Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 28 de maio de 2014

Avaliação digital na UE - 2014: Que resultados?

Os novos dados indicam que a Comissão está em vias de alcançar 95 dos seus 101 objetivos digitais até 2015, o que representa um progresso significativo. Os cidadãos e as empresas da UE utilizam cada vez mais a Internet, fazem mais compras em linha e têm uma maior confiança e competências em TIC. Porém, num grande número de casos, não dispõem da banda larga de alta velocidade de que necessitam para satisfazer essa apetência digital, em especial nas zonas rurais. Além disso, a ameaça de hiato digital continua a representar um problema importante (ver MEMO/14/383).

A esse respeito, a vice-presidente da Comissão Europeia @NeelieKroesEU declarou: «A maioria dos europeus têm agora uma vida digital e querem mais. Resolvemos o problema do acesso à Internet, mas persistem disparidades quanto às competências digitais. A não ser que todos envidemos mais esforços, haverá uma "subclasse" de analfabetos digitais na Europa.»

Verifique os resultados do seu país aqui!

Veja o vídeo aqui!

As boas notícias:

Utilização regular da Internet: Desde 2010, o número de pessoas que utilizam a Internet pelo menos uma vez por semana aumentou de 60 % para 72 %. Os países em que se registaram mais progressos são: a Grécia, a Roménia, a Irlanda, a República Checa e a Croácia.

Os países que apresentam melhores resultados (mais de 90 % das pessoas utilizam a Internet) são a Dinamarca, a Suécia, os Países Baixos e o Luxemburgo. A titulo de comparação, nos Estados Unidos, 87 % dos adultos utilizam a Internet.

Progressos consideráveis nos grupos desfavorecidos: A utilização pelos desempregados, pessoas com baixo nível de educação e grupos mais idosos passou de 41 %, há quatro anos, para 57 %. De acordo com as tendências atuais, o objetivo de 60 % será atingido antes de 2015.

Os não utilizadores desceram para um terço: 20 % dos cidadãos da UE nunca utilizaram a Internet (menos um terço do que há 4 anos). Se a tendência atual se mantiver, será atingido o objetivo da ADE no sentido de o número descer para 15 % até 2015.

Somos muitos mais a comprar em linha: Atualmente, 47 % dos cidadãos da UE fazem compras em linha, o que representa uma subida de 10 pontos percentuais, indicando que será provavelmente atingido o objetivo de 50 % até 2015.

Garantia de acesso: Atualmente, 100 % dos europeus têm acesso à banda larga, geralmente com várias opções (fibra ótica, cabo, ADSL ou acesso móvel 3G/4G), e todos os europeus têm, no mínimo, acesso à banda larga por satélite a preços acessíveis.

Tecnologias de banda larga rápida: O acesso à banda larga móvel em 4G aumentou fortemente, de 26 %, há um ano, para 59 % atualmente. 62 % da população da UE tem acesso à Internet fixa com uma velocidade mínima de 30 Mbps, contra 54 % há um ano e 29 % em 2010. Na Bélgica, Dinamarca, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Reino Unido, já 90 % ou mais dos lares têm acesso à banda larga rápida.

Desafios a enfrentar:

Pequenas empresas ficam à margem: Apenas 14 % das empresas com menos de 250 trabalhadores vendem em linha. No conjunto da UE, não há um único país que se aproxime do objetivo médio de 33 % fixado para 2015.

Zonas rurais da Europa em risco: Apenas 18 % dos agregados familiares têm acesso à banda larga de alta velocidade.

Em 2013, os serviços de administração pública em linha estagnaram. Apenas 42 % da população da UE recorreu a estes serviços. A este ritmo, os Estados-Membros não conseguirão atingir a meta de 50 % em 2015.

Média UE

Banda larga

2014

Objetivo

Cobertura de banda larga básica para todos

100 %

100% (2013)

Mercado único digital

População que faz compras na Internet

47 %

50 % (2015)

Comércio eletrónico transfronteiras

12 %

20 % (2015)

PME que vendem em linha

14 %

33 % (2015)

Inclusão digital

Utilização regular da Internet

72 %

75 % (2015)

Utilização regular da Internet por pessoas desfavorecidas

57 %

60 % (2015)

População que nunca utilizou a Internet

20 %

15 % (2015)

Serviços públicos

Interação em linha entre cidadãos e autoridades públicas

42 %

50 % (2015)

Cidadãos que devolvem formulários preenchidos às administrações públicas por via eletrónica até 2015

21 %

25 % (2015)

A Comissão publicou igualmente, hoje, a 11.ª edição do relatório comparativo da administração pública em linha. O relatório assinala que os cidadãos continuam a estar muito mais satisfeitos com os serviços privados em linha (por exemplo, banca eletrónica) do que com os serviços públicos em linha (por exemplo, informações sobre o emprego). Existem mais serviços de administração pública em linha, mas estes nem sempre são fáceis de utilizar, rápidos ou transparentes. Estes obstáculos fazem com que as pessoas não recorram mais à administração pública em linha.

Antecedentes

A Comissão Europeia pretende criar condições regulamentares e empresariais que promovam a concorrência e o investimento nos mercados das tecnologias digitais na Europa.

Em 2013, a Comissão propôs medidas concretas para criar um mercado único das telecomunicações, a fim de fazer face a muitos dos problemas confirmados pelos dados atuais.

A avaliação da Agenda Digital de 2014 permite analisar os progressos realizados na UE e a nível nacional quanto à realização desse objetivo, com base nos 13 principais indicadores de desempenho. O relatório de avaliação baseia-se nos dados de 2013.

Até à data, a Comissão concluiu 72 das 101 ações previstas no âmbito da Agenda Digital para a Europa. Estão previstas 23 outras ações, a realizar dentro do prazo. 6 ações foram ou poderão ser adiadas.

Ligações úteis

Avaliação da Agenda Digital

Perfis por país constantes da avaliação: Ver a evolução da banda larga, da utilização da Internet, da administração pública em linha, da regulamentação das telecomunicações e da investigação em cada país

MEMO/14/383 A tecnologia digital cria ou destrói empregos? Os europeus têm as competências digitais necessárias para encontrar um emprego e mantê-lo?

Scoreboard infographic

Agenda Digital

Neelie Kroes

Siga Neelie Kroes no Twitter

Marcadores: #DAEscoreboard #connectedcontinent

Contactos

Correio eletrónico: comm-kroes@ec.europa.eu Tel.: +32.229.57361 Twitter: @RyanHeathEU


Side Bar