Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 18 de junho de 2014

Clima: 44 milhões de euros disponíveis ao abrigo do primeiro convite à apresentação de propostas para projetos dedicados à ação climática

A Comissão Europeia lançou hoje o primeiro convite à apresentação de propostas ao abrigo de um novo programa de financiamento de projetos dedicados à ação climática. O subprograma «Ação climática» do programa LIFE irá disponibilizar 44,26 milhões de EUR em 2014 para desenvolver e pôr em prática novas formas de responder ao desafio das alterações climáticas em toda a Europa.

A Comissária Connie Hedegaard, responsável pela ação climática, declarou: «O novo programa LIFE para a ação climática está a disponibilizar mais verbas do que nunca para projetos inovadores em matéria de clima em toda a Europa. Tal contribuirá para concretizar tecnologias hipocarbónicas de vanguarda e desenvolver soluções climáticas já existentes. Estas verbas irão igualmente contribuir para que os objetivos políticos e a legislação da UE em matéria de clima sejam alcançados. O convite à apresentação de propostas, hoje lançado, contempla projetos-piloto, projetos de demonstração e projetos de melhores práticas. »

O subprograma faz parte do programa LIFE 2014-2020 da UE e disponibilizará 864 milhões de euros para a ação climática nos próximos sete anos. Apoiarão também o reforço da sensibilização, comunicação, cooperação e divulgação em matéria de ações de atenuação e adaptação às alterações climáticas.

Incentivam-se as organizações interessadas a darem início, o mais cedo possível, às medidas preparatórias, mediante o desenvolvimento das suas ideias para projetos, a formação de parcerias com partes interessadas pertinentes e a identificação de apoios financeiros complementares. Serão particularmente bem-vindos os projetos transnacionais, uma vez que a cooperação transfronteiras é essencial para garantir os objetivos da UE em matéria de ação climática.

O prazo para entrega das candidaturas decorre até 16 de outubro de 2014. O próximo convite à apresentação de propostas no âmbito do programa LIFE centrar-se-á em subvenções de funcionamento para organizações sem fins lucrativos que desenvolvem atividades a nível europeu nas áreas do ambiente e do clima, e será lançado neste outono.

Antecedentes

O programa LIFE é um programa de financiamento da UE que se encontra em curso desde 1992, tendo financiado mais de 4 000 projetos. O programa LIFE para o ambiente e a ação climática da UE 2014-2020 está dividido em dois períodos de programação: 2014-2017 e 2018-2020. Para o primeiro período, é afetado um orçamento de 449,2 milhões de euros à ação climática, dos quais 44,26 milhões de EUR estão disponíveis no âmbito do convite à apresentação de propostas de 2014.

Este financiamento constitui parte do apoio às atividades de luta contra as alterações climáticas ao abrigo do orçamento da UE para 2014-2020. O programa LIFE para a ação climática terá igualmente a oportunidade de financiar mais projetos complementando o financiamento privado através de empréstimos e garantias com recurso a bancos locais.

Informações complementares

Informações sobre o convite à apresentação de proposta

http://ec.europa.eu/clima/policies/budget/life/index_en.htmLIFE acção climática

Página do Programa LIFE

Contactos:

Para a imprensa:

Isaac Valero Ladron (+32 2 296 49 71)

Mirna Bratoz (+32 2 298 72 78)

Para a imprensa: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por correio eletrónico


Side Bar