Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE LV

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 20 de maio de 2014

UE intensifica esforços para melhorar a saúde de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou hoje que a UE concederá 25 milhões de euros por ano no período de 2014-2020 ao financiamento de programas de vacinação e imunização em todo o mundo.

O novo apoio — mais do dobro do anteriormente concedido (em média, eram atribuídos 10 milhões de euros por ano) destinar-se-á à GAVI Alliance (ex-Aliança Global para as Vacinas e a Imunização), uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é salvar a vida das crianças e proteger a saúde das pessoas através do aumento do acesso à imunização nos países pobres.

Anunciando esta atribuição de fundos no evento «Investir juntos para um futuro saudável», hoje realizado em Bruxelas, o Presidente Barroso declarou: «É horrível e inaceitável que cerca de um milhão e meio de crianças continuem a morrer todos os anos de doenças que podem ser evitadas através de uma simples vacina. É por isso que o aumento hoje anunciado do financiamento da UE é tão importante – mostra que estamos empenhados, a longo prazo, em fazer tudo o que pudermos para salvar o maior número de vidas possível, fazendo chegar as vacinas a mais homens, mulheres e crianças, independentemente do local onde vivam

Por sua vez, Dagfinn Høybråten, presidente do conselho de administração da GAVI, declarou: «Agradecemos à União Europeia a decisão de aumentar para mais do dobro a sua contribuição, permitindo que a GAVI Alliance se aproxime mais do objetivo de reforçar substancialmente a sua ação até 2020, protegendo mais uns milhões de crianças contra doenças mortais nos países mais pobres. Ao disponibilizar fundos adicionais para o atual e o próximo ciclo de financiamento, a União Europeia está a mostrar o seu apoio à missão da GAVI, uma missão perfeitamente consonante com a política de desenvolvimento da UE, que visa reduzir a pobreza e construir um desenvolvimento sustentável através do crescimento inclusivo».

O evento de hoje, organizado pela Comissão Europeia e a GAVI, dará a esta organização a oportunidade de descrever os efeitos no terreno do apoio a programas de imunização nos países mais pobres do mundo e o financiamento necessário para que tais programas prossigam. A reunião será o primeiro passo de um processo de angariação de doadores para financiar a organização durante o período de 2016-2020. Está, além disso, prevista uma reunião de angariação de fundos para mais tarde.

Desde 2003, a Comissão Europeia atribuiu mais de 83 milhões de euros à GAVI Alliance, provenientes em parte do Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento (ICD) e em parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).

Graças a doadores como a UE, foram imunizadas quase quinhentos milhões de crianças desde 2000, o que permitiu salvar 6 milhões de vidas. O objetivo destes fundos é acelerar o seu impacto nos próximos anos e garantir que os progressos alcançados até à data sejam sustentados, oferecendo um futuro saudável à próxima geração de crianças dos países mais pobres.

Contextualização

Além do apoio dado à GAVI, a UE procura melhorar os sistemas de saúde dos países e promover a investigação e o desenvolvimento no domínio da saúde em todo o mundo. A proteção social, a saúde e a educação são uma prioridade da União Europeia no seu apoio a um crescimento inclusivo e sustentável. É por esta razão que a UE se comprometeu a consagrar pelo menos 20 % do futuro financiamento (2014-2020) a este domínio.

O evento organizado pela Comissão Europeia e a GAVI Alliance, alusivo ao tema «Investir em conjunto para um futuro saudável», decorre hoje em Bruxelas e contará também com a presença do Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, do Presidente da Etiópia, Mulatu Teshome e de outros importantes doadores e representantes dos Estados-Membros e dos países em desenvolvimento.

Para mais informações:

EU and GAVI Alliance: Working together to save lives: MEMO/14/362

Sítio Web da Direção-Geral do Desenvolvimento e da Cooperação - EuropeAid:

http://ec.europa.eu/europeaid/index_en.htm

Sítio Web do Comissário Europeu responsável pelo Desenvolvimento, Andris Piebalgs:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/piebalgs/index_en.htm

Sítio Web da GAVI:

http://www.gavialliance.org/

Contactos:

Alexandre Polack (+32 2 299 06 77)

Maria Sanchez Aponte (+32 2 298 10 35)

Raquel Maria Patricio Gomes (+32 2 297 48 14)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por correio eletrónico


Side Bar