte na cena mundial

Rules on Special Advisers

IP/15/4437

Contactos para a imprensa

Perguntas do público em geral:


Side Bar