Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 20 de fevereiro de 2014

Comissão apresenta nova estratégia europeia para promover o turismo costeiro e marítimo

A Comissão Europeia apresentou hoje uma nova estratégia destinada a apoiar o turismo costeiro e marítimo na Europa. Reconhecendo o potencial do setor para promover o crescimento sustentável e a criação de empregos, a estratégia prevê 14 ações da UE para ajudar as regiões costeiras e as empresas a responderem aos desafios que enfrentam e a reforçarem a posição do setor enquanto motor fundamental da economia azul na Europa. Estas ações concretas são acompanhadas de um elenco de medidas que os Estados-Membros, as regiões e as partes interessadas deste setor podem levar a cabo para complementar as ações da UE.

As ações propostas incluem a promoção de uma cooperação e de um diálogo mais estreitos em toda a Europa entre todas as partes interessadas do setor do turismo costeiro, a facilitação das parcerias entre os setores público e privado, a promoção das competências e da inovação, a promoção do ecoturismo e a criação de um guia das possibilidades de financiamento, para ajudar a mobilizar o investimento. Os Estados‑Membros, as autoridades regionais e as empresas do setor terão um papel central na conceção e na execução das ações.

Maria Damanaki, Comissária responsável pelos assuntos marítimos e as pescas, declarou: "O turismo costeiro e marítimo foi considerado, na nossa estratégia para o «crescimento azul», um dos principais motores de crescimento e criação de empregos, em especial nas nossas zonas costeiras, onde o desemprego é muitas vezes elevado. Sendo a mais importante atividade económica marítima e a base económica de muitas das nossas regiões costeiras, cabe-nos a responsabilidade de auxiliar o setor a desenvolver-se e a prosperar."

O Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissário Europeu para a indústria, o empreendedorismo e o turismo, Antonio Tajani, declarou: "Considero o turismo uma alavanca económica fundamental para o crescimento da Europa, em torno da qual podem ser construídas políticas específicas, coerentes e integradas. Uma estratégia orientada para o turismo costeiro e marítimo põe em evidência o potencial deste importante setor do turismo e o papel que pode desempenhar na luta contra o desemprego, especialmente entre os jovens".

Apesar do seu potencial incontestável, o setor enfrenta vários desafios a que a estratégia procura dar resposta, nomeadamente a falta de dados e, por conseguinte, o desconhecimento de muitos aspetos do setor, a volatilidade da procura, a elevada sazonalidade, a falta de competências adequadas e de inovação, assim como as dificuldades de acesso ao financiamento. As ações previstas na estratégia hoje divulgada têm como preocupação central ajudar o setor a ultrapassar estes obstáculos e criar um ambiente convidativo ao investimento. Ao mesmo tempo, a estratégia tornará as atividades do setor sustentáveis, preservará o património natural e cultural, permitirá colher benefícios ambientais e económicos significativos e ajudará o setor a tornar-se mais competitivo a nível mundial.

Contextualização

O turismo costeiro e marítimo inclui o turismo de praia e náutico, de cruzeiros e a navegação de recreio e é um motor essencial da economia de muitas regiões costeiras e insulares da Europa.

Emprega quase 3,2 milhões de pessoas e gera um total de 183 mil milhões de EUR de valor acrescentado bruto para a economia da UE, o que representa mais de um terço do produto bruto da economia marítima. O turismo é uma atividade em crescimento: em 2013, o número de dormidas em hotéis ou estabelecimentos similares atingiu um pico de 2,6 mil milhões na UE-28, o que representa um aumento de 1,6 % em relação a 20121.

A exploração do potencial dos mares e costas contribuirá para a riqueza e bem-estar das regiões costeiras e para a economia da UE em geral e garante ao mesmo tempo o desenvolvimento sustentável e a longo prazo de todas as atividades relacionadas com o turismo.

A estratégia hoje aprovada será debatida em 10 de março, em Atenas, numa conferência organizada em conjunto com a Presidência grega, que reunirá as autoridades, as empresas e outras partes interessadas. A implementação das ações concretas terá lugar nos próximos meses.

Para mais informações, consultar:

Página dedicada ao turismo costeiro no sítio Web da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos: http://ec.europa.eu/maritimeaffairs/policy/coastal_tourism/index_en.htm

Página dedicada ao turismo no sítio Web da Direção-Geral das Empresas e Indústria: http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/tourism/index_en.htm

MEMO/14/120

Contactos:

Carlo Corazza (+32 2 295 17 52) Sara Tironi (+32 2 299 04 03)

Oliver Drewes (+32 2 299 24 21) Lone Mikkelsen (+32 2 296 05 67)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website