Navigation path

Left navigation

Additional tools

7.ª Cimeira UE-Brasil- uma Parceria Estratégica

European Commission - IP/14/177   20/02/2014

Other available languages: EN FR DE

Comissão Europeia

Comunicado De Imprensa

Bruxelas, 20 de fevereiro de 2014

7.ª Cimeira UE-Brasil- uma Parceria Estratégica

Desde a criação da sua Parceria Estratégica, em Julho de 2007, a UE e o Brasil passaram a ter uma relação cada vez mais forte. Intensificámos a cooperação através de diálogos políticos de alto nível sobre questões de interesse comum respeitantes às nossas economias, aos desafios globais e às posições em matéria de política externa no plano mundial. É neste contexto que vai realizar-se em Bruxelas, em 24 de fevereiro de 2014, a 7.ª Cimeira UE-Brasil.

Essa cimeira irá constituir a ocasião para fazer um balanço dos progressos na cooperação em matéria de políticas setoriais, como a competitividade e o investimento, a investigação, a tecnologia e a inovação, os transportes e as infraestruturas. Os dirigentes irão também debater desafios globais, como a ciberpolítica internacional e a governação da Internet, as políticas energéticas e em matéria de alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável. A cimeira será também uma oportunidade para trocar pontos de vista sobre questões regionais da América Latina, bem como sobre questões relativas à paz e segurança internacionais, como a situação no Irão, na Síria, o Processo de Paz no Médio Oriente e a segurança em África.

O Presidente Herman Van Rompuy observou o seguinte: "O nosso relacionamento foi crescendo e aprofundou-se ao longo dos anos e estou ansioso por discutir com a Presidente Dilma Rousseff a forma como a nossa cooperação pode ser reforçada. O ciberespaço, que se tornou um dos mais poderosos instrumentos de progresso global, é uma área em que precisamos de intensificar a cooperação para garantir que podemos desfrutar com segurança dos benefícios das novas tecnologias, ao mesmo tempo que garantimos a proteção de uma Internet livre e aberta".

O Presidente José Manuel Barroso, afirmou o seguinte: "A nossa parceria estratégica com o Brasil já percorreu um longo caminho desde a Cimeira de Lisboa de 2007. Desde então, temos vindo a expandir o nosso diálogo sobre questões políticas, económicas e setoriais, como a educação e a investigação. O Brasil é um parceiro cujo ideário é idêntico ao nosso e com o qual partilhamos muitos interesses comuns. Queremos partir desses pontos comuns e cooperar mais sobre o modo de lutar contra as alterações climáticas, definir vias para o desenvolvimento sustentável, fomentar o respeito pelos direitos humanos e promover o comércio global e a segurança internacional. A Cimeira será também uma ocasião importante para confirmar o nosso empenho conjunto num acordo UE-Mercosul ambicioso e equilibrado. O nosso relacionamento económico bilateral pode ser um importante motor para o crescimento e o emprego na UE e no Brasil. Aguardo com expectativa a confirmação do nosso acordo sobre o Plano de Ação em matéria de competitividade e investimento, cuja ideia lancei por ocasião da nossa anterior Cimeira".

A UE será representada pelo Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. Espera-se também a participação do Comissário responsável pelo Comércio, Karel De Gucht. O Brasil será representado pela Presidente Dilma Rousseff, que se fará acompanhar pelo Ministro das Relações Exteriores, António Patriota, e outros Ministros.

Para mais informação consultar:

FICHA INFORMATIVA - Cimeira UE-Brasil

CONTEXTO Cimeira - UE–Brasil

EUROSTAT news release on Brazil

Contactos :

Pia Ahrenkilde Hansen (+32 2 295 30 70)

Leonor Ribeiro Da Silva (+32 2 298 81 55)

Dirk De Backer (+32 497 59 99 19)

Aamann Preben (+32 476 850 543)

Jüri Laas (+32 2 281 5523)

Maja Kocijancic (+32 2 298 65 70)

John Clancy (+32 229-53773)

Maria Lyra Traversa (+32 2 295 63 68)

Para o público: contacte o serviço Europe Direct por telefone (00 800 6 7 8 9 10 11) ou por correio eletrónico


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website