Navigation path

Left navigation

Additional tools

Anunciados os vencedores da 5.ª edição do Prémio de Jornalismo da UE

European Commission - IP/14/411   09/04/2014

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 9 de abril de 2014

Anunciados os vencedores da 5.ª edição do Prémio de Jornalismo da UE

Os vencedores da 5.ª edição do Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde foram anunciados por Tonio Borg, Comissário Europeu responsável pela Saúde e Política dos Consumidores, numa cerimónia de entrega de prémios realizada ontem à noite em Bruxelas. Dos mais de 850 artigos concorrentes, foram escolhidos 28 finalistas nacionais por um júri de cada país da UE. Entre a lista dos 28 excelentes artigos, os vencedores são:

1.º lugar: Henk Blanken, jornalista do Dagblad van het Noorden (Países Baixos), pelo seu artigo «Carel's head», uma história que segue um jovem que sofre da doença de Parkinson, desde o diagnóstico até ao tratamento, e constitui um recital detalhado e emocional da cirurgia pioneira a que o jovem se sujeitou.

2.º lugar: Christiane Hawranek e Marco Maurer, jornalistas do Die Zeit (Alemanha), pelo seu artigo incisivo,«estilo documentário», denominado «The patient Traffickers», que põe em destaque realce as práticas duvidosas em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços não regulamentados.

3.º lugar Mette Dahlgaard, jornalista do Berlingske (Dinamarca) pelo artigo «Am I killing someone?», a história de um dador de esperma que descobre que é portador de um gene de uma forma de cancro altamente hereditária, mas se depara com obstáculos insuperáveis quando tenta encontrar uma forma de advertir crianças potencialmente afetadas.

O Comissário Tonio Borg declarou: «Mais uma vez, jornalistas de toda a Europa contribuíram para o conhecimento e a compreensão pelo público de questões de saúde importantes. Apresentaram artigos muito fascinantes sobre questões como a doença de Alzheimer, os perigos do açúcar, a utilização de robôs para realizar operações, doenças raras e eutanásia. Os três artigos premiados que o júri da UE teve o importante trabalho de selecionar destacaram-se pela sua intensidade, originalidade e capacidade de influenciar o leitor».

Antecedentes

O Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde vai atualmente na sua 5ª edição. Tem por objetivo aumentar a sensibilização para questões de saúde importantes que afetam as vidas das pessoas em toda a UE, questões essas que a Comissão Europeia aborda através de legislação e outras iniciativas. O Prémio destina-se também a encorajar e reconhecer a excelência do jornalismo no domínio da saúde em toda a Europa.

O principal tema da presente edição do Prémio foi «A Europa para os doentes», que incluía os seguintes tópicos: cuidados de saúde transfronteiriços, doenças raras, doação e transplantação de órgãos, profissionais da saúde, segurança dos pacientes e infeções adquiridas em hospitais, doenças crónicas, vacinação, utilização prudente de antibióticos, envelhecimento e demência, envelhecimento ativo e saudável, produtos farmacêuticos e determinantes da saúde: tabaco, álcool, nutrição e atividade física.

O processo de seleção dos vencedores incluiu duas fases. Os júris nacionais selecionaram um finalista nacional e, em seguida, um júri da UE, composto por funcionários da Comissão Europeia, peritos em saúde pública e jornalistas, reuniram-se em Bruxelas para escolher o primeiro, o segundo e o terceiro lugares.

Os prémios atribuídos ao primeiro, segundo e terceiro lugares, elevaram-se a 6 500 EUR, 4 000 EUR e 2 500 EUR, respetivamente1.

Para mais informações sobre o Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde:

http://ec.europa.eu/health-eu/journalist_prize/index_pt.htm

Todos os artigos disponíveis na presente brochura:

http://ec.europa.eu/health-eu/journalist_prize/2013/docs/booklet_2013_en.pdf

Gosto no Facebook

Siga-nos no Twitter: @ EU_saúde

Contactos:

Frédéric Vincent (+32 2 298 71 66)

Aikaterini Apostola (+32 2 298 76 24)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail

1 :

O Prémio é financiado pelo orçamento do Programa de Saúde da UE.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website