Navigation path

Left navigation

Additional tools

Cimeira UE-África

European Commission - IP/14/337   28/03/2014

Other available languages: EN FR DE

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 28 de março de 2014

Cimeira UE-África

A 4ª Cimeira UE-África irá ter lugar em Bruxelas, em 2 e 3 de abril, sob o lema «Investir nas Pessoas, na Prosperidade e na Paz». Inspirando-se na Estratégia Comum definida em 2007, os países africanos e a União Europeia vão debater, enquanto parceiros iguais, novas formas de aprofundar a cooperação nessas três áreas.

A África e a União Europeia estão conjuntamente empenhadas em desenvolver o capital humano através da educação e da formação, em criar novos incentivos ao investimento e em encontrar formas de promover um crescimento que crie emprego, em especial para os jovens. As partes têm envidado esforços conjuntos pela paz e pela segurança, que são indispensáveis para a prosperidade e o crescimento.

A União Europeia será representada pelo Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. A cimeira reunirá os chefes de Estado e de Governo da União Europeia e do continente africano, bem como os dirigentes das instituições da UE e da União Africana. Serão também associados vários observadores internacionais de alto nível.

«A África e a União Europeia vão reunir-se para abordar os desafios que se colocam a ambos os continentes ou que se colocam à escala global. O tema escolhido para esta cimeira procura responder às preocupações quotidianas dos nossos cidadãos: a sua segurança, as suas perspetivas de trabalho e o seu futuro pessoal e familiar. Tenho uma grande esperança que a cimeira possa consolidar a nossa parceria e melhorar as expectativas das nossas populações», afirmou o Presidente Van Rompuy.

Antecipando a cimeira, o Presidente Barroso afirmou: «Ao concretizar a visão exposta na Estratégia Comum UE-África, a cimeira permitirá aprofundar a nossa parceria entre iguais e criar novas oportunidades de cooperação. Permitirá ainda desenvolver os contactos políticos, económicos e interpessoais, assim como promover o crescimento económico sustentável e o bem-estar de todos os nossos cidadãos».

Para mais informações:

Factsheet on EU-Africa relations:

http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-14-246_en.htm

Background on EU-Africa summit:

http://www.european-council.europa.eu/media/1329122/140217_summit_background_note.pdf

Contactos:

Michael Mann (+32 2 299 97 80)

Maria Lyra Traversa (+32 2 295 63 68)

Iulia Costea (+32 2 2 96 71 55)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou e­mail


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website