Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão anuncia verba de 100 milhões de euros para o «Processo acelerado para a inovação» e cinco prémios à inovação

European Commission - IP/14/849   22/07/2014

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO GA HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 22 de julho de 2014

Comissão anuncia verba de 100 milhões de euros para o «Processo acelerado para a inovação» e cinco prémios à inovação

A Comissão Europeia apresenta hoje os detalhes de uma nova ação-piloto no âmbito do «Processo acelerado para a inovação» num total de 100 milhões de euros e cinco prémios à inovação no âmbito do Horizonte 2020 – Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, cujo orçamento ascende a 80 mil milhões de euros. Esta ação visa apoiar a economia europeia concedendo subvenções às empresas e às organizações inovadoras, de modo a dar o empurrão final necessário ao lançamento de boas ideias no mercado. Os prémios oferecem uma recompensa pelas invenções tecnológicas de grande relevância para a sociedade. Estas iniciativas sublinham o esforço desenvolvido para apoiar a inovação na Europa, no âmbito do primeiro programa de trabalho de dois anos do Programa-Quadro Horizonte 2020. O anúncio feito hoje confirma também a afetação de 7 mil milhões de euros a convites à apresentação de propostas no âmbito do Programa‑Quadro Horizonte 2020 durante o ano 2015 e estabelece o calendário para a apresentação de candidaturas (MEMO/14/492).

Máire Geoghegan-Quinn, Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, declarou a este respeito: «Os primeiros convites à apresentação de propostas no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 registaram uma enorme adesão, tendo já ultrapassado as 17 000 propostas. Estou impressionada com o grande aumento de interesse da indústria, particularmente das pequenas empresas. Hoje vai ser dado o pontapé de saída dos convites para 2015 e acredito que também terão muita procura. O «Processo Acelerado para a Inovação» e os novos prémios oferecerão aos inventores de toda a Europa ainda mais possibilidades de participação. Com estas medidas estamos a contribuir para aumentar a competitividade europeia e gerar crescimento e emprego.»

As candidaturas no âmbito do «Processo Acelerado para a Inovação» serão abertas a partir de janeiro de 2015. O regime apoiará os pequenos consórcios de três a cinco organizações com grande participação empresarial, de modo a dar um último empurrão às ideias promissoras, antes do seu lançamento no mercado. Está aberto a todas as ideias, independentemente da área tecnológica ou do tipo de candidatura, e a todas as entidades jurídicas estabelecidas na UE ou num país associado ao Programa-Quadro Horizonte 2020.

Os concursos para os cinco prémios à inovação terão início no final de 2014 e no princípio de 2015. Os prémios, que totalizarão 6 milhões de euros em 2015, abrangem três áreas temáticas de investigação: saúde («Prémio Redução da Utilização de Antibióticos» e «Prémio Scâner para Alimentos»), ambiente (Prémio Redução da Poluição Atmosférica) e TIC («Prémio Partilha Colaborativa de Espetro» e «Prémio Transmissão Ótica»).

O Programa de Trabalho atualizado, adotado hoje, confirma os detalhes dos convites à apresentação de propostas para 2015, anunciados pela primeira vez em dezembro último, e indica os prazos para apresentação de propostas (ver IP/13/1232). O Portal dos Participantes proporciona acesso a todas as possibilidades de financiamento do Programa‑Quadro Horizonte 2020.

Adesão aos primeiros convites à apresentação de propostas Horizonte 2020

Os primeiros convites à apresentação de propostas Horizonte 2020, anunciados em dezembro, registaram uma enorme adesão, com mais de 17 000 propostas apresentadas até ao final de junho e uma procura nove vezes superior ao financiamento disponível, o que representa um aumento substancial relativamente ao anterior 7.º Programa-Quadro (7.º PQ) e um nível de concorrência mais elevado. O número de candidaturas da indústria registou um forte aumento: os pilares «Liderança Industrial» e «Desafios Societais» do Programa-Quadro Horizonte 2020 representam 44 % do total, comparado com os 30 % obtidos em domínios comparáveis do 7.º PQ. A participação das PME é especialmente importante, com mais de 5 500 candidaturas de pequenas e médias empresas nos convites à apresentação de propostas para a promoção da liderança em tecnologias facilitadoras e industriais, e cerca de 2 700 pedidos de financiamento ao abrigo do novo Instrumento para as PME, num montante de 3 mil milhões de euros.

Contexto geral

O Horizonte 2020 é o maior programa-quadro de investigação e inovação da UE de sempre, com um orçamento de cerca de 80 mil milhões de euros para um período de sete anos. O financiamento da UE no domínio da investigação é maioritariamente concedido no âmbito de convites à apresentação de propostas concorrenciais, mas o orçamento do Programa-Quadro Horizonte 2020 inclui também fundos para o Centro Comum de Investigação – o serviço científico interno da Comissão Europeia, o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia e a investigação realizada no quadro do Tratado Euratom. Além disso, são ainda publicados convites à apresentação de propostas separados no âmbito de parcerias específicas com a indústria e com os Estados-Membros (ver IP/13/668 e IP/14/796). Em 2015, o orçamento total da UE para investigação, que inclui as vertentes supramencionadas e as despesas administrativas, será de cerca de 9,9 mil milhões de euros.

Para mais informações

MEMO/13/1085: Horizonte 2020 – o novo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE

Sítio Web do Programa-Quadro Horizonte 2020

Portal dos Participantes

Contactos:

Michael Jennings (+32 2 296 33 88) Twitter: @ECSpokesScience

Monika Wcislo (+32 2 295 56 04)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website