Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 22 de abril de 2014

Em 10 de maio «Vamos limpar a Europa!»

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo vão parar às ruas, aos mares, às praias, às florestas e às zonas naturais da Europa. E todos os anos, milhões de europeus saem de casa, em ações voluntárias, para limpar a zona onde vivem. «Vamos limpar a Europa!» é uma iniciativa que visa promover este tipo de ações, sensibilizar os cidadãos para a dimensão do problema do lixo e dos resíduos e encorajar uma mudança de comportamentos. O evento está a ser coordenado pelos organizadores da Semana Europeia da Redução dos Resíduos.

O Comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik, declarou a este respeito: «Os movimentos cívicos de limpeza do ambiente estão em crescimento em toda a Europa e é nossa vontade integrá-los num evento europeu. Reunimos uma rede de pontos de contacto nacionais em 21 países para informar as pessoas das atividades que terão lugar na zona em que habitam e do que podem fazer para ajudar. É uma iniciativa prática, pelo que o que há a fazer é calçar as botas e as luvas e lançar mãos à obra. Todos queremos viver em bairros limpos. Por isso, todos juntos, limpemos a Europa!»

Nos últimos anos foram organizadas na Europa várias campanhas de limpeza para ajudar a resolver o problema do lixo. «Vamos limpar a Europa!» reunirá todas essas iniciativas num só um evento à escala europeia, que terá lugar no mesmo dia em todo o continente europeu, atingindo o maior número possível de cidadãos.

«Vamos limpar a Europa!» é um evento que parte verdadeiramente da base, ou seja, a sociedade, e que visa informar e mobilizar as pessoas para a limpeza do ambiente à sua volta, utilizando os seus próprios meios. A experiência mostra que as pessoas ficam muitas vezes surpreendidas com a quantidade de resíduos produzidos e abandonados na sua vizinhança. E, além disso, o lixo recolhido pode ter algum valor. O papel, o vidro, os metais e o plástico podem, todos eles, ser reutilizados ou reciclados depois de recolhidos. Este processo desonera o ambiente e cria oportunidades económicas e empregos, ajudando a Europa a enveredar por uma economia mais circular. 

A Comissão promove o evento, mas as operações de limpeza são verdadeiramente independentes, locais e conduzidas pelos cidadãos. Em muitos casos, as autoridades locais, ONG, empresas e escolas participarão nas ações ou coordená-las-ão. Realizam-se eventos em 15 Estados-Membros da UE, bem como em Andorra, na Bósnia-Herzegovina, na Noruega, na Sérvia e na Turquia. Para se informar de alguma ação local que decorra no seu Estado-Membro, consultar o sítio web do organizador nacional.

Contextualização

A iniciativa «Vamos limpar a Europa!» é um projeto LIFE coordenado pela Associação de Cidades e Regiões para a Reciclagem e a Gestão Sustentável dos Recursos, organização que é também responsável pela Semana Europeia da Redução dos Resíduos. Os organizadores estabeleceram um conjunto de ferramentas de comunicação que será disponibilizado a todos os participantes por intermédio dos coordenadores.

Em 2012, os organizadores da iniciativa Let’s Do It! World, originários da Estónia, coordenaram uma ação de limpeza à escala mundial, que mobilizou 7 milhões de voluntários na Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Europa, em 84 ações de limpeza com a duração de um dia. Em 2013, voltaram a realizar-se atividades similares. As iniciativas baseiam-se, em primeiro lugar, em redes de voluntários criadas através das redes sociais e incluem também a angariação de fundos e de patrocínios.

A organização Surfrider Foundation Europe (http://www.surfrider.eu/en/presentation/our-story.html) mobiliza 1 500 voluntários, 10 000 membros, cerca de 40 delegações locais e mais de 40 000 apoiantes. As suas ações de limpeza de praias são agora complementadas por ações em lagos e rios. A Surfrider foi fundada em 1984, em Malibu, na Califórnia, por surfistas que pretendiam proteger da poluição local os seus locais preferidos para a prática do surf. A organização está ativa na Europa desde 1990. A Comissão Europeia acredita que a sensibilização do público e a mudança de atitudes em relação aos resíduos são importantes para a consecução dos objetivos da legislação europeia relativa aos resíduos. A prevenção e a gestão dos resíduos são domínios prioritários para a Comissão em 2014, sendo sua intenção rever, este verão, os objetivos de reciclagem dos resíduos e do seu depósito em aterro, no âmbito de um pacote mais vasto de medidas que visam criar uma economia circular.

Para mais informações:

Sítio Web da iniciativa «Vamos limpar a Europa!»:

http://www.letscleanupeurope.eu/

Ficha informativa sobre o evento:

http://www.ewwr.eu/sites/default/files/Factsheet%20-%20Let%27s%20Clean%20Up%20Europe.pdf

A Agência Europeia do Ambiente também lançou uma aplicação relativa ao lixo marinho que pode ser descarregada do Google Play: Ver http://www.eea.europa.eu/themes/coast_sea/marine-litterwatch

Para mais informações sobre a legislação da UE em matéria de resíduos, ver:

http://ec.europa.eu/environment/waste/index.htm

Contactos:

Para a imprensa:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Andreja Skerl (+32 2 295 14 45)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail


Side Bar