Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 24 de março de 2014

Sondagem Eurobarómetro sobre desporto revela elevados níveis de inatividade na UE

De acordo com os resultados da última sondagem Eurobarómetro sobre desporto e atividade física, 59 % dos cidadãos da União Europeia nunca, ou raramente, praticam exercício ou fazem desporto, ao passo que 41 % o fazem pelo menos uma vez por semana.

A Europa do Norte é fisicamente mais ativa do que o Sul e o Leste. 70 % dos inquiridos na Suécia afirmaram que praticam exercício pelo menos uma vez por semana, o que é ligeiramente superior à percentagem da Dinamarca (68 %) e da Finlândia (66 %), seguindo-se os Países Baixos (58 %) e o Luxemburgo (54 %). No outro extremo da escala, 78 % nunca praticam exercício ou fazem desporto na Bulgária, seguidos de Malta (75 %), Portugal (64 %), Roménia (60 %) e Itália (60 %).

Ao comentar estes dados, Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pelo desporto, declarou: «Os resultados da sondagem Eurobarómetro confirmam a necessidade de medidas para incentivar mais pessoas a fazer desporto e a praticar atividade física como uma parte integrante da sua vida quotidiana. Trata-se de um aspeto fundamental, não só em termos da saúde, bem-estar e integração das pessoas, mas igualmente devido aos custos económicos significativos resultantes da falta de atividade física. A Comissão está empenhada em apoiar os Estados-Membros nos esforços para incentivar a população a ser mais ativa. Vamos implementar a Recomendação do Conselho, recententemente adotada, sobre a promoção do papel da atividade física como contributo para a saúde, bem como a prossecução dos planos para uma semana europeia do desporto. O novo programa Erasmus+ também proporcionará - pela primeira vez - financiamento às iniciativas transnacionais para promover o desporto e a atividade física.»

O inquérito revela que as autoridades locais, em especial, poderiam envidar mais esforços para encorajar os cidadãos a praticarem exercício físico. Enquanto 74 % dos inquiridos consideram que os clubes desportivos locais e outros fornecedores proporcionam oportunidades suficientes, 39 % consideram que as respetivas autoridades locais não se empenham o suficiente.

Antecedentes

O presente inquérito Eurobarómetro foi realizado para a Comissão Europeia pela rede TNS Opinion&Social nos 28 Estados-Membros, entre 23 de novembro e 2 de dezembro de 2013. Quase 28 000 participantes de grupos populacionais e sociais diferentes participaram no inquérito. Este inquérito dá seguimento a inquéritos comparáveis realizados em 2002 e 2009 e irá contribuir para o fornecimento de dados para apoiar o desenvolvimento de políticas tendentes a promover o desporto e a atividade física.

Principais conclusões do inquérito:

1. Com que frequência faz exercício ou pratica desporto?

2. Quantas vezes pratica outro tipo de atividade física?

Mais informações

MEMO/14/207

Inquérito Eurobarómetro sobre desporto e atividade física

O papel da UE no domínio do desporto

Educação e formação

Sítio web de Androulla Vassiliou

Contactos:

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website