Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 24 de julho de 2014

155 pequenas empresas contempladas na primeira leva de subvenções do instrumento da UE a favor das PME

A Comissão Europeia anuncia hoje os primeiros resultados do seu novo instrumento a favor das PME, lançado no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, e que dispõe de uma verba de 3 mil milhões de euros para ajudar as pequenas empresas inovadoras a transformarem as suas ideias em produtos comercializáveis. No total, 155 PME de 21 países (Estados-Membros da UE ou países associados ao Horizonte 2020) irão receber, cada uma, 50 000 euros para financiarem estudos de viabilidade com vista ao desenvolvimento da sua estratégia de inovação. Além disso, as PME podem beneficiar de até três dias de orientação empresarial (coaching).

As PME espanholas foram particularmente bem sucedidas na primeira leva, com 39 propostas selecionadas, seguidas de perto pelas PME do Reino Unido e da Itália. No total, apresentaram-se 2 666 concorrentes às primeiras subvenções. Os candidatos selecionados serão formalmente notificados em agosto. Depois, os seus nomes serão publicamente anunciados pela Agência Executiva para as PME (EASME), que gere o programa.

Máire Geoghegan-Quinn, Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, afirmou: «A resposta ao novo instrumento de apoio às PME é encorajadora. Existe claramente uma procura para este tipo de apoio. Fazemos votos de que muitos dos planos empresariais financiados amadureçam e se tornem produtos e serviços reais, geradores de crescimento e emprego para as nossas economias. Precisamos que os nossos campeões da inovação cresçam!»

O instrumento a favor das PME é um elemento essencial do financiamento disponível para as pequenas empresas no âmbito do Horizonte 2020. Dispondo de cerca de 3 mil milhões de euros para atribuir ao longo de sete anos, o instrumento oferece subvenções rápidas e simples para estudos de viabilidade sobre as inovações das empresas (fase 1) e para projetos de demonstração (fase 2). Os conceitos que já estejam maduros para investimento podem além disso beneficiar de consultoria em matéria de desenvolvimento empresarial e de outros serviços de apoio (fase 3).

Através do instrumento a favor das PME, a União Europeia pretende financiar as pequenas empresas mais inovadoras, com um potencial de crescimento elevado. O processo de candidatura é fácil, mas apenas os melhores projetos poderão esperar financiamento. Os temas elegíveis estão definidos no programa de trabalho do Horizonte 2020 sobre «Inovação nas PME».

As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer altura, mas são avaliadas quatro vezes por ano. Os resultados de hoje dizem respeito às candidaturas recebidas até à data da primeira triagem para subvenções da fase 1, em 18 de junho de 2014. As próximas datas para a avaliação são 24 de setembro de 2014 para a fase 1 e 9 de outubro para a fase 2.

Em 2014, devem ser financiados cerca de 645 projetos (para as fases 1 e 2), aumentando para 670 em 2015.

Para mais informações:

Instrumento a favor das PME

Twitter @H2020SME

Infografia — Horizonte 2020: Instrumento a favor das PME

Candidate-se a financiamento do instrumento a favor das PME

Contextualização

Com um orçamento de quase 80 mil milhões de euros para sete anos, o Horizonte 2020 é o maior programa de investigação e inovação de sempre da UE e prevê um montante recorde para financiamento das PME. Pelo menos 20 %, ou quase 9 mil milhões de euros provenientes dos pilares «Liderança em tecnologias industriais» e «Desafios societais» do Horizonte 2020 deverão beneficiar as PME diretamente sob a forma de subvenções, nomeadamente através do instrumento a favor das PME. Além disso, a Comissão Europeia e o Grupo do Banco Europeu de Investimento estão a unir forças para incentivar os bancos e outros intermediários financeiros a concederem empréstimos ou disponibilizarem capital para as empresas inovadoras através do InnovFin – EU Finance for Innovators (financiamento para as empresas inovadoras da UE) (ver IP/14/670). As outras empresas podem aceder a financiamento no âmbito do programa COSME (ver IP/14/851).

Contactos:

Michael Jennings (+32 2 296 33 88) Twitter: @ECSpokesScience

Monika Wcislo (+32 2 295 56 04)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website