Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 5 de maio de 2014

Nova Chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa

A Comissão Europeia nomeou Maria d'Aires Soares como Chefe da sua Representação em Portugal. A tomada de posse terá lugar em 16 de maio de 2014.

Maria d'Aires Soares desempenhará as novas funções com capacidades de liderança e gestão comprovadas, um profundo conhecimento e uma grande experiência das instituições europeias, um percurso de trabalho conjunto com diferentes intervenientes e uma sólida preparação em análise política e política de comunicação.

Desde novembro de 2011, Maria d'Aires Soares desempenhou, como funcionária da Comissão destacada no interesse do serviço, a função de Chefe do Departamento Finanças e Orçamento no ITER (Reator Termonuclear Experimental Internacional) em Cadarache, França.

Antes da atual nomeação, Maria d'Aires Soares ocupou o cargo de Ministra Conselheira, Chefe da Divisão de Investigação, Tecnologia, Inovação e Educação da Delegação da União Europeia nos Estados Unidos da América, em Washington D.C.

Maria d'Aires Soares integrou a Comissão Europeia em 1989, na Direção-Geral da Investigação e da Inovação, onde teve oportunidade de desempenhar diferentes cargos de gestão em domínios tão distintos como a administração e finanças ou a mobilidade dos investigadores e a energia.

Em especial, promoveu e desenvolveu uma estratégia de cooperação entre a União Europeia e o Brasil, a China, a Índia, o Japão, a Rússia, a Coreia do Sul e os EUA.

Inscrita na ordem dos advogados de Lisboa desde 1980, começou a sua carreira profissional num escritório de advogados igualmente nesta cidade. Imediatamente antes de integrar a Comissão Europeia ocupou um cargo de responsabilidade na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra.

Possui uma licenciatura em Direito pela Universidade de Lisboa e um doutoramento em Direito pela Universidade de Montpellier.

Antecedentes

A Comissão tem Representações nos 28 Estados-Membros e gabinetes regionais em Barcelona, Belfast, Bona, Cardiff, Edimburgo, Marselha, Milão, Munique e Wroclaw. Cabe-lhes informar a comunicação social e o público em geral sobre as políticas da UE e informar a Comissão sobre qualquer evolução significativa no país.

Para mais informações:

Chefe da Representação em Portugal da Comissão Europeia:

http://ec.europa.eu/portugal/

Contactos:

Mina Andreeva (+32 2 299 13 82)

Joshua Salsby (+32 2 297 24 59)

Para o público: Europe Direct por telefone00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail


Side Bar