Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 29 de julho de 2014

Verão de 2014: boa altura para aprender a programar!

Se estás farto de sol, acabaste de ler o livro e as palavras cruzadas perderam interesse, porque não fazer do mês de agosto de 2014 o verão em que aprendes uma nova linguagem digital? Em antecipação à Semana Europeia da Programação, que decorre em toda a Europa de 11 a 17 de outubro de 2014, eis algumas formas de tu, os teus amigos e a tua família aprenderem a programar este verão.

Inscreve-te num campo de férias de programação

Deixamos aqui uma amostra das atividades que os embaixadores da Semana Europeia da Programação têm no menu para o mês de agosto

  • Kääriku, Otepää, Estónia, de 11 a 15 de agosto. Jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos podem aprender a programar em Scratch, iniciar-se na robótica e utilizar a ferramenta Kodu gamelab. Para além das atividades digitais, haverá muito tempo para desportos e outros exercícios de equipa. Mais informações

  • Budapeste, Hungria, de 11 a 15 de agosto. Este campo tem por base o curso de robótica «Formação de formadores». Mais informações

  • Budaörs, Hungria, de 20 de junho a 29 de agosto. Cursos de verão semanais de programação para jovens dos 8 aos 15. Mais informações

E há muitas outras atividades por essa Europa fora à tua escolha:

- Experimenta sessões e ateliês de iniciação à programação, por exemplo em

França

  • Lille, 20 e 27 de agosto. O Cyber-Espace de EuraTechnologies propõe dois ateliês de programação em que as crianças dos 8 aos 12 podem aprender a programas com o Scratch. O primeiro ateliê — Scratch (nível 1) realiza-se na quarta-feira, 20 de agosto, o segundo, na quarta-feira, 27 de agosto. Mais informações e inscrições em +33 3 20 09 93 15 ou por correio eletrónico para euratechnologies@euracite.net

  • Dunkerque, 24 de agosto. Será organizado um «Coding Gôuter» (Lanche de Programação) em 24 de agosto, onde será dada aos participantes a oportunidade de experimentarem várias ferramentas de programação.http://www.codinggouter.org/

Alemanha

  1. Düsseldorf, 30 de agosto. Crianças entre os 4 e os 9 anos são convidadas a aprender programação elementar com os seus pais. Mais informações

- Aprender programação em linha

Se não puderes inscrever-te num campo de férias, aqui estão quatro formas de te iniciares (igualmente disponíveis, em inglês, na página «Recursos» da Semana Europeia da Programação).

- Cursos de programação para principiantes

  1. Scratch é uma linguagem de programação gratuita destinada aos jovens (mas que pode interessar também aos adultos!), com a qual é possível criar as suas próprias histórias interativas, jogos e animações.

  2. Codecademy: Aprender a programar de forma interativa, gratuitamente.

  3. Code School: Code School ensina-te as tecnologias Web no conforto do teu programa de navegação com lições em vídeo, desafios em matéria de programação e screencasts.

  4. Code.org tutorials: Módulos de formação simples para principiantes que podem ser completados em menos de uma hora.

- Cursos em linha completos disponíveis em

- Atividades de programação na Europa e no mundo

Duas iniciativas bem conhecidas são a CoderDojo e a Rails Girls, que são comunidades mundiais de clubes de programação gratuita, constituídas por voluntários, destinadas a jovens e a mulheres, respetivamente.

Na CoderDojos, os jovens entre os 7 e os 17 anos aprendem a programar, a criar sítios Web, aplicações, programas e jogos e a explorar tecnologias. A Rail Girls destina-se a mulheres que queiram aprender prototipagem e programação básica e familiarizar-se com o mundo da tecnologia.

Outro exemplo é a Code.org, uma organização sem fins lucrativos, estabelecida nos Estados Unidos. Muitas empresas internacionais (Telefonica, Google, Microsoft, Telerik, etc.) também organizam diversas atividades de programação.

Vai organizar uma atividade de programação? Acrescente-a aqui – mesmo que não decorra durante a Semana da Programação, em Outubro. A lista já contém mais de 100 eventos! Pode também comunicar a sua iniciativa à @codeWeekEU e nós divulgá-la-emos.

Semana Europeia da Programação, 11-17 de outubro de 2014 — Dê vida às suas ideias com a programação

A segunda edição da Semana Europeia da Programação terá lugar de 11 a 17 de outubro de 2014. A ideia é tornar mais visível a programação, desmistificar as competências neste domínio e juntar pessoas desejosas de aprender. O nosso objetivo é reunir milhões de jovens, pais, professores, empresários e decisores políticos em eventos públicos e salas de aula para aprenderem programação e outras competências conexas.

A Vice-Presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes (Agenda Digital) e a Comissária Androulla Vassiliou (Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude) enviaram uma carta conjunta aos ministros da Educação da EU instando-os a encorajarem os jovens a participarem na Semana Europeia da Programação. Nas sua palavras «A promoção das competências informáticas na Europa faz parte da solução para o desemprego jovem».

A iniciativa atraiu o apoio de movimentos dedicados à programação e à educação, como as comunidades CoderDojo e Rails Girls, e de grandes empresas tecnológicas e de TI (Rovio, Microsoft, Telefonica, Liberty Global, Google, Facebook, etc.), que estão a ajudar a divulgar a programação a milhões de crianças, por exemplo, oferecendo sessões de iniciação à programação, desenvolvendo módulos de aprendizagem e ajudando a formar professores.

Como está organizada a Semana Europeia da Programação?

Em cada país, uma ou mais pessoas voluntariaram-se para serem os embaixadores da Semana Europeia da Programação, ou seja, serão os principais pontos de contacto desta iniciativa, ajudarão a divulgar a visão da iniciativa e ligarão as comunidades locais de programação e os intervenientes interessados.

Os eventos da Semana Europeia da Programação são organizados localmente e publicados pelo organizador num mapa disponível no sítio Web da Semana da Programação.

Porque é importante a programação?

Toda e qualquer interação entre os seres humanos e os computadores é regida por um código. A programação está em todo o lado e é fundamental para compreender o mundo hiperconectado em que vivemos. A programação é a literacia dos dias de hoje.

No futuro próximo, serão necessárias competências básicas em programação para aceder a muitos empregos. Mais de 90 % das profissões exigem atualmente competências em tecnologias da informação e das comunicações (TIC). Além disso, o número de licenciados em informática não tem acompanhado esta procura de competências. Por conseguinte, e apesar do elevado nível de desemprego na Europa, muitas vagas para informáticos ficam por preencher. Se não encontrarmos uma solução adequada para este problema a nível europeu e nacional, a escassez de informáticos em 2020 rondará os 900 000. A percentagem de mulheres a escolher carreiras técnicas é também assustadoramente baixa. A programação é uma forma de atrair as raparigas para as carreiras tecnológicas.

Tornar mais atraentes as carreiras nas TIC é um dos objetivos da Grande Coligação para a criação de empregos na área digital.

Ligações úteis

Sítio Web da Semana Europeia da Programação

Mapa de eventos (os eventos são acrescentados pelo organizador local e verificados pelo embaixador da Semana da Programação)

Vídeo da Semana Europeia da Programação

Comunicado de imprensa sobre a Semana Europeia da Programação (em todas as línguas da UE)

Twitter: @codeWeekEU Hashtag: #codeEU

Facebook: codeEU

Contactos :

comm-kroes@ec.europa.eu Tel: +32.229.57361

Ryan Heath (+32 2 296 17 16) Twitter: @RyanHeathEU

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Siobhan Bright (32 2 295 73 61)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail


Side Bar