Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 27 de janeiro de 2014

Lançamento da edição de 2014 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial

A Comissão lançou hoje a edição de 2014 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, que visam recompensar as iniciativas mais criativas e bem sucedidas de organismos públicos e parcerias público-privadas da UE que promovem o empreendedorismo e, em especial, as pequenas e médias empresas. Os concursos nacionais têm início agora e, em maio, os vencedores de cada país serão selecionados para competir a nível internacional. O grande objetivo dos participantes é a conquista do Grande Prémio do Júri, que será outorgado em Nápoles, em outubro.

«Cinco anos volvidos sobre a implementação da Lei das Pequenas Empresas da UE, é evidente que as PME fizeram grandes progressos, mas há ainda muito a fazer. Dar o devido destaque aos casos de sucesso da promoção do empreendedorismo contribui para inspirar os organismos públicos e as parcerias público-privadas na Europa a seguir uma abordagem mais orientada para a atividade empresarial e mais favorável às empresas. Aguardamos com expetativa os projetos empolgantes e inovadores que se candidatarão à edição deste ano dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial» declarou o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, Comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo.

Como participar?

Para mais informações sobre os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, consulte o sítio Web, siga os Prémios no Twitter em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão ou visite a página oficial no Facebook.

As seis categorias de prémios são as seguintes:

  • Promoção do empreendedorismo

  • Investimento em qualificações

  • Melhorar o enquadramento empresarial

  • Apoio à internacionalização das empresas

  • Apoio ao desenvolvimento de mercados verdes e à eficácia dos recursos

  • Iniciativa empresarial responsável e inclusiva

Etapas do concurso

O concurso inclui duas fases de qualificação: os candidatos devem primeiramente concorrer a nível nacional e ser, então, elegíveis para concorrer à escala europeia. Cada país selecionará, de entre os candidatos ao concurso nacional, dois candidatos a nomear para o concurso europeu até maio de 2014.

Uma lista restrita de nomeados será escolhida pelo júri europeu. Todos os nomeados dos concursos nacionais e europeu serão convidados a estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios, que reconhece os vencedores pelos respetivos esforços e lhes proporciona a oportunidade de se darem a conhecer num ambiente pan-europeu. Os prémios serão entregues aos vencedores numa cerimónia realizada no âmbito da Assembleia de PME 2014, em Nápoles, Itália, em 2-3 de outubro.

Antecedentes

Desde 2006, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial têm recompensado a excelência na promoção do empreendedorismo e das pequenas empresas a nível nacional, regional e local. Desde que foi lançada a iniciativa, deram entrada mais de 2 500 projetos, que, em conjunto, contribuíram para apoiar a criação de mais de 10 000 novas empresas. Os seus objetivos consistem em identificar e reconhecer as atividades e as iniciativas de sucesso para promover as empresas e o empreendedorismo, pôr em evidência e partilhar exemplos de melhores práticas e políticas de empreendedorismo, criar uma maior consciencialização do papel dos empresários na sociedade e incentivar e inspirar potenciais empresários.

Veja o vídeo da Câmara de Comércio e Indústria da Letónia, vencedora do Grande Prémio do Júri de 2013.

Mais informações sobre todos os vencedores de 2013

Contactos:

Carlo Corazza (+32 2 295 17 52) Twitter: @ECspokesCorazza

Sara Tironi (+32 2 299 04 03)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website