Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 20 de março de 2014

Anunciados os vencedores do Prémio do Património Cultural da UE/Prémios Europa Nostra de 2014

Os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2014 são anunciados hoje pela Comissão Europeia e a organização Europa Nostra. Os 27 vencedores, selecionados entre 160 projetos nomeados provenientes de 30 países, são homenageados pelas suas realizações em quatro domínios: conservação; investigação; contribuições exemplares; educação, formação e sensibilização. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 5 de maio, no Burgtheater de Viena, sob o patrocínio do Presidente da Áustria, Heinz Fischer. Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e Plácido Domingo, cantor de ópera e Presidente da Europa Nostra, apresentarão conjuntamente os prémios. Seis dos projetos vencedores serão galardoados com o Grande Prémio, recebendo 10 000 euros cada, e um será proclamado vencedor do «Prémio do Público», com base numa votação em linha conduzida pela Europa Nostra. Além de celebrar a excelência do trabalho no domínio do património cultural, o prémio da UE visa promover competências e normas de elevada qualidade no plano da conservação.

«Gostaria de felicitar calorosamente os vencedores deste ano e as respetivas equipas, cuja paixão e dedicação são tão inspiradoras. O património da Europa é um dos nossos bens mais preciosos. Cria pontes entre o passado e presente, estimula o crescimento, promove a inclusão social e atrai turismo. Mas muitas destas obras de arte e testemunhos da criatividade humana, que transmitiram beleza através dos séculos, estão cada vez mais frágeis. A sua sobrevivência depende de investimentos a longo prazo na preservação e manutenção. Apraz-me registar que o novo programa «Europa Criativa» continuará a apoiar o prémio, bem como muitas outras iniciativas transnacionais, e que o património cultural continuará a beneficiar de um importante volume de financiamento da UE proveniente de diversas fontes, incluindo os fundos regionais e a investigação», declarou a Comissária Vassiliou.

«As realizações deste ano demonstram que, mesmo em circunstâncias económicas difíceis, os projetos de conservação do património podem mobilizar pessoas talentosas e entusiastas e reunir o apoio de fontes públicas e privadas. Graças às suas competências, empenhamento e generosidade, foi possível revitalizar numerosos locais de interesse histórico e embelezar e enriquecer a vida de muitas pessoas. Espero que a nossa parceria com a Comissão Europeia continue a crescer em termos de força e de impacto, divulgando ainda em maior escala a excelência europeia no domínio do património cultural», acrescentou Plácido Domingo.

Vencedores de 2014 (lista alfabética por país)

Categoria 1 — Conservação

Biblioteca Bardensis, Barth, ALEMANHA

Museu Horta, Bruxelas, BÉLGICA

Casa da Cooperação: Centro Educativo na zona tampão de Nicósia, CHIPRE

Programa de cooperativas vinícolas, Catalunha, ESPANHA

Paisagem histórica dos olivais milenares de El Sénia, ESPANHA

Ponte romana, Porta da ponte, Torre Calahorra e zonas circundantes, Córdova, ESPANHA

Basílica Palladiana, Vicenza, ITÁLIA

Teatro Sociale, Bergamo, ITÁLIA

Casas Walser: Preservação da arquitetura vernacular em Alagna Valsesia, ITÁLIA

Hovelsrud Villa, Ilha Helgøya, Nes på Hedmarken, NORUEGA

Percurso histórico das Linhas de Torres Vedras, Lisboa, PORTUGAL

Abbotsford: casa de Sir Walter Scott, Melrose, REINO UNIDO

Frescos do século XVII da igreja de Dragomirna, ROMÉNIA

Categoria 2 — Investigação

Van Dyck em Espanha, Madrid, ESPANHA

Construção romana abobadada no Peloponeso, GRÉCIA

Jardins do Castelo de Transilvânia, Budapeste, HUNGRIA

Categoria 3 — Contribuição exemplar

Gustav Klimt Memorial Society, Viena, ÁUSTRIA

Associação «Kempens Landschap», Putte, BÉLGICA

Associação Iubilantes, Como, ITÁLIA

Categoria 4 — Educação, formação e sensibilização

Património Cultural sem Fronteiras - Campos Regionais de Restauro, Tirana, ALBÂNIA

