Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão europeia - Comunicado de Imprensa

Eurobarómetro Standard de outono de 2014: a confiança na União Europeia está a aumentar

Bruxelas, 17 Dezembro 2014

Hoje são publicados os últimos resultados do Eurobarómetro Standard. O Eurobarómetro Standard do outono de 2014 constitui o primeiro inquérito realizado à escala da UE desde que a Comissão Juncker entrou em funções em 1 de novembro de 2014.

Os novos resultados mostram uma melhoria dos principais indicadores políticos:

Mais cidadãos têm uma imagem positiva da União Europeia e confiança na UE. Há também um apoio público significativo relativamente aos principais domínios das Diretrizes Políticas da Comissão.

O número de europeus que afirmam ter uma imagem positiva da UE subiu de 35 % em junho último para 39 % em novembro; 37 % têm uma imagem neutra e 22 % uma imagem negativa (face a 25 % em junho).

Além disso, o número de europeus que declaram ter confiança na União Europeia também subiu para 37 % (+6 p.p. desde o inquérito anterior, realizado imediatamente após as eleições para o Parlamento Europeu). O nível médio de confiança nos governos nacionais também subiu ligeiramente para 29 % (+2 p.p.).

O número de pessoas que consideram que a sua voz conta na UE baixou (40 %, -2 p.p.), depois de ter registado um pico em 10 anos após as eleições de maio de 2014.

As expectativas em relação à economia e o apoio a favor do euro mantêm-se estáveis:

Sobre a economia, as expectativas dos europeus mantiveram-se bastante estáveis: mais de um quinto (22 %, -1 p.p.) declara-se otimista quanto aos próximos doze meses e 45 % não esperam alterações na situação atual. Tal significa que mais de seis décimos dos europeus acreditam que a situação económica não piorará. O número de europeus para quem o impacto da crise no emprego atingiu já o seu pico (44 %, -2 p.p.) é ligeiramente inferior ao número daqueles que acreditam que o «pior está ainda para vir» (46 %, +2 p.p.).

A atitude positiva em relação ao euro mantém-se estável (56 % na UE e 67 % na área do euro). O apoio à moeda única aumentou em 18 Estados-Membros, sobretudo na Lituânia (63 %, +13 p.p.), que deverá integrar a área do euro em janeiro de 2015, e na Letónia (74 %, +6 p.p.).

Os europeus estão sobretudo preocupados com a economia e a imigração:

No que se refere às principais preocupações dos cidadãos, a imigração continua a subir na classificação das questões evocadas com maior frequência aos níveis nacional e da UE. Com 24 % (+3 p.p.), constitui agora a quarta questão mais frequentemente evocada a nível da UE e, com 18 % (+3 p.p.), a questão mais suscitada a nível nacional. Para os cidadãos de Malta, do Reino Unido e da Alemanha, esta é mesmo referida como a principal preocupação.

O inquérito Eurobarómetro mostra também um forte apoio dos cidadãos a favor das questões prioritárias definidas pela Comissão Juncker.

  • Sobre o investimento na UE, mais de 60 % dos europeus concordam que os fundos públicos sejam utilizados para estimular o investimento do setor privado a nível da UE.
  • Sobre a energia, 73 % dos europeus são favoráveis a uma política energética comum entre os Estados-Membros da UE.
  • Para a maioria dos europeus, o mercado único (a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços dentro da UE) representa uma das conquistas mais positivas da UE (52 %), a seguir à paz entre os Estados-Membros (56 %).
  • No que se refere à questão das migrações, 71 % dos europeus são favoráveis a uma política europeia comum neste domínio. Na sua maioria, os europeus (52 %) têm uma opinião positiva sobre a imigração de cidadãos de outros Estados-Membros da UE.

 

Por último, os cidadãos mantêm-se otimistas quanto ao futuro da UE. 56 %(sem alteração) dos europeus dizem-se otimistas, ao passo que 37 % (-1 p.p.) declaram-se pessimistas.

Contexto

O Eurobarómetro Standard do outono de 2014 foi realizado com base em entrevistas presenciais entre 8 e 17 de novembro de 2014. No total, foram entrevistadas 32 598 pessoas em todos os Estados-Membros da UE e nos países candidatos.

Informações adicionais

O relatório com os primeiros resultados, publicado hoje, descreve a atitude dos europeus face à UE, às suas instituições e políticas, bem como as principais preocupações dos cidadãos e a sua perceção da situação económica.

O relatório sobre os primeiros resultados encontra-se disponível no seguinte endereço:

http://ec.europa.eu/public_opinion/archives/eb/eb82/eb82_en.htm


ANEXO:

1. Imagem da UE

 

2. Confiança na UE

 

3. «A minha voz conta na UE»

 

4. Otimismo quanto ao futuro da UE

 

5. Atitude favorável ao euro

 

 

Eurobarómetro Standard 82, outono de 2014

Trabalho de campo realizado em 8-17 de novembro de 2014

27 901 entrevistas presenciais realizadas na UE28/adultos 15+

IP/14/2702

Contactos para a imprensa

Mina ANDREEVA (+32 2 299 13 82)

Perguntas do público em geral:


Side Bar