Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 10 de abril de 2014.

Comissão publica primeiro painel sobre transportes na UE

A Comissão Europeia publicou hoje, pela primeira vez, uma série de quadros com indicadores sobre os transportes na UE, que comparam o desempenho dos Estados-Membros em 22 categorias relacionadas com os transportes e salientam para a maioria dessas categorias, quais os cinco melhores e os cinco piores. Os Países Baixos e a Alemanha encontram-se no topo da classificação, com pontuações elevadas em 11 categorias, seguidos pela Suécia, Reino Unido e Dinamarca.

O objetivo deste primeiro painel de transportes na UE consiste em apresentar uma panorâmica da diversidade do desempenho dos Estados-Membros em matéria de transportes em toda a Europa e ajudar os Estados-Membros a identificarem as suas lacunas e a definirem prioridades para investimentos e políticas. O painel baseia-se em dados de uma variedade de fontes (como o Eurostat, a Agência Europeia do Ambiente, o Banco Mundial e a OCDE). É intenção da Comissão aperfeiçoar os indicadores nos próximos anos, em concertação com os Estados-Membros, o setor dos transportes e outras partes interessadas, e acompanhar os progressos realizados pelos Estados-Membros.

Siim Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela mobilidade e pelos transportes, declarou: «O novo painel constitui um instrumento fantástico para visualisar o ponto em que estamos no caminho a seguir para tornar os nossos sistemas de transporte mais eficientes, mais orientados para o cliente, mais seguros e menos poluentes. Só nos dá, evidentemente, uma imagem da situação, mas permite-nos e aos Estados-Membros dispor de um ponto de referência e de uma fonte de inspiração para o nosso trabalho em conjunto.»

O painel pode ser consultado por modo de transporte (rodoviário, ferroviário, por vias navegáveis e aéreo) ou por uma das seguintes categorias:

Mercado único (acesso ao mercado, regulação)

Infraestrutura

Impacto ambiental

Segurança

Transposição do direito da UE

Infrações ao direito da UE

Inovação e investigação e

Logística.

Na maioria dos quadros que o compõem, os cinco melhores desempenhos estão assinalados a verde e os cinco piores desempenhos a vermelho.

O painel é complementado por dados estatísticas por país, sem classificação relativa (despesas em transportes, quotas de cada modo de transporte, despesas de financiamento da UE no setor dos transportes).

Ver MEMO/14/277 para mais informações por país.

O quadro seguinte indica o número de vezes que cada país figura entre os melhores e piores desempenhos. A classificação global é calculada subtraindo as classificações negativas das positivas:

Entre os 5 melhores

Entre os 5 piores

Global

NL

11

0

11

DE

11

1

10

SE

9

1

8

UK

9

2

7

DK

5

0

5

FI

6

3

3

LU

5

2

3

MT

4

2

2

AT

3

2

1

FR

5

4

1

IE

5

5

0

SI

4

4

0

ES

4

4

0

BE

4

4

0

EE

4

5

-1

SK

4

5

-1

LV

4

5

-1

CZ

2

3

-1

HU

3

5

-2

IT

3

5

-2

HR

1

4

-3

CY

2

5

-3

PT

3

6

-3

RO

4

7

-3

LT

2

6

-4

EL

2

8

-6

BG

3

9

-6

PL

3

9

-6

Siga o Vice-Presidente Siim Kallas no Twitter

Contactos:

Helen Kearns (+32 2 298 76 38)

Dale Kidd (+32 2 295 74 61)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por correio electrónico


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website