Passage: From a Rusty City to a New Miskolc, HUNGRIA

O caso Coen, Hoorn, PAÍSES BAIXOS

Programa radiofónico «Encontros com o património», Lisboa, PORTUGAL

Shaping 24: Promoção do património em Norwich e Gand, REINO UNIDO e BÉLGICA

Será igualmente atribuído um prémio Europa Nostra a projetos de dois países europeus que não participam no Programa «Cultura» da UE (2007-2013):

Conservação - Salas de ágata em Pushkin, São Petersburgo, RÚSSIA

Investigação- Arquitetura sacra do século VII no sul do Cáucaso, Moscovo, RÚSSIA

Conservação - Barcos a vapor da Belle Époque no lago de Genebra, Lausana, SUÍÇA

Contexto

Os vencedores do Prémio do Património Cultural da UE/Prémios Europa Nostra deste ano vêm juntar-se aos 360 laureados reconhecidos pela Comissão Europeia e pela Fundação Europa Nostra desde 2002. Júris especializados constituídos por peritos independentes de toda a Europa avaliam os projetos nomeados em quatro categorias de prémios — conservação, investigação, contribuições exemplares e educação, formação e sensibilização. Todos os vencedores recebem uma placa ou um troféu. Os seis vencedores do «Grande Prémio» receberão além disso 10 000 euros cada.

Os prémios são apoiados pelo Programa «Cultura» da UE, que investiu perto de 40 milhões de euros no cofinanciamento de projetos dedicados ao património entre 2007 e 2013. Outros programas da UE proporcionam igualmente apoio: no mesmo período, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional concedeu 6 000 milhões de euros para a proteção e preservação do património cultural, o desenvolvimento das infraestruturas culturais e o apoio de serviços culturais como a formação profissional e o ensino das artes e do património. Desde 1998, foram ainda disponibilizados 150 milhões de euros adicionais no âmbito dos programas da UE para a investigação e o desenvolvimento tecnológico.

O novo programa Europa Criativa, dotado de um orçamento de quase 1,5 mil milhões de euros para os próximos sete anos (9% mais do que os níveis precedentes), continuará a apoiar projetos de cooperação transnacional no domínio do património.

Para além do seu valor intrínseco, o património cultural dá um contributo significativo para o crescimento e a criação de emprego. Estima-se que as despesas com a conservação do património cultural pelas entidades públicas e privadas ascendam a 5 mil milhões de euros por ano. Os dados, publicados pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), mostram que 40 % do turismo mundial tem uma dimensão cultural. O património cultural é também um recurso crucial para o desenvolvimento sustentável e a coesão social.

Europa Nostra - a voz do património cultural na Europa - é um movimento de cidadãos de dimensão crescente que promove a defesa do património cultural e natural da Europa. Com a sua vasta rede pan-europeia de membros (organizações e pessoas singulares), associados e parceiros, a Europa Nostra é um grupo de pressão extremamente influente no domínio do património cultural. A organização luta igualmente pela salvaguarda de monumentos, locais e paisagens em perigo. Em 2013, a Europa Nostra celebrou o seu 50.º aniversário.

A cerimónia de entrega de prémios de 2014, em Viena, faz parte do Congresso Europeu do Património anual organizado pela Europa Nostra, que terá lugar sob o patrocínio do Presidente da Áustria, Heinz Fischer. A Comissão Europeia, a sua representação na Áustria, o ministério federal austríaco das Artes e Cultura, a Fundação Fürst Liechtenstein, a Fundação Erste e o operador público de radiodifusão austríaco ORF contam-se entre os parceiros do Congresso de 2014.

Informações adicionais

Apresentações de cada projeto vencedor: fotografias, vídeos

Comissão Europeia: Cultura

Sítio Web de Androulla Vassiliou

Siga Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

Contactos:

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)

Elena Bianchi (+31 70 302 40 58), Twitter: @europanostra

Joana Pinheiro (+31 70 302 40 55)

Para o público em geral: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail


Side Bar